Perfil da minha empresa no Facebook foi bloqueado. O que fazer ou como evitar?

Desde que escrevemos o post sobre “Como converter perfil para fan page no Facebook” muitas pessoas tem vindo com todo tipo de dúvida referente ao uso do Facebook como ferramenta de marketing, mas principalmente profissionais carentes de um suporte por parte da rede social de Mark Zuckerberg.

As dúvidas mais comuns que aparecem são referentes a migrações mal sucedidas que, geralmente por causa de algum bug, não conseguiram completar a sua migração ou notaram algum problema na mesma. Por isto já até criamos o “FAQ da conversão de perfil para fan page“. Volta e meia também aparece pessoas que ainda não tinham feito a migração, mas mesmo assim tiveram problemas com seus perfis de empresas.

Como já comentamos diversas vezes aqui, aconselhamos a nenhuma empresa manter um perfil de empresa, pois o mesmo poderá ser deletado a qualquer momento por estar violando os termos de uso do Facebook. Ok, eu não havia feito a migração e meu perfil foi bloqueado. Ou pior, eu já tinha uma fan page, mas ela era administrada pelo perfil que acabou sendo bloqueado. E agora?

Imagem do SeoJuicy

Meu perfil ainda não foi bloqueado, mas temo que isso aconteça.

Diariamente vejo diversas empresas que ainda mantém o perfil ao invés de fazer a migração para a página. Esta atitude não está apenas errada, mas também suscetível a uma dor de cabeça muito maior do que você pode imaginar.

Imagine a sua empresa com 4999 amigos, interagindo com milhares de pessoas, recebendo milhares de comentários e de repente, tudo some. Sim, isso é possível. Pois, sem prévio aviso, seu perfil será bloqueado e seus “amigos” não vão entender porque você desapareceu.

Outro problema frequente é, quando a empresa já percebeu que o perfil é o modo errado de usar o Facebook, cria uma fan page, mas continua usando o perfil para administrar esta presença. O perfil acaba sendo bloqueado e #comofaz para acessar a fan page? Pois é, perdeu mesmo.

Meu perfil foi bloqueado. Meu Deus, e agora?!

Um perfil no Facebook pode ser bloqueado de diferentes maneiras e por diferentes razões. Ele pode ser bloqueado por ser considerado como praticamente de táticas de spam, ou seja, mandar muitas mensagens ou publicar coisas demais em sua timeline. Geralmente isto é punido apenas com o bloqueio daquela ferramenta temporariamente. Por exemplo, se você passar o dia adicionando pessoas você pode ficar proibido de adicionar novos amigos durante 5 dias.

O mais comum, e mais preocupante, é quando você é acusado de ter infringindo os Termos de Uso da rede social. Neste caso, você não consegue mais acessar o perfil e recebe apenas uma mensagem avisando isso. Em alguns casos, dependendo do que você infringiu, você apenas receberá uma notificação para que regularize o que for necessário.

Caso o seu perfil tenha sido bloqueado… Você deverá tentar em contato com o Facebook, mas o mesmo não possui formas de contato acessíveis para este problema. Portanto recomendo acessar ESTA PÁGINA DE SUPORTE e tentar algum tipo de contato. Houveram relatos de que, em alguns casos, eles devolvem o acesso ao perfil que acaba sendo transformado em fan page automaticamente, mas repito, são acontecimentos isolados e geralmente não vão ser tão simples assim.

Qual a solução para administrar página sem usar seu perfil pessoal?

Para você conseguir administrar uma fan page você precisa de um perfil. Como não pode ter um perfil da empresa, lhe restam três opções:

  1. Perfil Comercial;
  2. Usar seu perfil;
  3. Perfil “falso”;

A 1ª opção é referente ao “business account“, que é a conta para um usuário administrar anúncios e fan pages. Nesta conta você não poderá ter nenhuma interação com outros usuários e nem eles poderão ver o seu perfil. O único problema é que este tipo de conta você só pode ter antes de criar a página ou ao fazer a migração de perfil para fan page. Por enquanto não há como criar um perfil comercial e virar administrador de uma fan page já existente.

A 2ª opção é a mais comum. Você usa o seu perfil pessoal para administrar uma página. O ruim desta opção é que você terá que deixar a página com mais administrador, como por exemplo, dono da empresa e etc. Pois, caso você deixe de trabalhar com a empresa, eles vão querer ter acesso também. Outro lado ruim desta opção é que, pelo menos em minhas experiências, você fica recebendo notificações de amigos seus que tenham qualquer interação com esta página, mesmo desativando as notificações.

A 3ª opção é a recomendada por muitos. Empresas criam um perfil falso, mas não usando nome da empresa, mas sim criando um “personagem”. Por exemplo, faça o perfil do “Carlos José Magalhães da Silva”, coloque algumas fotos, preenchas as informações básicas, faça alguns amigos e pronto, dificilmente alguém vai perceber que o perfil não retrata uma pessoa real e por isso não deve ser deletado. A vantagem disto é que você poderá ter um usuário e senha que pode ser facilmente compartilhado com mais pessoas.

Observação geral: Independente da “estratégia” escolhida para administrar uma fan page, muitos profissionais da área recomendam as páginas terem mais de um administrador para evitar que, por exemplo, caso você perca acesso ao perfil, também perca acesso a fan page.

 

Mais informações sobre bloqueios você encontra nesta página do fórum de ajuda.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail