Sorteios no Facebook e suas vantagens

O Facebook tem mostrado cada vez mais a sua força e a cada dia que passa tenho visto as empresas o utilizando com mais intensidade como ferramenta para o Marketing Digital do seu negócio.

Há um tempo falamos sobre algumas formas de sorteio no Twitter, mas esse tipo de promoção tem ficado cada vez mais “batida” e as pessoas estão retuitando as informações para participar dos Sorteios e promoções, mas não vêem sequer o link que estão repassando.

Realizar um sorteio no Facebook tem suas vantagens, mas para realizar uma promoção nessa rede social você deverá verificar as regras. Uma delas é que para realizar qualquer tipo de promoção no Facebook você não poderá usar suas funções para a pessoa participar, como por exemplo, usar o botão curtir como sendo fator da participação de alguém em um sorteio.

Para se criar uma promoção sua empresa poderá desenvolver um aplicativo especifico ou usar o de terceiros. Uma ferramenta que tenho usado é o Sorteie.me, que tem me atendido bem até o momento.

Pois bem, as vantagens de se fazer um sorteio no Facebook são:

  • Você poderá aumentar o numero de fãs da sua fan page, realizando um sorteio somente para os fãs que quiserem participar;
  • Sua promoção pode se viralizar pelo Facebook e sua marca ganhar uma maior visibilidade;

Obs: Quando uma pessoa participa da sua promoção com o aplicativo sorteie.me a informação não é compartilhada para os amigos do perfil dela, pois esse ato é considerado SPAM pelo Facebook, então se for fazer um aplicativo se atente para isso;

  • O Facebook facilita a interação com seu público;
  • Você poderá falar sobre o produto que irá sortear, sobre a promoção e também colocar o regulamento do sorteio no próprio aplicativo sem necessidade de sair do Facebook, ou seja, tudo começa e termina na plataforma da rede social;
  • O Facebook permite a criação de um evento convidando todos seus fãs para o sorteio o que fará com que a promoção seja difundida com mais facilidade. Com um evento criado para um sorteio tive a experiência em aumentar o numero de fãs de uma fan page de maneira considerável e o que é mais importante tivemos bastante gente interagindo com a nossa marca.

A interação é muito importante em ações nas mídias sociais e no Facebook se torna ainda mais importante, pois as atualizações da sua fan page só aparecerão na timeline das pessoas que interagem com sua marca. Assim, é interessante sempre trazer novidades para seus fãs, para eles compartilharem com seus amigos ou curtirem sua página, o sorteio é apenas uma delas.

Mas, cuidado ao escolher o brinde a ser sorteado, pois se ele não tiver nada a ver com seu público você irá ganhar fãs que não têm interesse no que é oferecido na sua fan page (vagas de emprego, artigos, vídeos, novidades da sua empresa…). O interessante é oferecer produtos da sua empresa ou de empresas que têm o mesmo público que o seu e complementam seu negócio.

– As pessoas poderão curtir a sua promoção (não me refiro a fan page), informação que aparecerá no perfil de quem a curtiu, o que ajuda na divulgação da sua marca.

Essas são algumas vantagens que vi ao realizar sorteio no Facebook, mas com certeza existem outras que não foram citadas acima. Se você tiver experiências com sorteio nessa rede social (negativas ou positivas) deixe nos comentários.

PUBLICADO POR

Ricardo Euclydes Nazar

Fundador do Blog Cia do Marketing. Formado em Adminsitração pela Universidade Federal de Viçosa e em Ciências contábeis já atuou prestando consultorias para empresas no Estado do Amazonas e ministrando cursos em diversas áreas, há alguns anos atua como Gerente de Marketing e Vendas em uma empresa de TI do parque tecnológico de Viçosa-MG.

Leia mais sobre
Novidades e atualizações, direto em seu e-mail