10 dicas para melhorar o desempenho da sua página no Facebook

O uso das redes sociais nas campanhas de Marketing Digital de uma empresa vem aumentando muito. Elas têm visto o poder das redes sociais para seus negócios, e entre elas uma das preferidas é o Facebook, que será o foco desse artigo.

Tenho tido bons resultados nas ações que tenho feito no Facebook e também tenho visto muitas empresas fazerem e alcançar um retorno bastante favorável. Assim, decidi deixar algumas dicas que poderão melhorar o desempenho da sua empresa nessa rede social. São elas:

 

1 – Cite outras pessoas na sua página

Quando for escrever sobre alguma empresa, sobre alguém ou citar algum perfil na sua fanpage do Facebook coloque o sinal de arroba (@) mais o nome do perfil,  para que essa pessoa seja notificada sobre o post que você a citou. Esse fator funciona como a menção do Twitter, fazendo isso será criado um link para o perfil citado e você poderá partilhar informações com outras pessoas, dar créditos a artigos alheios, fazer indicações, enfim, tudo que você julgar necessário que um outro perfil saiba que está sendo mencionado.

 

Exemplo: Note que ao colocar o @ aparecem as possibilidades para você fazer a menção, basta escolher e clicar em cima do nome.

2 – Mude o perfil da sua empresa para uma página

Caso você seja um dos muitos que teve como primeiro passo criar um perfil no Facebook  para sua empresa ao invés de uma fanpage, você poderá mudar o perfil criado para uma página no Facebook por esse link aqui, onde será aproveitado apenas a sua foto e seus amigos e definir o seu tipo de negócio.

Se você estiver com medo de perder seus dados no processo de mudança poderáfazer um backup para garantir. Para isso, basta entrar em configurações da conta > Download de suas informações,  informar sua senha e solicitar um link para baixar arquivo de backup que será enviado para seu email.

 

3 – Use o chat como canal de relacionamento

Muito cuidado com essa dica, pois o objetivo central do Facebook não é você vender. Dependendo do tipo e tamanho do seu negócio terão pessoas que irão querer tirar dúvidas sobre seus produtos pelo chat, como você foi procurado pelo seu possível cliente, aproveite a oportunidade.

Tenho usado dessa ferramenta e com bons retornos, mas, deve-se tomar muito cuidado, pois dependendo do seu negócio muitas pessoas irão aproveitar a sua presença no Facebook para tirar outros tipos de dúvidas que são tratadas por outro setor,como, por exemplo:

Uma empresa que presta suporte para seu público e dispõem de chat para esse setor, caso essa pessoa esteja na fila para o atendimento ela poderá te procurar pelo Facebook como forma de encurtar seu atendimento. Assim, deve-se ter objetivos claros da utilidade da ferramenta e estar pronto para direcionar a pessoa para o local onde o que ela deseja seja solucionado.

 

4 – Interaja com seus fãs

Assim como em qualquer outra mídia social a interação é o foco das ações, então incentive e participe de discussões de assuntos relacionados ao seu negócio. E o mais importante seja ativo e mantenha sua página sempre atualizada.

 

5- Anuncie no Facebook

Anunciar no Facebook é uma ótima possibilidade de você aumentar a visibilidade da sua empresa. O anúncio permite que você defina o público que quer atingir e, o que é melhor, você pode definir em anunciar apenas para pessoas que ainda não são fãs da sua empresa.

Para o anúncio você poderá fazer uma Landing Page interna específica, direcionar para seu site ou usar como landing Page, por exemplo, um evento que você criou e quer divulgá-lo ou uma promoção no próprio Facebook.

 

6 – Faça monitoramento pelo Facebook Insights

O Facebook insights é um analytics para o Facebook, com ele você poderá monitorar o desempenho da sua página podendo ter métricas sobre os usuários e das interações.

Na parte de usuários você poderá ver quantos estão ativos, quantas pessoas curtiram sua página, os dados demográficos (Gênero, Idade, país, cidades e idioma) dos seus fãs, visualizações das páginas separadas pelas abas e quais sites que enviam tráfego para sua página.

O Facebook insights é um analytics para o Facebook, com ele você poderá monitorar o desempenho da sua página podendo ter métricas sobre os usuários e das interações.

Na parte de usuários você poderá ver quantos estão ativos, quantas pessoas curtiram sua página, os dados demográficos (Gênero, Idade, país, cidades e idioma) dos seus fãs, visualizações das páginas separadas pelas abas e quais sites que enviam tráfego para sua página.

 

 

E nas interações você poderá ver como seus fãs estão interagindo com sua empresa. Nessa parte da ferramenta são mostradas as suas publicações e a repercurssão que cada uma gerou, como quantas pessoas que curtiram, quantos comentários cada uma teve e o número de impressão de cada mensagem. Com essa análise você poderá ver o que seu público prefere, o que faz com que gere uma maior discussão e interação e a partir daí direcionar suas ações para um caminho que dê maior retorno.

 

7 – Crie eventos sobre seu negócio

Essa é uma ferramenta que tem um forte poder, mas, cuidado para não se empolgar e sair criando evento a todo momento, pois poderá ter efeito contrário ao que você espera.

 

Mas quando criar um evento?

 

Isso irá variar de negócio para negócio, mas você poderá usá-lo em várias circunstâncias, como, por exemplo, quando sua empresa for lançar um novo produto, convide seus fãs a participarem do lançamento, ou, mais, quando sua empresa for promover um curso (online ou offline), uma web conferência ou algum outro tipo de evento.

 

8 – Crie promoções exclusivas para seus fãs

Crie promoções exclusivas para os seus fãs. Poderão ser feitos cupons de descontos para a compra dos produtos da sua empresa, sorteios pelo Facebook oferecendo como brinde os produtos que você comercializa.

Tente ao máximo oferecer diferenciais para seus fãs.

 

9 –  Mantenha seu público informado

Mantenha seu público informado sobre o setor de mercado onde é de interesse dele e que tenha ligação com sua empresa. Envie notícias, artigos, oportunidades de emprego, datas de eventos para aquele nicho de mercado etc.

Se você não é gerador de conteúdo não tem problema, faça buscas dessas informações pela internet e ofereça conteúdo de qualidade para seu público, se você escolher boas informações de outros sites estará eliminando o trabalho do seu fã ter que buscar aquele conteúdo.

 

10 – Crie uma boa landing page

Landing page são de suma importância para uma empresa alcançar o objetivo proposto. Assim, crie uma página de destino bem definida, para que quando uma pessoa entrar em sua página tenha o interesse de conhecer mais sobre seu negócio e possa se tornar fã do seu negócio.

 

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

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