Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Você já percebeu que as redes sociais são meta linguísticas?

Tweets sobre Twitter recebem mais retweets, posts no Facebook sobre Facebook são mais curtidos e da mesma forma as postagens sobre Google+ recebem mais “+1” e qualquer post com título sobre LinkedIn é mais compartilhado na rede social em relação aos outros. Então podemos dizer que o assunto que mais faz sucesso dentro das redes sociais são elas mesmo? Será que isso caracteriza uma metalinguagem?
Segundo o Wikipédia, Metalinguagem é:

De modo mais amplo, uma metalinguagem pode referir-se a qualquer terminologia ou linguagem usada para descrever uma linguagem em si mesma — uma descrição gramatical, por exemplo, ou um discussão sobre o uso de uma linguagem.

O que me levou a analisar esta possibilidade, que é apenas uma observação pessoal, foi quando no começo do Google+ (principalmente quando não estava aberto publicamente), o principal assunto falado dentro dele era –adivinha– o Google+. Este é um exemplo prático do uso da ferramenta para falar dela mesmo. É como escrever um livro sobre escrever livros ou fazer uma música sobre a composição de músicas.

Tirinha via Explosm.net

Isto não é certo, errado, bom ou ruim, é uma característica (que pode ser aproveitada)

Uma observação prática minha em relação ao assunto é aqui do blog Midiatismo mesmo. Posts falando sobre Facebook tem em geral, número de curtidas acima da média. Da mesma forma posts que envolvam o Twitter também seguem a mesma tendência.
Pude perceber que os posts que falavam sobre Twitter no título, tinham mais de 300% a mais de compartilhamentos através do Twitter, enquanto, quando o texto continha Facebook no título, esta diferença caia para 0%, ou seja, número de tweets e curtidas era praticamente igual.
Você pode facilmente fazer testes em relação a isto, claro que não é uma ciência comprovada, mas você pode usar em sua empresa para atrair atenção das pessoas na rede social que estiver em foco para você.

Lembrando que estas são observações minhas e não necessariamente são comprovadas cientificamente ou partem de algum estudo mais completo.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis