Youtube adota comentários do Google+ a sua plataforma.

Desde o surgimento dos blogs tem se discutido a real necessidade de haver caixas de comentário. Algumas vezes grandes discussões são travadas nos comentários, mas na maioria das vezes ela fica abandonada ou cheia de trolls/spam. No Youtube, parece que a terceira opção sempre se aplica.

youtube-google-mais-plus-comentarios-comments

Confira também: Participe você também!

No Youtube, qualquer vídeo (praticamente qualquer um mesmo) tinha vários comentários. Quando muito famoso, no caso de vídeos virais, polêmicos ou de celebridades, eles rapidamente viravam um campo de batalha entre pessoas que se xingavam e provavelmente nem lembravam mais porque. Esse sempre foi um dos pontos fracos do Youtube, pois era difícil utilizar o sistema de comentários para algo útil. Provavelmente pensando nisso, o Google integrou o sistema de comentários do Google+ (que já estava disponível no Blogger e WordPress) ao Youtube, ajudando a dar uma identidade real aos comentaristas (o que deve diminuir a quantidade de spam e ofensas gratuitas) e ao mesmo tempo dar uma força muito grande para o Google+, que se torna cada vez maior graças a sua poderosa integração com outros serviços do Google.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=bVGp8Z8Yb28 /]

Essa semana mesmo foi publicado no Brainstorm9 um post sobre o espaço de comentários dentro dos blogs, defendido por alguns como algo muito ruim e apenas atrapalhando o autor do texto, enquanto outros acreditam que a melhor parte dos posts está nos comentários. Pela minha experiência, digo que há casos e casos. No Midiatismo, por exemplo, há poucos comentários por postagens e nunca tive problemas sérios com spam ou trolls. Por outro lado, há blogs como o Papo de Homem, onde os comentários geralmente são tão bons quanto o próprio texto, pois trazem diferentes opiniões e complementam a leitura. E claro, há casos como dos grandes portais de notícias (G1, R7, etc), onde os comentários publicados em geral fazem você perder fé na humanidade, diria que são piores do que os do Youtube.

E você, quer comentar para dizer o que pensa do espaço de comentários?

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831