Seu produto está no mercado e agora, qual melhor forma de receber Feedback?

Um dos usos mais comuns das redes sociais é se relacionar com seus consumidores e potenciais clientes. O que pode variar bastante é o objetivo do relacionamento com estas pessoas. Enquanto umas empresas procuram vender mais, outras procurar melhorar sua imagem, outras procuram oferecer suporte mais ágil e outras procuram receber feedback.

Para aquelas empresas que procuram receber feedback, existem diversas formas de o fazer, mas são poucas que funcionam e/ou são realmente organizadas. Cada empresa tenta dar seu jeito de melhorar este processo, mas muitas vezes dependendo de ferramentas de terceiros para isto.
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O UserVoice é uma ferramenta que tem exatamente este objetivo, oferecer uma ferramenta simples, funcional e organizada para que as empresas consigam ter um feedback melhor dos seus clientes.

Antes que você pense que estou sendo pago para falar bem do serviço, queria apenas contar o “background” dessa história. Sou um usuário fiel do Mozilla Firefox e quando posso, utilizo a versão Beta para ajudar o desenvolvimento oferecendo feedback. Além do navegador, a Mozilla também desenvolve alguns outros produtos e extensões para estes serviços, uma delas é o Mozilla F1 (se você usa Firefox, aconselho a dar uma olhada). A equipe de desenvolvimento deste complemento utiliza o UserVoice para receber feedback e estar em contato direto com a comunidade que o utiliza. (Link para votação do F1)

Uma pequeno screenshot do UserVoice

Uma pequeno screenshot do UserVoice

 

Agora voltando ao UserVoice. Explicando um pouco melhor, para você entender como ele funciona:
Cada visitante recebe 10 votos que podem ser distribuídos entre as opiniões das pessoas, funcionam como pontos. Há um ranking dos mais votados, ou seja, aqueles que tem mais pontos ganham mais atenção da equipe de desenvolvimento, afinal, é o que as pessoas mais esperam.

Cada pessoa pode utilizar seus pontos para distribuir entre as várias ideias, dando 0, 1, 2 ou 3 pontos para cada. Se você não encontrar ideias que você procurar, é possível deixar as suas próprias ideias e ver se alguém mais vai concordar com você.

A votação é constante e a empresa pode “fechar” uma ideia e colocar uma mensagem, por exemplo: “Isto vai ter no nosso próximo lançamento.”. Quando um administrador “fecha”, todos que participaram daquela votação recebem seus pontos de volta e podem continuar votando.

 

Qual a grande sacada por trás disto?

Logo na primeira vez que tive a oportunidade de utilizar o serviço fiquei muito contente com a facilidade da ferramenta. No caso do complemento Mozilla F1, o serviço funciona super bem. Os usuários dizem o que pode mudar, ser melhor ou o que é ruim e os desenvolvedores vão respondendo e estão sempre antenados em tudo o que os seu público está querendo.

Todas empresas procuram (teoricamente) sempre melhorar o seus produtos e serviços para atrair cada vez mais clientes, certo? Muitas vezes estas empresas são obrigadas a pagar verdadeiras fortunas em pesquisas que envolvem públicos de diversos lugares e nem sempre estes dados são realmente tão confiáveis.

No UserVoice, você recebe um feedback direto e com isto pode acabar nem precisando gastar em grandes pesquisas.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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