Redes Sociais | A morte do E-mail Marketing


Este é um texto enviado por um leitor, não necessariamente reflete a opinião do blog.
Para ver o seu texto aqui também, acesse colabore.

Você chega no seu local de trabalho, abre seu e-mail e quando vê em meio a mensagens e recados de amigos sua caixa está repleta de e-mail marketing, desde aqueles que prometem aumentar o órgão sexual até mesmo aqueles que trazem as últimas ofertas da Lojão do Joãozinho.
Em boa parte deles o que podemos ver é um show de desastre gráfico e um excesso de informações. Raramente informam de maneira rápida e simples sobre algum serviço/produto. Com isso nos fazem perder tempo e ocupam espaço na nossa caixa de entrada.

Hoje as empresas compram um mailling e disparam pensando que estão praticando web marketing, quando na verdade estão mandando para as pessoas um conglomerado de informações em meio a splashs coloridos, strokes e dropshadows.

Não preciso comentar que as pessoas não perdem tempo para ler algo que não é atrativo e com a velocidade das informação muitas vezes até mesmo o que é atrativo acaba sendo deixado de lado e trocado por algo mais atrativo ainda.

Somado a isso tudo entra o grande vilão do e-mail marketing; as redes sociais. Creio que as redes sociais de marcas/empresas podem e devem cumprir o papel do e-mail marketing. Algumas marcas já fazem isso, porém de maneira errada. Algumas apenas postam o que foi mandando para a caixa de e-mail do cliente em algum site de compartilhamento de imagens ( twitipic, yfrog..)

Mais um erro, não funciona. A linguagem usada nas redes sociais é outra, a abordagem e a mensagem também tem que ser outra. Creio que as redes sociais já estão matando os e-mails mkt, porém muitas empresas ainda insistem em investir no velho modo de fazer marketing direto na web.

Com as redes sociais é mais fácil segmentar e atingir em cheio o target, porém é preciso fazer algo direcionado para esse target e com a linguagem que esse target está usando. É preciso expandir os horizontes, ver o cenário e atuar de acordo com esse cenário. As marcas que souberem fazer isso com certeza colherão bons frutos e ótimos resultado.

PUBLICADO POR

Robison Reis

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail