Quem foram os melhores de 2010? | Resultado

Para quem não estava sabendo, nos últimos dias de 2010 foi aberto aqui no blog uma enquete para selecionar os melhores de 2010 em algumas categorias. A votação começou no dia 21 de Dezembro e encerrou no último dia 31 do ano, pouco antes da virada do ano.

As categorias selecionadas para está primeira edição foram: Melhor perfil do Twitter (pessoa); Melhor perfil do Twitter (blog/site/portal); Empresa destaque de 2010 (mundo); Empresa destaque em marketing digital (apenas Brasil); Melhor FanPage (apenas Brasil); O que vai fazer sucesso em 2011?

Confira o resultado de cada categoria:

Melhor FanPage (apenas Brasil)

Nesta categoria selecionamos algumas das principais fanpages no Facebook no Brasil. Resolvi deixar esta categoria apenas para empresas brasileiras, já que o mercado do Facebook é diferente dentro do Brasil e de qualquer outro país, por isto, o mais justo seria incluir apenas páginas de empresas da mesma cultura.

1º – Comunicadores.info (29%)
2º – Peixe Urbano (21%)
3º – Trident Brasil (15%)

Apesar de a página do Comunicadores ser referente a um blog, acredito que também possamos encarar como uma empresa, estamos tratando de uma marca da mesma forma. Em minha opinião, acredito que foi uma disputa justa, onde os três vencedores levaram o prêmio, pois souberam utilizar o Facebook como uma ferramenta de divulgação de conteúdo, mas, a cima de tudo, de relacionamento.

Empresa destaque de 2010 (mundo)

2010 foi um grande ano para diversas empresas no mercado web, oferecer uma categoria para selecionar a que mais se destacou seria uma ação lógica. Separamos alguns dos nomes mais citados em 2010, o público decidiu que os principais foram estes:

1º – Facebook (39%)
2º – Twitter (29%)
3º – Wikileaks (15%)

Logo que criei esta categoria eu já imaginava que o Facebook iria ficar em primeiro lugar, pois além de estar em plena expansão, foi o ano em que teve um filme lançado sobre a rede social e o seu criador, que além de tudo isso, foi eleito à personalidade do ano de 2010 pela Time.

Empresa destaque em marketing digital (apenas Brasil)

Esta categoria tinha um objetivo semelhante a da melhor fanpage, devíamos saber escolher o vencedor dentro do mercado de trabalho em que estamos presentes, o Brasil.

1º – Peixe Urbano (39%)
2º – Tecnisa (18%)
3º – Fiat 6%

Aqui também tivemos uma grande diferença entre o primeiro e segundo colocados, o que mostra que muitos concordaram ao nomear o Peixe Urbano como empresa de maior destaque dentro do marketing digital em 2010. Acredito que muitos já esperavam por resultados semelhantes, afinal, foi neste ano que estas empresas surgiram e fizeram sucesso, sendo o Peixe Urbano um dos principais nomes deste segmento dentro do Brasil.

Melhor perfil do Twitter (pessoa)

A principal categoria, a mais disputada e sendo também a que ganhou mais votos no total. Enquanto montava esta seleta lista pedi ajuda do Eloy, um de nossos colaboradores, pois sabia da difícil tarefa de reunir os melhores nomes do Brasil. A tarefa foi difícil, afinal, sempre tem aqueles nomes que vamos lembrando durante o processo. Acredito que todos os indicados ficaram felizes e aos que ficaram de fora, peço desculpas e espero que possam estar em uma próxima votação.

1º – Pedro Cordier (@pedrocordier) 16%
2º – Gustavo Loureiro (@gustavoloureiro) 13%
3º – Bruno de Souza (@brunounix) 11%
4º – Tarcízio Silva (@tarushijio) 9%
5º – Gabriel Leite (@gabrieleite) 7%

Melhor perfil do Twitter (blog/site/portal)

A segunda categoria com maior número de votos, também com muitos nomes e, assim como na categoria anterior, muitos nomes faltaram.

1º – @Midiaboom 14%
2º – @midias_sociais 12%
3º – @blogcitario 8%
4º – @noscomunicacao 7%
5º – @novasdigitais 7%

Esta também foi uma categoria muito disputada e não é por acaso que o 4º, 5º e 6º lugares tiveram diferença de 1 voto entre cada.

O que vai fazer sucesso em 2011?

O objetivo desta categoria era aproveitar essa reunião de profissionais, estudantes e pessoas ligadas às mídias digitais para perguntar: “O que vai fazer sucesso em 2011?”. O resultado foi este:

1º – Mobile/Tablets 26%
2º – Geolocalização 23%
3º – Compras Coletivas 19%

Como você pode ver, foi difícil chegar a um acordo nesta categoria. A maioria que venceu foi dos que acreditam que os dispositivos móveis vão dominar 2011, enquanto alguns acreditam que este mercado vai ser dominado pelas ferramentas de geolocalização, outros ainda acreditam nas compras coletivas para 2011.

Este foi o resultado da votação “Quem foram os melhores de 2010?”.
É provável que essa votação volte a acontecer em uma próxima oportunidade, espero que os participantes e visitantes tenham gostado. A ajuda, ideias, sugestões e elogios de todos foram muito importantes para a construção de uma votação melhor e mais completa.

Lembrando que nesse começo de 2011 estamos com alguns dias sem postagens, com objetivo de melhorar o blog e tornar ele cada vez melhor para todos os nossos leitores.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail