Sou fã do Quora. Não precisa perguntar, já vou responder porque.

Lá em 2011 o Rafael Gomes fez um post aqui no blog sobre o Quora e ele já falava “Guarde bem esse nome“.

Alguns anos já se passaram e talvez a rede social de Perguntas & Respostas não tenha crescido tanto quanto alguns previram, mas mesmo assim ela continua sendo um dos meus sites preferidos da internet e sempre que posso, recomendo para os meus amigos.

E antes que você comente, o Quora não é apenas mais um Yahoo Respostas e é diferente do Ask.FM ou qualquer outro aplicativo de perguntas e respostas, apesar de ter vários elementos parecidos com outros serviços, como a votação do Reddit.

Diferente do Yahoo Respostas, por exemplo, o Quora.com é uma rede focada nas melhores respostas, enquanto o Y! Resposta quer a “principal” resposta. Inicialmente parecem fazer a mesma coisa, mas após usar ambos, fica clara a diferença.

tela-inicial-personalizada-quora-com

É difícil avaliar qual é a grande vantagem do Quora em relação a outras redes sociais, mas acredito que alguns dos principais fatores de seu “sucesso”, e o também porque de ser um de meus serviços preferidos, seja o acesso a especialistas de diversas áreas e, principalmente, a forma como as respostas são selecionadas. Você pode perguntar qualquer coisa, mas a melhor resposta será definida pela comunidade, não por você.

Você faz uma pergunta dentro de qualquer tópico e pode esperar que pessoas que também tem interesse naquele assunto respondam para você. O interessante acaba sendo que muitas vezes pessoas que trabalham diretamente com o que você está perguntando respondem. Diversas perguntas sobre como é trabalhar no Google ou Facebook são respondidas por pessoas que trabalham ou já trabalharam lá.

Cada pergunta pode ter infinitas respostas, mas são os usuários que votam em quais respostas acharam melhor, assim, o espaço de respostas fica organizado pelas respostas com mais votos.

Outro ponto fundamental é o nicho. Você escolhe os temas que gosta e tem interesse em seguir. O Quora irá lhe mandar um email semanal com as melhores perguntas sobre os temas que você gosta, assim você consegue se aprofundar em perguntas que nunca imaginou sobre temas que você sempre gostou.

Quer aprender mais sobre marketing no Facebook? Veja as principais perguntas sobre o assunto acessando este link.

quora-facebook-marketing-perguntas

Por que apenas em inglês?

Um dos “problemas” com o Quora é que ele é apenas em inglês. Por que? A resposta você encontra dentro do Quora.

O serviço é baseado em conteúdo e ter um pouco de controle sobre o que é publicado lá dentro é fundamental, por isso que a publicação em qualquer outro idioma nunca foi possível. É claro que eles tinham/tem planos de liberar outros idiomas, mas isso depende de ter muito mais funcionários e estar pronta para essa “internacionalização”.

Infelizmente, sem inglês não tem como aproveitar este site. Pelo menos não por enquanto.

Se interessou? Crie sua conta e me encontre lá!

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail