Você lembra que alguns dias atrás eu falei do futuro incerto do Twitter em relação a sua API? Pois é, essa polêmica ganhou um novo capítulo hoje. Um pouco mais racional, diga-se de passagem.
Através de seu blog oficial o Twitter inaugurou o “Programa de Produto Certificado”. Este programa nada mais é do que uma forma de controlar quem está acessando (e como) a API do serviço. Após limitar (bastante) o acesso a sua API pública, o serviço resolveu que vai “administrar” quem pode ou não usar os seus dados.
O programa está dividido em três níveis principais. Estes níveis são dividido em badges (medalhas/certificações) que dão a determinado serviço os tipos de dados que podem usar. Os três níveis são:
- Engajamento (Produtos e serviços que ajudam as marcas a se conectarem aos seus consumidores);
- Analytics (Ferramentas que ajudam as marcas a compreenderem melhor o que seus consumidores estão falando);
- Data Resellers (Serviços que ajudam a coletar e separar dados públicos do Twitter);
O Hootsuite, por exemplo, tem a badge de Engajamento e Analytics. O Social Flow, apenas de engajamento. O Topsy de Analytics e Data Reseller.
Este programa lembra bastante a forma como o Google+ liberou a sua API no começo, tendo bastante controle sobre quem acessava e como. Falamos sobre isto neste post.
Não há qualquer informação se te custos para conseguir manter a sua aplicação em uma destas categorias.
Para ter mais informações sobre o programa, acesse:
https://dev.twitter.com/programs/twitter-certified-products
Se você quer se inscrever, além de estar de acordo com os requerimentos, acesse:
https://dev.twitter.com/programs/twitter-certified-products/apply