10 Motivos para publicar seu blog através do Tumblr


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

O Tumblr é uma plataforma de blogging diferenciada que tem como principal característica a grande acessibilidade e facilidade na criação de posts, além de diversos recursos, como seguir outros blogs e “reblogar” suas publicações.

O serviço, fundado em 2007, vêm crescendo de forma rápida e orgânica, tendo um crescimento de 1500% em 2010 e cerca de 15 mil novos usuários por dia. É claro que estes números ainda estão longe de alcançar os registrados por redes sociais como o Twitter ou Facebook, porém demonstra o potencial de crescimento que a ferramenta possui.

Confira também: Participe você também!

A plataforma está se popularizando rapidamente em todo o mundo, e alguns dos motivos desse crescimento são os seguintes:

  1. Plataforma amigável e intuitiva: O Tumblr possui uma plataforma de navegação simples e de fácil utilização, até para aqueles usuários que ainda não estão familiarizados com os serviços de blogging, apesar de até o presente momento estar disponível apenas nos idiomas inglês, alemão, francês, italiano, japonês e turco.
  2. Fácil configuração: Através do link Customize, localizado na barra lateral de seu Dashboard, é possível configurar toda a visualização de seu blog de forma simples e intuitiva com centenas de opções de temas, além de possuir também opções mais avançadas, como edição de HTML e CSS customizado.
  3. Facilidade e rapidez na publicação: Existem 11 tipos de publicação pré-definidos que auxiliam o usuário, são eles: Text (texto), Photo (foto), Quote (citação), Link, Chat (conversa), Audio e Vídeo. Além de existir também no gênero de publicação Text a opção de edição em HTML.
  4. Siga e seja seguido: Assim como no Twitter, no Tumblr você tem a opção de seguir outros blogs e receber suas atualizações em seu Dashboard 
  5. Reblogue” e seja “reblogado”: Semelhante a opção de retweetdo Twitter, o Tumblr possui a opção de “reblogar” conteúdo relevante publicado por outros blogs seguidos postando as informações em sua própria página, sempre citando a fonte original. 
  6. Participe de “comunidades”: Embora não seja oficial, o Tumblr possui diversos grupos de interesses em comum, que seguem e são seguidos entre si, gerando sempre conteúdo de interesse para todos os envolvidos. 
  7. Fácil pesquisa de conteúdo: Através de um campo de pesquisa localizado no parte superior de seu Dashboard é possível localizar conteúdos específicos, tanto entre os blogs seguidos quanto em toda a rede, além da seção Explore, onde você pode navegar por todo o conteúdo da plataforma de forma rápida e intuitiva. 
  8. Navegue pelo Tumblr através do seu celular: Grande parte dos temas disponibilizados pela plataforma possuem versão mobile, suportada por grande parte dos dispositivos móveis, além de aplicativos para publicação via iPhone, Blackberry e Android. 
  9. Faça backup de seu blog: O Tumblr possui a opção de realizar o download de uma cópia completa de seu blog para backup (opção disponível apenas para Mac OS X até o presente momento). 
  10. Compartilhe nas redes sociais: Existe a opção de associar seu blog do Tumblr às suas contas nas redes sociais Facebook e Twitter, permitindo postar o link de suas postagens automaticamente, sempre que uma nova publicação for realizada.

Esses são apenas alguns dos motivos para utilização dessa serviço de blogging com cara de rede social, que vem se mostrando uma excelente opção para todos, desde usuários já familiarizados com linguagens de programação até aqueles que desejam criar sua página pessoal, porém não possuem conhecimento suficiente para desenvolver.

PUBLICADO POR

Enrico Pieratti

Estudante de Publicidade e Propaganda no UniCEUB, em Brasíla-DF. Por ter acompanhado a socialização da internet de perto, se tornou um grande entusiasta das redes sociais, procurando sempre as melhores formas de aliar a comunicação à constante evolução social da web.

Leia mais sobre
, , , ,
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail