Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Qual é a melhor forma de administrar uma fan page no Facebook?

O Facebook realmente chegou com força no Brasil e grande parte das principais marcas de nosso país já tem a sua página dentro desta que é a maior rede social do mundo.
Além dos diversos problemas que profissionais da área encontram para administrar fan pages, principalmente aqueles relacionados a migração de perfil para páginas e também os que se referem a perfis bloqueados, estes profissionais também tem algumas outras dúvidas que vamos tentar esclarecer aqui e agora.

Antes de começar o gerenciamento você precisa ter uma fan page e não um perfil. Certifique-se disto.

Um erro muito comum dentro do uso do Facebook como ferramenta de marketing é a utilização de perfil por empresas ao invés de usar a fan page, mais indicada neste caso. Inclusive, temos a ‘campanha’ #cadamacaconoseugalho destinada a este tema. Caso você ainda tenha um perfil, dê uma olhada nesta nossa página.
Por que usar fan pages? Porque elas são melhores (apesar do que muitos dizem). Primeiro porque elas não são proibidas, como os perfis, e portanto você não corre o risco de ser deletado/bloqueado apenas por existir. As fan pages tem ferramenta de análise, não apenas a do próprio Facebook, mas também de várias outras ferramentas de terceiros.
Enfim, se você quer mais motivos para usar uma fan page, acesse a página da nossa campanha.

Agora que você já tem a fan page. Quem vai administrar e ficar responsável por atualizar a página?

Esta questão é levantada sempre que uma empresa decide criar um perfil em qualquer mídia social. Essa é uma questão delicada, que neste caso você tem 3 caminhos:

  1. Terceirizar o serviço;
  2. Contratar alguém para ficar responsável;
  3. Fazer você mesmo;

A terceira opção apresentada aqui quase sempre é a pior, pois a pessoa geralmente não tem prática, conhecimento técnico suficiente e muito menos tempo para realizar tal tarefa. O resultado disso é uma presença falha, que não vai atrair muitos resultados para a empresa.
A segunda opção, de contratar alguém para ficar responsável, é uma questão complicada, mas que pode ser muito boa em alguns casos. Dependendo do tamanho da empresa e a da necessidade, este profissional vai poder fazer a manutenção das mídias sociais (no caso as fan pages), fazer monitoramento das mesmas e talvez algumas tarefas extras, mas tudo isto custa dinheiro e tempo, portanto nem sempre apenas uma pessoa irá conseguir fazer tudo ou mesmo fazer tudo com qualidade.
Contratar outra empresa para ficar responsável é uma das soluções mais interessantes, já que você não gasta o seu tempo – que pode ser utilizado de outras formas – e você consegue um serviço mais completo, que pode incluir o gerenciamento, monitoramento e etc. Por outro lado é preciso ter muito cuidado, porque SIM, existem muitos “charlatões” nesse mercado.

Quem vai ser o usuário “administrador” da fan page e quem vai ter acesso a ele?

Como já falamos em um post sobre perfis de empresas que foram bloqueados, o problema referente a “como administrar uma fan page” assombra muitos profissionais da área. Infelizmente trabalhar com esta parte não é fácil, e o Facebook não ajuda muito.
Para utilizar uma fan page você vai precisar ter um administrador, que deve ser um perfil (normal ou comercial). Já falamos um pouco melhor sobre isso neste post, dê uma olhada.
De forma resumida… Você tem 3 possibilidades para usar como administrador da uma página:

  1. Perfil Comercial, que até onde eu sei você só consegue criar se ainda não tem a fan page ou se faz a conversão de um perfil para a página. (este é o mais recomendado, se possível);
  2. Usar seu perfil. Você pode deixar o seu perfil pessoal e o perfil de outra pessoa (dono, por exemplo) como administradores da página. Desta forma você consegue acessar todos os dados facilmente e, caso aconteça, de você não precisar mais trabalhar para esta fan page, basta remover o administrador e deixar com outra pessoa;
  3. Perfil “falso”. Muitas pessoas não gostam de se envolver diretamente com trabalho neste sentido, então uma solução que fica acessível a todos é criar um perfil falso, mas como é contra as regras do Facebook, recomenda-se, caso vá fazer, tentar se parecer o máximo com uma pessoa de verdade, sem levantar suspeitas. Caso utilize esta forma, cuidado para não logar em muitos computadores diferentes, já que você pode passar o usuário e senha facilmente, pois você pode ter a conta bloqueada/suspensa por suspeita de ter perfil invadido;

Já foi definido quem vai fazer toda esta manutenção. Quais ferramentas eu vou precisar?

O gerenciamento de fan pages pode ser facilitado (e muito) com a utilização de ferramenta externas. Administrar de dentro do Facebook pode ser uma tarefa complicada, já que com aplicações externas você pode aproveitar muito melhor o tempo investido nisto.
Existem diversas ferramentas para gerenciamento de mídias sociais, como TweetDeck, Seesmic e etc. Mas neste caso seria interessante focar em ferramentas que tenham foco em empresas mesmo. Uma indicação minha seria a utilização do Hootsuite, uma das melhores ferramentas para gerenciamento. Gosto dele justamente por oferecer várias ferramentas e ter suporte para mais de uma ferramenta, podendo gerenciar mais fan pages e/ou perfis em outras redes sociais ao mesmo tempo.
Por que estas ferramentas são importantes? Justamente porque elas oferecem diversas funcionalidades que pode lhe ajudar, como visualização em multi-colunas, agendamento de mensagens, monitoramento, etc.

Ferramenta escolhida, agora como eu vou saber se estou tendo resultado?

Um lado importante da utilização de qualquer mídias social e ter a análise e mensuração que possibilitam que você conheça e saiba se o seu investimento está valendo a pena. Neste caso, recomenda-se sempre a contratação de profissionais da área, mas para algumas análises básicas existem diversas ferramentas gratuitas e pagas que podem lhe ajudar.
Uma ferramenta que já indicamos aqui no Midiatismo é o Crowdbooster. Existem outras centenas de milhares de ferramentas para esta área, tudo depende de quais dados são mais importantes para você.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis