Você já se arrependeu do que escreveu nas Redes Sociais?

Na ultima Sexta-feira (17), uma reportagem publicada na Folha, mostrou uma pesquisa realizada nos EUA que apontou para um número significativo: Diversas pessoas se arrependem do que escrevem nas redes sociais. Percebemos pela pesquisa que a insegurança apontada pelos usuários é fator preponderante para que esse alto grau de arrependimento ocorra, mas não o mais importante.

Talvez por ímpeto ou por completa inexperiência ou por descuido, as razões são inúmeras que levam as pessoas a se arrependerem do que escrevem nas midias sociais. Sites como o Twitter e o Facebook são casos recorrentes em que moções e pedidos de desculpas são diversas vezes exibidos nas timelines de seus seguidores ou, quantos foram os usuários que abriram convite de festas no Facebook e receberam mais de 5 mil visitantes?

Um ponto é fundamental não só nessa pesquisa mas em nossos caminhos pelas midias sociais: O ambiente digital exclui barreiras e ao mesmo tempo que propaga a mensagem de democratização da informação também caminha lado a lado com a invasão de privacidade. Problemas tão alarmantes que são facilmente deixados de lado pela velocidade com que a informação corre em redes conectadas.

Gilvana Castro (18) uma estudante do ensino médio afirmou para mim que o maior arrependimento que teve foi sem dúvida quando proferiu algumas palavras “vexatórias” contra o ex-namorado: “Na raiva a gente sempre fala o que não deve”, argumentou. E, devo concordar com ela. Na hora em que os hormônios explodem, não temos outra escolha senão expormos nossas dores aos nossos amigos e seguidores.

E quanto à você? Já se arrependeu do que escreveu nas redes sociais?

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail