Redes sociais mesmo sem compartilhar servem muito para analisar.

Todos nós sabemos que existem diversas redes sociais espalhadas por ai, se formos contabilizar apenas as principais já seriam 4 (Facebook, Twitter, Google + e Orkut), poderíamos ainda acrescentar o LinkedIn a esta lista, porém a abordagem nesta rede “profissional” é um pouco diferente.

Mas o que tem a ver a quantidade de redes sociais com analisar de conteúdo?

Acredito que muitos não utilizam todas as redes sociais para publicar e compartilhar conteúdo, pois para isto seria necessário certa dedicação, pela grande quantidade de redes sociais disponíveis atualmente.

Muitos acabam utilizando algumas redes sociais em especifico apenas para publicação, alguns utilizam o Facebook e o Orkut, outros utilizam o Twitter e o LinkedIn, ainda outros utilizam o Facebook, o Twitter e o Google+, entre outas diversas combinações, mas até hoje não encontrei ninguém que utilizasse todas as redes de forma “completa”, porém percebo que a maioria das pessoas acessam as redes sociais com um certo grau de frequência.

O que as pessoas irão fazer nas redes sociais, se não compartilham ou publicam conteúdos?

Eu sou uma destas pessoas, eu acabo acessando todas as redes sociais com certa frequência, porém eu compartilho e publico conteúdos com frequência em apenas duas redes sociais, então o que estou fazendo nas outras redes sociais? Simples, eu estou analisando o conteúdo publicado e compartilhado pelos meus amigos, seguidores, colegas e por ai vai.

Como dito anteriormente, existem pessoas que preferem utilizar as redes sociais X em vez das redes sociais Y, e mesmo que eu não esteja compartilhando conteúdo nestas redes sociais, as outras pessoas estão, e nestas outras redes sociais eu posso encontrar conteúdos relevantes e importantes.

Isto tem se tornado um hábito em algumas pessoas que acompanho na utilização das redes sociais. Este hábito mostra que as pessoas não utilizam as redes sociais apenas para compartilhar e publicar conteúdo, mas também a utilizam para analise, e isto mostram que o número de usuários ativos das redes sociais não está apenas relacionado à publicação, mas também podem ser relacionados a usuários que estão apenas analisando conteúdo.

As redes sociais tem se tornado a cada dia mais um excelente centralizador de conteúdo, através delas você chega a diversos assuntos, muitas vezes podemos entender e nos interessar por conteúdos até então “ignorados” por nós, mas ao ver nossos amigos e colegas compartilhando este assunto, ou em alguns casos chegando aos TT’s do Twitter, faz com que o nosso lado curioso apareça, e isto mostra que as redes sociais deixaram de ser apenas uma ferramenta para comunicação, e tem se tornado a cada dia mais importante para publicação e disseminação de conteúdo.

  • E você utiliza as redes sociais para acompanhar analisar o que está sendo publicado, ou utiliza apenas para publicar e compartilhar e logo sai da mesma?

Abraço e até a próxima.

PUBLICADO POR

Thiago Batista

Estudante de Gestão de Tecnologia da Informação através da Unisul virtual de SC.
Trabalha na WRA Gestão em TI de Maringá.
Amante de Tecnologia e um Eterno Aprendiz.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Eu tbm tenho o hábito de verificar quase todas as redes sociais, algumas com mais frequência que a outra. Mas a combinação ideal é Twitter, Facebook e Linkedin. Creio que essas sejam as essenciais para qualquer pessoa.

    • Eu costumo verificar estas três também, porém utilizo o Google+ para analise de utilização, e frequência de posts, além de acompanhar as melhoras e atualizações.

      Mas acredito que estas 3 redes sociais já abrangem a maior parte de amigos e colegas, pois são as mais utilizadas.