Porque é importante fazer ações de marketing digital integradas


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Muito se fala de ações de marketing digital como SEO, links patrocinados, e-mail marketing, social media, etc. Porém, pouco se fala na integração  estas ações visando um melhor retorno para o cliente.

É evidente que para as pequenas empresas é muito complicado pensar na integração, pois mesmo para fazer ações isoladas não há verba. Porém, mesmo os pequenos empresários precisam pensar em uma forma de ampliar um pouco seu olhar e ver o marketing digital como um todo e não apenas como ações isoladas.

Separei algumas situações para exemplificar o porquê é importante fazer ações de marketing digital integradas.

SEO e Links Patrocinados Vs. Social Media

Vamos supor que uma empresa (principalmente do segmento B2C) contrate uma agência de otimização de sites e links patrocinados para começar a divulgar seus produtos. Ok isto já é um começo! Porém, muitas pessoas quando fazem buscas no Google, antes de fechar a compra, vão procurar fontes para se assegurar que aquele produto é de qualidade ou aquela empresa é idônea.

Muitas destas pessoas vão até as redes sociais para se certificar. Se uma empresa tem uma participação pífia nas redes sociais, muito provavelmente o visitante que teve origem no Google (onde foram gastos reais para trazê-lo), não fará a compra ou o pedido de orçamento (missão do seu site e da sua empresa).

Social Media Vs. SEO e Links Patrocinados

Vamos inverter as posições agora. Uma empresa está investindo pesado na divulgação de produtos nas redes sociais.

Um visitante vê um produto na rede social e se interessa. Ele vai até seu site, observa o preço, descobre mais informações sobre ele. Porém decide procurar outros fornecedores para comparar preços e custo benefício.

Quando ele vai até o Google fazer as pesquisas, ele encontra apenas seus concorrentes e não você. Inconscientemente as pessoas já criaram uma cultura que: “as empresas que estão na primeira página do Google, são as referências de mercado”. Então, se você não está lá, você não deve ser importante.

Conclusão

Sempre que possível crie estratégias integrando as táticas de marketing digital. Mesmo que você utilize menor verba em cada uma, faça! Seu ROI será muito melhor do que o de ações isoladas.

PUBLICADO POR

Leandro Cosas

formado em desenvolvimento de sistemas e consultor de marketing digital certificado 8Ps. É CEO da Web Córtex Marketing Digital onde participa da criação de projetos de SEO e Links Patrocinados (AdWords). Leandro também é certificado Google AdWords Professional.

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