O que você precisa saber para fazer promoções, sorteios e concursos dentro do Facebook:

O Facebook é a maior plataforma social online do mundo e uma das mais importantes ferramentas de interação online dentro do Brasil. A plataforma que está atingindo milhões de brasileiros é um ótimo lugar para você interagir com outras pessoas, divulgar seus produtos, serviços e também é o local perfeito para as marcas organizarem promoções, concursos e sorteios.

Mas de fato, o que pode ser feito dentro de uma promoção no Facebook? E o que não pode ser feito?
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Lembrando que estas são apenas as diretrizes oficiais da rede social, você ainda deve estar de acordo com a legislação brasileiras de promoções e concursos culturais, leis que falamos neste post e neste outro aqui.

O que você precisa saber para fazer promoções, sorteios e concursos no Facebook

Vamos analisar um pouco as diretrizes oficias do Facebook de promoções, concursos e sorteios dentro da rede social:

#1 “Promoções no Facebook devem ser administradas por aplicativo no Facebook.com, em uma página canvas ou aplicativo dentro de uma aba”

Ou seja, o Facebook não quer que você faça promoções direto de dentro da sua página para que as empresas não usem dados dos usuários sem permissão. Desta forma a empresa vai precisar pedir permissão para ter acesso aos dados do usuário, evitando assim qualquer problema legal.

#2 “Promoções no Facebook devem cumprir as seguintes normas:

  • Deixar claro que a promoção não é patrocinada, endossada ou associada ao Facebook; 
  • O participante deve estar ciente de que está oferecendo informações para empresa e não para o Facebook;”

Esta parte é apenas para proteger o Facebook judicialmente. Eles não querem que seu nome seja envolvida com qualquer promoção, já que algumas delas podem ser mais construídas ou gerenciadas.

#3 “Você não deve em momento algum utilizar quaisquer funcionalidades do Facebook como forma de ingresso ou participação como mecanismo de promoção. Por exemplo, o ato de curtir uma página ou dar checkin em algum local não pode automaticamente o registrar ou tornar-se participante de uma promoção.”

Essa é se explica sozinha. Zuckerberg não quer que ninguém use o “curtir” como mecanismo de promoção.

#4 “Você não pode condicionar um registro ou participação de uma promoção o ato de utilizar qualquer funcionalidade do Facebook além de curtir uma página dar um checkin em algum local ou registrar a um app. Por exemplo, você não pode condicionar o registro ou participação ao usuário curtir uma postagem no mural, ou com usuários comentando (ou postado foto/link) no mural.”

Esta parte é extremamente parecida com a anterior, mas neste caso o objetivo é deixar claro que respeitar esta parte é fundamental para evitar o spam no perfil dos usuários. Facebook já viu que muitas empresas fazia questão de pedir que, para participar de uma promoção, recomenda-se a página aos seus amigos.

#5 “Você não deve usar nenhuma funcionalidade do Facebook, como o curtir, como mecanismo de votação para alguma promoçao.”

Na lógica o botão ‘curtir’ seria uma ótima ferramenta para controlar o número de votos em cima de alguma promoção, ainda mais porque iria parar no perfil do usuário e poderia funcionar de forma “viral”.

Mas para evitar spam e que o servidor fique sobrecarregado, o Facebook avisa que não é permitida a utilização deste recurso para contagem de votos.

#6 “Você não deve utilizar o Facebook como meio de comunicação para comunicar, através de chat, mensagem ou post em perfil/página, o vencedor da promoção.”

Mais uma cláusula que te faz pensar: “Mas por quê?!”. É simples, o Facebook não quer se responsabilizar por nenhuma falha no sistema caso aconteça de alguém ganhar um prêmio e o sistema de comunicação falhar.

#7 “Você não deve utilizar o nome, marca, copyrights ou nenhuma propriedade intelectual do Facebook em conexão com uma promoção ou mencionar o Facebook nas regras ou materiais relacionados na promoção, exceto quando necessário para cumprir suas obrigações com a seção #2”

Este é bem simples e óbvio. Você não deve (e não pode) usar qualquer propriedade intelectual pertencente a empresa Facebook.

Este texto foi uma tradução e  adaptação do texto “Understanding Facebook Guidelines“, caso você encontre algum erro de tradução ou tiver alguma dúvida, avise que vamos melhorando gradualmente.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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  • Anônimo

    Muito interessante. Contudo, como não há fiscalização por parte do Facebook, nenhuma promoção nunca será barrada por violar as regras. MESMO ASSIM é bom ler isso pra pensar em mecanismos que não sejam tão dependentes da mídia social.

    • Acredito que há sim uma fiscalização do Facebook, mas ela é focada em mercados “maiores”. Não vão se preocupar com pequenas promoções, a não ser que elas sejam denunciadas.

      • Fernando

        Olá amigos, tenho uma fan page de uma web rádio gospel gostaria de divulga – lá e também conquistar mais curtidores, pensei em fazer sorteios de livros ou DVDs, pois sou leigo nessa nova ferramenta Facebook, alguém pode me ajudar em como proceder?

  • Bom saber!

    Ótimo post, obrigado!

  • Antonio

    Muito explicativo, gostei muito.

  • Antonio

    Muito explicativo, gostei muito.

  • Olá, pessoal, bom dia!
    Tenho uma dúvida em relação às promoções no Facebook. Tentei utilizar a ferramenta do sorteie.me, e depois de selecionar a página que desejo inserir a promoção, cliquei no “inserir aba promoções”, e aparece a seguinte mensagem:

    Fatal error: Uncaught OAuthException: (#210) Subject must be a page.
    thrown in /home/mamulti/www/apps/sorteie/lib/facebook/base_facebook.php on line 970Alguém sabe o que significa? Porque eu escolhi uma fanpage para a promoção, não teria pq receber essa mensagem.Obrigada pessoal!

    • Acho que essa é uma questão técnica da ferramenta, deveria tentar entrar em contato com o serviço deles mesmo. Não vi esse problema até agora comigo.

  • Oliveralbert

    Olá Dennis,

    no item 3 você fala somente ao exemplo do botão “curtir”. Mas o que significa exatamente “Você não deve em momento algum utilizar quaisquer funcionalidades
    do Facebook como forma de ingresso ou participação como mecanismo de
    promoção.”

    • Quer dizer que você não poderá utilizar nenhuma das ferramentas do Facebook (curtir, compartilhar, comentar, etc) como forma de ingresso de uma participação. Portanto, você não deve utilizar estas funcionalidades que são as padrões do Facebook como base para construção de alguma promoção.

      • Oliveralbert

        Entendi. E dar a opção de a pessoa se cadastrar num site por meio do Facebook para, posteriormente, votar numa enquete no site em determinada promoção (fora do Facebook). Isso seria usar as ferramentas como forma de ingresso?

        • Não tenho certeza se entendi, mas se você não usar as funções do Facebook não tem problema. Mas se você quer que a pessoa faça login com sua conta do Facebook através do Facebook Connect eu acho que não há problema. Também não lembro de ter visto qualquer restrição a isto.

          • Oliveralbert

            isso mesmo, era isso que tinha perguntado. Obrigado Dennis.

          • De nada, sempre que tiver qualquer dúvida relacionada ao assunto avise 🙂

  • Extremamente útil!

  • Bernardo Buschmann

    Olá Dennis, então pelo que entendi, NÃO posso inserir uma foto na página da minha marca e dizer para quem compartilhar ou curtir a imagem vai ter o direito de participar de um sorteio?

  • Talvez esse outro post ajude um pouco você: http://www.midiatismo.com.br/o-marketing-digital/como-criar-promocoes-em-redes-sociais

    Respondendo pontualmente as questões. O Sorteie.me pode ser usado sim, porque ele gerencie através de uma ferramenta externa. Não é a toa que ele é usado até hoje.

    Nunca conheci ninguém que tenha tido qualquer problema em relação as estas regras. Geralmente há como recorrer, mas como comentei que nunca vi nenhum caso, não tem como ter certeza mesmo.

    • Daniel

      Obrigado Dennis, ajudou muito! Abraços

  • Juliana

    .Olá! Para quem possa interessar, existe um aplicativo que já vem com as informações das regras do Facebook no rodapé e além disso compartilha automaticamente no mural de todos os participantes no momento que eles se inscrevem. Caso queiram dar uma olhada este é o site : Wishpond

    Espero ajudar quem esteja procurando aplicativos para realizar ações no Facebook.

    Abraços

  • tomem cuidado som este sorteie.me está recheado de usuários fakes , e se a empresa decide sortear novamente pelo usuário ganhador ser fake*, mesmo avisando antecipadamente no regulamento, eles atacam a empresa na fan page deles, uma coisa absurda, fizeram em uma empresa que trabalhei, foi angustiante vê-los colocando mensagens na página deles, dizendo para as pessoas denunciarem a empresa, dizendo que a empresa estava enganando as pessoas, estimulando as pessoas em dezenas de posts a atacarem a empresa. Experiência própria, algo absurdo que os responsáveis pelo sorteie.me deveriam prestar mais atenção, pois atacar e difamar pessoas ou empresas na internet é passível de processo judicial, a empresa documentou e registrou tudo , mas ainda não os processou.
    (entenda-se fake pelo fato da conta do usuário ser nova, haver apenas postagens de promoções, possui apenas amigos fakes ou não possuir nenhum amigo e principalmente partir de um ip único vários usuários).

    • Eu entendo que este tipo de acontecimento seja realmente comum de acontecer, muitas pessoas tem diversas contas apenas para participar de promoções. Mas gostaria de entender melhor qual é exatamente a culpa do Sorteie.me. Caso você verificasse que há um ganhador com perfil falso, não deveria apenas fazer o sorteio novamente e não avisar sobre o sorteio anterior?

  • Flavia Pissolatto

    E quanto a registrar a participação através de uma determinada #hashtag na legenda da foto, por exemplo? Não achei nada quanto a isso…

    • Não tenho certeza se entendi muito bem, mas quando a pessoa posta alguma foto no Facebook usando determinada hashtag, ele participa automaticamente de um sorteio? Acredito que o Facebook não impeça isso, teria apenas que registrar o sorteio na Caixa Econômica Federal.

      • Flavia Pissolatto

        De um concurso de fotos, por exemplo.


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