SEO vs SEM. Otimização ou Links patrocinados?

Com a evolução dos buscadores e as pesquisas mostrando a importância que estas ferramentas tem na vida dos internautas, se torna cada vez mais importante estar bem posicionado nestes mecanismos. O SEO é tema recorrente entre os profissionais de marketing digital. Considerada estratégia avançada, envolve diversas técnicas que possibilitam que um website se posicione melhor dentro do diretório trazido pelos buscadores, ou seja, faça parte das primeiras posições do Google e cia.

Mas o número elevado de empresas buscando estas posições e a facilidade com que os profissionais desvendam os melhores caminhos para conseguir o primeiro lugar nestas páginas faz com que estes buscadores, como o Google, ofereçam um outro modo de aparecer logo no começo, é o caso dos links patrocinados, outra ferramenta de SEM (Search Engine Marketing, ou marketing para buscadores em tradução livre).

As duas principais estratégias ligadas aos buscadores são o uso de técnicas de SEO e o uso de links patrocinados. Mas nesta busca pelo topo fica a dúvida, em que é melhor investir? O SEO lhe concede a primeira página de forma orgânica, mas depende de várias técnicas que são dominadas por poucos, obrigando a empresa a pagar alguém para o fazer. Do outro lado temos os links patrocinados, famoso no Google, são os primeiros anúncios a aparecem, sempre sinalizados como pagos, garantem que a empresa vai ser vista, mas cobra por ser clicada. E aí, qual a melhor?

A verdade é que o uso de qualquer uma das estratégias é sempre uma questão a ser pensada durante o planejamento das ações de marketing digital. Veja nesta imagem (com tradução a baixo) uma comparação entre as duas estratégias, mostrando as suas vantagens e desvantagens.

SEO Vs SEM. Links patrocinados Vs SEO?

SEM

SEO

Vantagens:
Rápido
URL não importa
Fácil de medir
Sem/Baixo Custo
Passa confiança – Mais tráfego
Pode ter como alvo qualquer palavra
Desvantagens:
Pode se tornar caro
Não passa tanta confiança para quem procura
Retorno de Investimento precisa de conversão
Devagar – 6 a 9 meses
Precisa de um site bem feito
Difícil de mensurar

Fonte da imagem

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail