Share 2015, evento de imersão em marketing digital

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No dias 20 e 21 de março aconteceu mais uma edição do evento Share Social Media em Porto Alegre com o apoio da Op Social. Conversei com César Krunitzky, profissional da área que atua em Lajeado e que participou do Share, sobre as palestras que ele mais curtiu, acompanhe:

O Share era um evento até então desconhecido por mim. Fiquei extremamente surpreendido pelo nível dos palestrantes e da organização do evento. Nesta segunda edição, foram dois dias de imersão ao Marketing Digital na prática, através da galera nova que vem revolucionando o mercado digital no Brasil. Mais do que falar o que fazem, eles mostraram como fazem.

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Tudo começou com a palestra do Cristiano Santos, Mídias Sociais da Editora Globo. Ele focou na importância do Linkedin e mostrou através de números, como a rede vem crescendo no Brasil, passando o Twitter e tornando-se a segunda maior rede social do país.

Na manhã da sexta, outra palestra que chamou a atenção foi a do Estevão Soares, da Estrategi.ca. Ele falou da inteligência de negócios, mais especificamente a necessidade de saber analisar relatórios de Marketing Digital para o cliente. Segundo ele, na rede temos um excesso de informações, mas saber reconhecer as métricas que realmente importam para a marca é o grande desafio para compor um relatório inteligente. Nesta mesma linha de pensamento, Ricardo Cappra, em sua palestra, complementou os entendimentos de Soares e concluiu que mais importante que relatório é acompanhar em tempo real as informações dos usuários com a marca. Para isso, ele vem implementando em alguns grandes clientes o Social Media Command Center, um painel com várias telas interligadas que mostram em tempo real as métricas mais relevantes para cada marca.

No segundo dia, Gustavo Bacchin, da agência Cadastra, falou da importância do Mobile. De acordo com ele, ainda não se tem o entendimento prático que o Mobile é a principal forma de acesso à internet. Para se ter uma ideia, 40% do tráfego do YouTube vem de celular. Para Gustavo, o entendimento Mobile First vai muito além de criar sites responsivos, é necessário que ele seja pensado para o contexto mobile, ou seja, de praticidade e usabilidade.

No final da manhã de sábado, Gabi Terra, da FutureBrand, falou em como fazer um bom planejamento de mídias sociais. Antes de tudo, segundo Gabi, é necessário compreender o que move a marca. Sabendo de sua essência, é preciso avaliar as crenças e os seus atributos. Com essas definições, já é possível identificar qual o seu propósito de marca e qual o tom de diálogo e interação que ela irá manter nas redes. Lívia Lazoni, da agência New Vegas, complementou em sua palestra muito do que Gabi disse. Para Lívia, as marcas precisam contar histórias, já que em redes sociais as pessoas não estão abertas para conteúdos publicitários. As histórias devem ser contadas de forma contextualizada e que entretém. Para Lívia, o que importa não é o canal, mas a história que será adaptada aquele canal.”

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Para Rafael Martins, um dos organizadores, o evento cumpriu sua meta, afinal, foram reunidas, segundo ele, “pessoas que realmente compartilharam coisas legais, inspiradoras e com dicas práticas para todo mundo que participou.

Abaixo, a programação completa do que rolou por lá:

Sexta-Feira | 20 de Março

Linkedin, eu escolho você!
Cristiano Santos, da Editora Globo, apresenta as funções interessantes do LinkedIn, como trabalhar o conteúdo de marcas e empresas nesse ambiente, através de exemplos e vídeos de uso de company pages e showcase pages, ads para Linkedin e muito mais!

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O papel da tecnologia no marketing de hoje
Walter Jr, da Riot, apresenta as soluções tecnológicas efetivas, explicando como alcançar objetivos de negócio reais através delas. Hoje em dia, muito se fala de RFID, beacons, impressão 3D, entre inúmeras outras coisas — mas o que realmente consegue mexer o ponteiro de vendas? Um balde d’água (fria) mostrando que tecnologia é apenas um meio para o fim, e deve ser pensada desde a concepção do projeto, não após.

Inteligência de Negócios em Mídias Sociais: como, quando e porque
Estêvão Soares, da Estrategi.ca, mostra uma visão prática a respeito de como visualizar e extrair Inteligência de Negócios a partir dos dados de relacionamento das Mídias Sociais. Revela como tomar decisões com maior segurança e como antecipar-se às necessidades de mercado antes que elas fiquem evidentes para todos.

Monitoramento de grandes temas e eventos
Pedro Lenhard, da FGV , apresenta técnicas de monitoramento de redes sociais para grandes temas e eventos e o que aprendeu com o monitoramento das eleições e da copa do mundo. Explica quais as diferenças conceituais das pesquisas de monitoramento simples e as pesquisas de temas complexos e de grandes eventos, passando por análise de melhores ferramentas, complementos e melhores práticas.

Social Media Command Center
Ricardo Cappra apresenta o Social media command Center: Como construir um ambiente para gerenciar a performance da comunicação e entender o comportamento das redes sociais.

Growth Hacking – Fazendo muito mais com menos.
Luiz Guimarães, Movimento, revel o o trabalho de um Growth Hacker. Qual seu posicionamento dentro de agências publicidade e porquê toda empresa preocupada com inovação, criatividade e crescimento devem ter (ou formar) um Growth Hacker em seu time de Marketing.

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Shareables sem ser refém das listas: o sucesso do BuzzFeed com um conteúdo que interessa
Jacqueline Lafloufa, do Brainstorm#9, aborda que muitas publicações têm cedido às listas para conquistar mais pageviews e acelerar o crescimento da audiência. Mas esse não é o único jeito de se tornar compartilhável – é possível criar um material shareable com um conteúdo que realmente interessa, sem precisar apelar para listas, click-baits e más práticas. O segredo é lembrar que “internet é rádio” 🙂

Conversas sociais, interatividade e afeto. A Rede Globo nas redes sociais.
Carlos Alberto, da Rede Globo, conversa sobre a presença da Rede Globo nas redes sociais, cases e construção de relacionamento.

Sábado | 21 de Março

Mobile First – A Era do Mobile Finalmente Chegou?
Gustavo Bacchin, agência Cadastra, revela que mobile mudou a comunicação entre pessoas e agora está mudando como pessoas interagem com marcas e seu produtos. Como essas mudanças estão criando um universo de novas possibilidades na comunicação entre marcas e pessoas?

Design Thinking e UX
Eurípedes Almeida, da RIOT, mostra o que são Design Thinking e User Experience. Qual é o modo de pensar dos profissionais dessas disciplinas, como elas se complementam e como elas podem ajudar nos negócios, na comunicação e até mesmo na educação.

Planejamento de Social Media: por onde começar e o que eu preciso fazer?
Gabi Terra, da FutureBrand, mostra que “Planejamento” é um dos termos mais subjetivos e volúveis dentro do universo do marketing digital. Com base nos princípios de branding e design thinking, desmistifica o que uma entrega de planejamento de conteúdo para Social Media pode cobrir.

Entretenimento é o futuro!
Mário Lemes, Colletivo, diz para esquecer os anúncios que piscam ao redor do seu cursor ou aquele que só serve para dizer o quanto um produto é incrível. Vai chegar o dia que ninguém conseguirá anunciar nada sem oferecer algo divertido em troca.

Pouca grana e muito para fazer
Bruno Höera, da ArtPlan, apresenta cases e dicas de como montar uma boa ação com baixo orçamento.

Senta que lá vem história
Lívia Lanzoni, da New Vegas, apresenta uma metodologia de calendário baseada em contexto de marca e criação de histórias.

Facebook ads, estratégias para conectar sua empresa com as pessoas certas.
Henrique Vicente, do Facebook Brasil, apresenta estratégias de como utilizar as ferramentas de Facebook ads para conectar sua empresa com as pessoas certas e no momento certo.

Verbo Tube: I Cam, You Air, He Shares
Eco Moliterno, da Agência África, revela como criar, gerenciar e divulgar campanhas no YouTube.

PUBLICADO POR

Anna Laura Neumann

Publicitária e Social Media, apaixonada por tudo o que envolve Comunicação, pessoas e relacionamento.

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