Quem foram os melhores de 2011? | Resultado

No último dia 21 de Dezembro do ano passado (piadinhas de começo de ano) fizemos mais uma edição do “Os melhores do ano“, com o intuito de refletir um pouco sobre o ano que passou, mas mais do que isso, fazer diversas indicações de perfis para se seguir e blogs para todos acompanharem. Não temos a intenção de criar um “ranking” ou algo semelhante, mas sim uma grande lista de indicações com participação dos leitores.

Bom, então vamos aos resultados:

#FF do Ano: Melhor perfil de profissional da área de comunicação no Twitter.

Esta é sempre a categoria mais concorrida, já que também é a mais divulgada. No ano passado os vencedores foram @pedrocordier, @gustavoloureiro e @brunounix, nesta ordem. Neste ano mudou um pouco as primeiras posições, mas o vencedor foi o mesmo:

  1. @pedrocordier (26%)
  2. @interney (18%)
  3. @marthagabriel (14%)
  4. @andretelles (7%)
  5. @gustavoloureiro (5%)

Alguns dos principais nomes da comunicação digital do Brasil aparecem nas primeiras colocações, mostrando que são conhecidos e indicados por alguma razão. É realmente muito difícil montar esta lista de pessoas e é um processo complicado para fiscalizar. Algumas pessoas reclamaram de possíveis tentativas de manipular os resultados, apesar de termos feito algumas melhorias em relação ao outro ano para evitar maiores problemas.

Como já deixei claro, está votação é mais uma indicação do que uma disputa entre os participantes, até porque sabemos que muitas pessoas ficaram de fora.

O conteúdo essencial: Melhor portal, blog ou site sobre Marketing e/ou Comunicação Digital

Além dos melhores perfis para você acompanhar, você também precisa estar por dentro das novidades e ver as melhores dicas e informações sobre a área, portanto, há também a lista dos blogs/sites/portais da nossa área. No último ano não tínhamos feito esta categoria porque sabíamos que seria complicado de elaborar a lista, mas acho que conseguimos fazer algo bem legal neste ano.

  1. resultadosdigitais.com.br/blog/ (18%)
  2. brainstorm9.com.br (15%)
  3. blogcitario.blog.br (9%)
  4. amomarketing.com.br (8%)
  5. proxxima.com.br (7%)

Estes foram os mais votados, mas a diferença no número de votos na maioria é bem pouca.

Empresa exemplo: Melhor uso das mídias sociais no ano de 2011 por uma empresa no Brasil

  1. Agência Teaser Propaganda (28%)
  2. Ponto Frio (20%)
  3. Guaraná Antartica (14%)
  4. Nissan (11%)
  5. Coca-Cola (10%)

Nesta categoria a diferença no número de votos entre os primeiros lugares foi bem significativa. Alguns nomes como Ponto Frio, Coca-Cola e Guaraná Antartica não são nenhuma surpresa nas primeiras posições, afinal tem grandes investimentos na área digital e com grande frequência são citadas em palestras e eventos. Legal destacar o trabalho do pessoal da Agência Teaser Propaganda, que colocou eles na primeira posição.

O que vai estar mais em pauta no ano de 2012

Assim como no ano passado, resolvemos perguntar o que as pessoas acreditam que vai fazer sucesso no próximo ano. No ano passado o assunto mais apontado, com pouca diferença em relação ao segundo, foi o “Mobile/Tablets” e que realmente cresceu bastante. Neste ano, com uma boa diferença (37%), os visitantes votaram em “Social Commerce e Facebook Commerce” como o tópico que mais vai se falar em 2012.

 

 

Espero que tenham gostado da votação. Alguns podem concordar, outros não, mas o importante é saber que todas as indicações trazidas nesta votação são muito boas e que qualquer pessoa da área deve pelo menos dar uma olhada.

O Tiago Veloso do Visual Loop nos passou esse gráfico da relação das pessoas indicadas em nossa lista de #FF, onde o tamanho do círculo é referente ao número de seguidores que o perfil possuí e as linhas são as ligações entre estes perfis. O que acharam?

(Clique para ampliar)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail