Por que você deve conhecer o Quora?

Guarde bem esse nome: Quora. Pois você, caro leitor, ainda vai ouvir muito falar sobre essa rede social que é apontada por alguns especialistas, como a mais nova evolução em se tratando em rede social. Num ambiente que se modifica a todo o momento, é natural que diversas redes sociais apareçam e não supram as expectativas por elas prometidas, afinal quando se fala em rede social virtual entramos num universo de um número um pouco superior a 200 sites.

Mas por que então escolhi falar do Quora? Pois bem, em primeiro lugar, devemos voltar ao que entendemos como uma rede social  – Se você acha que o Twitter seja uma rede social (muito embora eu particularmente acredite que o Twitter esteja cada vez mais próximo de um news media do que uma rede social), o Quora também caminha por essa mesma linha, mas aqui as distinções começam.

Quora Screenshot

O Quora é uma rede social que aposta no Crowdsourcing

Em segundo lugar, o Quora cogita-se ser uma rede social do conhecimento. Aí você deva se perguntar: “Seria semelhante ao Wikipedia?”. A resposta é não. Enquanto que o Wikipedia, tem a função próxima de uma enciclopédia, o Quora funciona na base do “Pergunta que eu respondo”. (Sabe o Formspring, que perguntam sobre a sua vida?) O Quora segue o mesmo princípio em parte. A diferença é que se você busca o conhecimento sobre algum assunto, por exemplo: “Qual o impacto do efeito estufa”. Os integrantes do site lêem seu questionamento, a partir daí eles respondem com isso vai se criando uma rede de atualizações a respeito do tema, com informações de diversas pessoas de todos os lugares

O Quora é um site desenvolvido por ex-funcionários do Facebook, e não por acaso, um de seus freqüentadores mais assíduos é o próprio Mark Zuckerberg que vez ou outra está lá, perguntando e respondendo. Sua aparente “mescla” em sites como o Formspring, o Twitter, e o Facebook, tornam o Quora realmente em um site a se conhecer por conta não só dessas qualidades, mas pela alta capacidade que a rede social tem de ampliar o conhecimento do usuário e de seus sistemas de interação.

Por exemplo, é possível acessar o site através de sua conta do facebook, e adicioná-lo às atualizações do Facebook e vice-versa, além de um espaço que pode levá-lo à funcionar em plataformas mobile. Em matéria de conhecimento, para mim, o Quora é o crowdsourcing revestido de rede social.

Vale a pena à visita!

Links Relacionados:

Quora: Uma rede social do conhecimento

Quora adverte quem não escreve em Inglês

Pergunte ao Quora.

PUBLICADO POR

Rafael Gomes

Jornalista, Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe e estudante de Direito pela Unit.. é Pesquisador na área de Redes Sociais, Mídia Sonora e Novas Tecnologias, colaborador do site da United Press International University (UPIU) e do Midiatismo, Possui um Blog específico na área de Rádio e Novas Tecnologias.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail