O que posso fazer, já que não posso fazer promoções online? #cirandeblogs

Recentemente falamos sobre a mudanças nas leis referentes a concursos culturais, como você pode ver nesse post. Apesar de já ter diversas regras antes, a novidade deixou muito mais claro o que pode ou não ser feito dentro da internet.

O fato é que isso assustou muita gente, o que diminui drasticamente o número de promoções dentro da rede social. Eu sinceramente não vi nenhuma nos últimos dias. Talvez seja por medo ou talvez elas tenham perdido o efeito mesmo. O fato é que a maioria dos concursos que haviam anteriormente já estavam “fora da lei”, portanto eu posso até dizer que não há necessidade para tanta preocupação quanto as pessoas acham.

promocoes-nas-redes-sociais

Talvez você possa até continuar fazendo sorteios e promoções sem muito medo, afinal, as leis de concursos e promoções têm um foco em grandes empresas e eventos que oferecem prêmios de milhares de dólares. Tenho certeza que a Caixa Econômica Federal não vai realmente se preocupar com o fato de a sua empresa estar sorteando uma caneca personalizada. E se ela estiver? Bom, você paga o dobro do valor da caneca e fica 2 anos sem poder fazer qualquer tipo de promoção.

É claro, isso ainda é “ilegal” e deve ser feito com cuidado. Sendo legal ou não, eu não recomendaria que você escolhesse o caminho dos sorteios e promoções de qualquer forma. Quer saber porque? A grande maioria destas promoções tem o intuito apenas de arrecadar fãs. São algumas pessoas que vão curtir a sua página, mas não vão interagir. São pessoas que logo o “edge rank” fará com que não vejam o seu conteúdo. Resumindo, será uma grande perda de tempo, dinheiro e um risco de fazer algo ilegal.

Mas o que posso fazer então?

Sem os sorteios, muitos gerenciadores de páginas e perfis de marcas estão sem saber o que fazer e vem se perguntando o que podem fazer para aumentar o número de fãs e interações de seus perfis/páginas.

Existem diversas ferramentas e estratégias que podem lhe ajudar com isso. Mas se você gosta de distribuir brindes, recomendo então distribuir amostras grátis em troca de alguns fãs e interações =)

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail