Por que as pessoas estão abandonando o Facebook?

Talvez você ainda tenha uma conta no Facebook, ou talvez não. Se ainda tem, aposto que em algum momento você já pensou em deletar a sua conta, milhões de pessoas já fizeram isso.

Uma pesquisa recente com pessoas que deletaram as suas contas no Facebook mostrou porque as pessoas estão cometendo o facebookcídio. Em resumo, a pesquisa identificou que 70% das milhões de pessoas que deletaram as suas contas eram homens e a média geral de idade é de 31 anos.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

Preocupados com a privacidade – 48,3%

A pesquisa mostrou que o ponto de maior preocupação entre os usuários que deletaram as suas contas é a falta de privacidade que a rede social gera. Este, na verdade, é um tópico muito recorrente dentro da internet e aos poucos algo que parece fortalecer cada vez mais a ideia de anonimato na rede.

Sempre é legal conhecer pessoas através do Facebook e perceber o que elas têm em comum com você, mas ao mesmo tempo, se torna assustador saber que praticamente qualquer pessoa com acesso à internet pode descobrir quase tudo que existe sobre você.

por-que-deixar-excluir-conta-facebook

Desacordo com os Termos de Uso – 13,5%

Sabe aquele clássico botão “Concordo que li os Termos de Uso”? Pois é, provavelmente ninguém lê e acaba descobrindo apenas depois as perversas regras que podem aparecer escrito por lá. Pior ainda quando o dono da brincadeira decide mudar as regras no meio do jogo, dai complica mesmo.

Apesar de não ser tão forte quanto a falta de privacidade, o desagrado com os termos de uso do serviço afasta muita gente da rede social. Talvez na medida em que os serviços se preocupem com dinheiro e processos, os seus termos de uso se tornem menos interessante para os usuários. Isso explicaria porque é tão comum vermos os usuários migrando de um serviço para o outro periodicamente.

Desgosto com a interação online – 12,6%

Todos sabemos que as redes sociais são o céu e o inferno ao mesmo tempo. Elas podem ser usadas para construir ótimos relacionamentos, discutir diversos assuntos e servir como entretenimento para qualquer pessoa, mas ao mesmo tempo, temos diversos aspectos negativos, como o excesso de informação que você recebe de outras pessoas.

Diversos comportamentos dentro da internet fazem as pessoas perderem a vontade de permanecer ali, melhor gastar os tempos de suas vidas com outra coisa, e por isso acabam deixando o Facebook para trás.

Viciado? Eu não! – 6%

Sim, 6% das pessoas que responderam a pesquisa afirmaram que excluíram as suas contas por medo de estarem ou se tornarem viciadas na rede social. Realmente, abrir o seu Facebook a cada 5 minutos para ver se há novas notificações ou para ver se mais algum amigo comentou em uma de suas fotos pode se tornar obsessivo e atrapalhar a sua “vida real”.

Assim como o próprio vício em internet, o vício em Facebook é muito comum e tem sido uma “doença” muito discutida nos últimos anos. O quanto é saudável usar o Facebook e a partir de que ponto é algo doentio?

facebook-addicted-by-sidesstudios

Motivos diversos – 19,6%

Um grande número de pessoas respondeu a pesquisa com a alternativa “Outros Motivos”, o que me deixa curioso. Quais são os outros motivos que há para alguém deletar a sua conta do Facebook?

Além destes pontos, é importante salientar que o Facebook realmente parece estar perdendo um pouco da sua popularidade com os jovens, como admitiu recentemente David Eversman, executivo da rede social.

Você já pensou em excluir a sua conta no Facebook em algum momento? Nos conte a sua experiência!

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Aline

    eu já exclui a minha várias vezes e voltei, por todos os motivos acima e mais alguns diversos… hahahahahaha brincadeira, as vezes dá vontade de sumir do mundo, aí a gente some do facebook, que a sensação é “quase parecida” ….

    • Nunca deletei o meu Facebook, mas imagino que o sentimento de ter perdido vários contatos deve ocorrer mesmo.

      • Luciano Henriques da Costa

        O que mais tenho visto são pessoas que não sabem utilizá-lo corretamente. Por este motivo se cansam e desejam sair do site cada vez mais vezes, entrando apenas para postar algo. Nem todos sabem utilizar a filtragem na hora de postar o seu conteúdo,
        selecionando corretamente para quais tipos de amigos envair sua
        postagem. Se todos fizessem isto, a qualidade do que recebemos em nossos
        feeds seriam bem melhor.

        Muitos entram apenas para ler rapidamente o que rolou em seus feeds ou fazer o que descrevo abaixo:

        Exemplo: Um amigo viu uma postagem tal sobre isto ou aquilo. Dai esta pessoa sem verificar a veracidade da informação, clica como que em um impulso automático em curtir e compartlhar. Outro usuário vê a postagem e faz o mesmo, tornando-se um viral instantâneo.

        E é onde temos na rede um monte de conteúdo que nem sempre é o que desejamos ver ou é útil para algo ou alguém. Se ensinarem a mudar isto ou aquilo em suas contas, eles simplesmente fazem e em seguida publicam, logo outros fazem o mesmo desconfigurando sua conta, deixando de receber algumas atualizações e em muitos casos, apenas compartilhando histórias falsas e os famosos “rumores de que o Facebook mudou alguma coisa”. Então imagine um perfil com muitos amigos, sem exagerar, cito uns 500 amigos e digamos que 20% deles façam isto. Seu feed passará e lhe enviar conteúdos não relevantes, o que fazer então? Exluir os amigos? Ditar a eles como se usa a rede social?

        Outro exemplo:

        Talvez eu não esteja interessado em saber qual esmalte de unha você usou hoje para sair, mas as suas amigas sim. Então, porque não publicar isto apenas para as amigas do trabalho, da faculdade, da escola e omitir de outros como “homens”?
        Ah, e isso da para fazer sim, basta criar listas e personalizá-las.

        Muitos de meus contatos não gostam de Google+, mas cito ele como um bom exemplo de organização e facilidade na hora de postar algo, basta selecionar para qual círculo deseja compartilhar e pronto. No Facebook pode fazer o mesmo, mediante o uso da lista personalizada. É uma pena que as pessoas não prestem atenção aos detalhes e não se preocupam com a maneira que publicam seus conteúdos.

        Desculpe-me pelo longo comentário, mas creio que o real motivo de muitos desistirem desta rede social seja exatamente não saber usá-la corretamente.

        • Gostei do seu comentário Luciano. Acho que você está certo quando diz que um dos principais problemas da falta de qualidade das informações que recebemos no Facebook é a falta de filtragem de quem posta. O problema é que isso levanta uma interação mais complicada. Para quem já tem 1000 amigos, não é fácil separar todos em grupos baseados em interesse, você espera (de uma certa forma), que o Facebook faça isso. Por exemplo, um dos grandes desafios da rede social é identificar o conteúdo que está sendo compartilhado e direcioná-lo para pessoas que terão mais interesse naquilo. O Google+ veio com uma proposta um pouco mais bem trabalhada disto, onde você é obrigado a adicionar a pessoa em algum círculo para poder “ser amigo” dela, mas infelizmente isso não muda o fato porque, no final, as pessoas acabam adicionando todo mundo em círculos genéricos, como “Amigos”, “Conhecidos”, “Trabalho”, etc, quando o ideal seria fazer círculos baseados em proximidade, interesse, e etc. Acredito que o próximo passo das redes sociais é justamente conseguir categorizar esse tipo de conteúdo sozinho.

  • Guest

    Olá leitores!

    Recentemente excluir minha conta do facebook e não pretendo voltar com ela por diversos motivos, um deles era, todas as pessoas que estavam ali realmente eram meus amigos? tudo bem que já tenham trabalhado comigo, ou já estudou comigo, mais realmente eram meus amigos? tinham pessoas que trabalhavam comigo passavam por mim várias vezes no dia, alguns trabalhavam comigo na mesma sala e nem se quer dialogava comigo e por qual motivo ele é verdadeiramente meu amigo? AMIGO é quem se preocupa com você, é quem te liga para saber como você está e se não estiver bem tenta ajudar de alguma forma não é mesmo? Percebi que tudo não se passava de uma ilusão, de um momento eufórico, de entrar e ver as novidades dos que diziam ser amigos.

    Outro motivo é que dizem que a rede social possibilita fazer novas amizades, mais quase sempre essas pessoas não dizem a verdade sobre si, principalmente se tratando de um possível relacionamento, não expõem seus defeitos, sua verdadeira personalidade, e penso comigo, por que procurar um amor em uma rede social, não seria melhor sair e conhecer pessoas novas se dando uma oportunidade de conhecer por seus próprios olhos, é mais seguro e você vai está em um mundo real.

    Decidir excluir o Facebook pra mim não foi fácil por que já tinha me acostumado com esse momento de ver fotos de amigos, curtir, ver quem curtiu minhas fotos enfim, desfrutar do que o site proporciona, mais tirei minhas conclusões e vi que o lado da balança de excluir a conta e seus benefícios após excluir pesou mais e por isto deletei.

    Não quero aqui formar uma opinião para você mais deixar a minha experiência e dizer que após esta decisão muitas coisas mudou positivamente em minha vida em relação a tempo, família, namorado… tudo!

    DICA: Se for excluir sua conta, antes exclua todas as suas fotos, todo o seu histórico e lista de amigos, pois o Facebook não vai excluir suas informações automaticamente isto que dizem não é verdade, elas ficam arquivadas.

    • Muito legal o seu depoimento. Existe uma corrente muito forte a favor de deletar os seus perfis em redes sociais e é algo bem interessante. Acho que depende muito de pessoa para pessoa e principalmente como cada um usa a rede social. Não vou defender que as pessoas devem manter os seus perfis, ou mesmo dizer que todos devem deletar, apenas que cada um sabe o que faz e o que é melhor pra si 🙂

      • Eduardo Baraldi

        Corrigindo: Perda de tempo.

    • Eduardo Baraldi

      Facebook não ajuda em nada, destrói relacionamentos, pessoas ficam mandando indireta, pessoas postam mensagens de Deus e não vivem o que postam. Perca de tempo, vão ler um livro, passar tempo com algo que agregue conhecimento. Facebook nunca mais!

  • Menina Maucriada

    Eu deletei minha conta porque no face n tinha pedofilia..e eu sou uma criança pedofIla.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831