Por que você deve conhecer o Quora?

Guarde bem esse nome: Quora. Pois você, caro leitor, ainda vai ouvir muito falar sobre essa rede social que é apontada por alguns especialistas, como a mais nova evolução em se tratando em rede social. Num ambiente que se modifica a todo o momento, é natural que diversas redes sociais apareçam e não supram as expectativas por elas prometidas, afinal quando se fala em rede social virtual entramos num universo de um número um pouco superior a 200 sites.

Mas por que então escolhi falar do Quora? Pois bem, em primeiro lugar, devemos voltar ao que entendemos como uma rede social  – Se você acha que o Twitter seja uma rede social (muito embora eu particularmente acredite que o Twitter esteja cada vez mais próximo de um news media do que uma rede social), o Quora também caminha por essa mesma linha, mas aqui as distinções começam.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

Quora Screenshot

O Quora é uma rede social que aposta no Crowdsourcing

Em segundo lugar, o Quora cogita-se ser uma rede social do conhecimento. Aí você deva se perguntar: “Seria semelhante ao Wikipedia?”. A resposta é não. Enquanto que o Wikipedia, tem a função próxima de uma enciclopédia, o Quora funciona na base do “Pergunta que eu respondo”. (Sabe o Formspring, que perguntam sobre a sua vida?) O Quora segue o mesmo princípio em parte. A diferença é que se você busca o conhecimento sobre algum assunto, por exemplo: “Qual o impacto do efeito estufa”. Os integrantes do site lêem seu questionamento, a partir daí eles respondem com isso vai se criando uma rede de atualizações a respeito do tema, com informações de diversas pessoas de todos os lugares

O Quora é um site desenvolvido por ex-funcionários do Facebook, e não por acaso, um de seus freqüentadores mais assíduos é o próprio Mark Zuckerberg que vez ou outra está lá, perguntando e respondendo. Sua aparente “mescla” em sites como o Formspring, o Twitter, e o Facebook, tornam o Quora realmente em um site a se conhecer por conta não só dessas qualidades, mas pela alta capacidade que a rede social tem de ampliar o conhecimento do usuário e de seus sistemas de interação.

Por exemplo, é possível acessar o site através de sua conta do facebook, e adicioná-lo às atualizações do Facebook e vice-versa, além de um espaço que pode levá-lo à funcionar em plataformas mobile. Em matéria de conhecimento, para mim, o Quora é o crowdsourcing revestido de rede social.

Vale a pena à visita!

Links Relacionados:

Quora: Uma rede social do conhecimento

Quora adverte quem não escreve em Inglês

Pergunte ao Quora.

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Marcelin

    so + yahoo respostas ¬¬

    • Acho que o Yahoo Respostas tem respostas para tudo, mas o Quora tem respostas mais interessantes. Depende o que você busca, cada um tem o seu valor 😉

  • js

    Já temos o Reddit, Stackoverflow e até mesmo, como o amigo citou embaixo, o Y! Respostas. Não acho o Quora uma “inovação”…

    • Claro que existem outras ferramentas bem semelhantes, mas ainda acho o Quora muito mais “culto” e ao mesmo tempo é focada em questões mais amplas. Enquanto Reddit é focado em compartilhar conteúdo e comentar, o Stackoverflow é focado apenas em programação. O Quora eu uso bastante e vejo que não tem foco em nenhum assunto, mas sim em discutir assuntos mais complexos e perguntas que normalmente não encontramos apenas pesquisando no Google. Uma das grandes vantagens que eu vejo dele a outros serviços, como o Yahoo Respostas, é que ele é focado em nomes reais e pessoas reais, de forma que você consegue perguntar para pessoas da área.

      • Brazilian Man

        Vc é MAV?

      • Gina Sanchez

        Só que o Yahoo Respostas, embora seja um projeto com foco interessante, não “colou”. As perguntas e respostas são em geral feitas por pessoas ou que são ou bancam adolescentes bobos, sem seriedade ou comprometimento como o Quora. Claro, a culpa é bem mais do usuário que do projeto (os brasileiros em geral não têm essa cultura de fóruns mais elevados como o Quora, pena!). Há exceções, mas em geral não têm, até porque em geral os comentários em fóruns acabam resvalando para a baixaria (por falta de argumento, boa parte recorre a palavrões — vide Youtube e outros fóruns). Sem falar que o falante médio de inglês tem MUITO mais esmero com a língua que o falante médio de português, que escreve muito mal e não se envergonha disso (aí entramos na questão da educação, enfim…). O Yahoo Respostas só teria funcionado se houvesse alguma forma de moderação e nivelamento para fazer perguntas/responder.

  • Agora no Brasil temos o Qanda. Uma versão brasileira do Quora, totalmente em português.
    O que vocês acham disso?
    http://qanda.com.br

    • É bem interessante, ainda mais que o Quora nunca se mostrou muito interessado em ir atrás de outros idiomas.

  • Brazilian Man

    Esse site é totalmente MAV em inglês. Nas perguntas relacionadas ao Brasil, só podia haver respostas que eram aprovadas pelo MAV. Outras eram colapsadas e os usuários tinham suas outras repostas colapsadas, mesmo que referentes a outros assuntos, se numa pergunta sobre o Brasil tivesse dado uma resposta contrariando o MAV. Site lixo.

  • Gina Sanchez

    Parabéns pelo site, além de interessante e visualmente atraente, tem excelente conteúdo.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831