Por que amamos listas? 9 razões de porque gostamos tanto delas.

Desde a explosão de popularidade do BuzzFeed muitos têm notado a força das listas dentro da internet, mas mesmo antes disso, muitos redatores profissionais já deixavam essa dica para quem quisesse ver seus posts fazendo sucesso. As pessoas adoram listas e para quem é produtor de conteúdo, entender porque elas gostam é uma chance de obter mais sucesso em cada publicação.

O fato de as pessoas gostarem de listas não quer dizer que você deva transformar todas as suas publicações em listas. Use moderadamente. Há quem dica que a popularidade do BuzzFeed iniciou a “buzzfeedização“, que pode ser traduzida como a tendência dos meios de comunicação de abusar das listas – então cuidado para não usar demais.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

Está lista é uma adaptação do trabalho de Claudia Hammond, da BBC.

1 – Nós sabemos exatamente o que estamos recebendo

O fato de sabermos o tamanho de uma lista numerada e organizada em ordem crescente nos deixa mais confortável em relação ao conteúdo que estamos consumindo. Esse fenômeno inclusive é explicado pela psicologia, chamado de schemata, que é o mapa mental que fazemos para organizar as informações de forma mais simples.

2 – Nós não gostamos de perder algo que já temos

Diferentes estudos mostram que não gostamos de perder algo que já temos e o título de uma lista nos lembram que o conteúdo já está ali, mastigado para fácil entendimento. Não precisaremos ler muito e logo entenderemos algo novo, isso é tentador para o cérebro.

3 – Listas exigem menos do cérebro

Enquanto navegamos na internet já estamos lidando com diferentes tarefas, pensando no que devemos clicar ou não, o que nos interessa ou não, recebendo notificações de email, etc. As listas exigem pouco do cérebro e isso faz nos sentirmos menos desorientados do que realmente estamos.

4 – Gostamos de pensar que estamos sempre ocupados para ler outras coisas

Gostamos de nos sentir ocupados, essa é a verdade. Não importa o que você faça ou como gaste o seu tempo, provavelmente pensa que queria ter mais tempo para fazer tudo que gosta. As listas nos ajudam a consumir mais conteúdo em menos tempo, isso nos faz sentir mais produtivos.

5 – Os subtítulos são mais fáceis de filtrar

Um fato sobre a leitura é que fazemos ela em blocos e frequentemente apenas “scaneamos” uma página em busca de tópicos que nos interessem mais profundamente – e as listas facilitam isso. As pessoas as vezes apenas fazem a famosa “leitura dinâmica” do seu conteúdo, procurando por palavras-chave que chamem atenção. As listas, por terem vários pequenos tópicos, facilitam essa busca.

6 – Você sabe onde está e quanto falta para terminar

O efeito de saber exatamente o quanto falta para chegar ao fim influencia diretamente no seu interesse pelo o que está lendo. Com listas, sabemos exatamente se estamos na metade e/ou perto ou longe do final do que estamos consumindo.

7 – Gostamos de tentar adivinhar o que está na lista…

Quem nunca clicou em um link como “Os 10 melhores desenhos dos anos 90” para ver se aquele seu desenho preferido faz parte da lista? Gostamos destas listas porque elas ajudam a nos sentir parte de algo, gostamos de tentar adivinhar o que tem dentro da lista.

8 – … e adoramos estar certo.

Outro fato verdadeiro é que adoramos estar corretos. Então depois de tentar adivinhar quais itens podem fazer parte da lista que clicamos para ver, ficamos satisfeitos ao saber que acertamos alguns dos itens que compõe aquele conteúdo.

9 – A lista da a sensação de ser definitiva.

Ao consumir um conteúdo em lista, ficamos com a falsa impressão de que aquilo é a grande escolha dos tópicos, o resumo de tudo. Uma lista dos “10 melhores sites para rir” faz você se sentir como se conhecesse todos os sites de humor e que essa fosse a lista que resume o que é importante. Mas não se engane, as listas nunca são definitivas 😉

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Gabriel Chagas

    Muito interessante!

  • Olá Dennis,
    Muito bom!
    já escrevi alguns posts em meu blog com listas, porém não sabia de todas essas razões!
    Obrigado por compartilhar conteúdo tão bom.

    Maciel Queiroz
    http://www.expertsdalogistica.com.br/


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831