Participe você também!

Você sabia que pode fazer parte do Midiatismo também?

Além de mim (Dennis Altermann) diversos outros autores já passaram aqui pelo blog, trazendo ótimos textos, dicas para empresas trabalharem dentro da internet e reflexões sobre a vida digital. Você pode conhecer todos os autores do blog Midiatismo acessando a página “Autores“.

shutterstock_80355733-blog-writer

Entre alguns dos autores que passaram por aqui, está a Camila Porto de Camargo, conhecida pelo seu trabalho focado em marketing para Facebook, ministrando diversos cursos, palestras e eventos relacionados a rede social.

Todo o início de carreira é difícil. Quando se tem 21 anos e decide abrir um negócio online, sem um mercado consolidado, isso parece impossível. Comecei com um blog, postando conteúdo que ajudariam outras pessoas. Sempre tive uma lista de blogs referencia para acompanhar diariamente. O Midiatismo era um dos primeiros da lista. Sem dúvida, quando recebi o convite para fazer parte do time de colunistas, sabia que estava no caminho certo. É um dos blogs mais bacanas sobre Marketing Digital e, sem dúvida, fazer parte do time fez uma enorme diferença em minha trajetória. Hoje, infelizmente, não consigo dar conta de continuar publicando, mas a oportunidade que tive e que me foi dada pelo Dennis, certamente colaborou muito para que muitas portas se abrissem.Camila Porto de Camargo

Por que escrever em um blog?

A primeira pergunta ao receber um convite desses deve ser essa mesmo. Por que escrever para um blog? Cada um pode ter motivações diferentes, mas eu posso lhe dizer que uma das mais fortes é para evoluir os seus conhecimentos através do compartilhamento e interação com outros profissionais da área.

Um blog pode ser um currículo. Tenho experiências pessoais e conheço diversas pessoas que tiveram êxito em entrevistas de emprego devido ao seu trabalho dentro de blogs. Compartilhar conhecimento é uma forma de mostrar o que você sabe e ao mesmo tempo aumentar o seu conhecimento.

Contribuir para blogs oferece a oportunidade de divulgar nosso trabalho e mostrar nosso ponto de vista sobre temas específicos. Outro ponto legal de se colaborar para um blog é que com o processo de disseminação das informações em tempo real, conseguimos interagir com outras pessoas, isso aumenta o network e hoje em dia fundamental para aumentar as oportunidades no mercado de trabalho. Gostaria de ressaltar que tenho mais de 30 artigos publicados no blog Midiatismo e os resultados foram mais do que satisfatórios, muitos compartilhamentos, muitas tuitadas e debates, por vezes acalorados, com um público de leitores esperto e antenado sobre tudo o que acontece no digimundo.Marcelo Rebelo

Por que escrever para o Midiatismo?

Depois se ser convencido de que é muito importante para qualquer profissional da área escrever em blogs, você deve se perguntar: “Mas por que o Midiatismo?”. Eu já te digo porquê.

O Midiatismo é um dos principais blogs de Marketing e Comunicação Digital do Brasil, frequentado por muitos profissionais e estudantes da área de comunicação digital. Para quem está começando, é um ótimo portfólio e para quem já é veterano, ótimo para atrair novos públicos e ter um espaço diferenciado. Você irá colocar o seu nome no monitor de milhares de pessoas que visitam o Midiatismo todos os dias.

Você também pode escrever para outros blogs, caso ache interessante. Eu posso lhe garantir que todos os textos enviados são lidos e analisados, coisa que nem sempre ocorre em grandes blogs de comunicação.

Por que eu não crio o meu próprio blog?

Você pode até pensar em criar um blog para você começar sozinho, sem vincular a sua imagem a nenhum outro blog, mas isso nem sempre é fácil. Além de ter que construir um blog do zero, onde mesmo usando ferramentas gratuitas como Blogger, WordPress ou Tumblr, pode dar trabalho e exigir um pouco mais de dedicação.

Outra vantagem de começar escrevendo em outros blogs é usá-los como laboratório, onde você pode testar quais tipos de textos são melhor recebidos pelo público, quais assuntos você tem mais facilidade de escrever e assim começar um blog com mais experiência.

Claro que nada disso impede você de fazer um blog posteriormente, o que é muito comum. Muitos autores começam escrevendo em outros blogs até “entrarem no ritmo” para criar o seu próprio blog. Escrever para blogs é diferente de escrever para outras mídias e pode-se aprender muito com outros blogueiros, sempre.

Eu posso escrever para o Midiatismo e para o meu blog?

Um caminho mais fácil, você pode pensar, talvez seja escrever para o Midiatismo e mesmo assim ter um blog seu. A ideia é ótima e eu incentivo de verdade que todos façam isso, desde que você lembre de uma regra que mantemos aqui, não iremos publicar textos que foram publicados em outros lugares e já explicamos isso aqui.

Caso você queira postar algo no Midiatismo e, após isto, postar no seu blog, é uma escolha pessoal e eu realmente não posso lhe impedir de fazer isso. Aconselho a não o fazer, mas é você que deve saber.

Vocês aceitam textos de empresas?

Não! Infelizmente não. Na verdade eu gostaria de aceitar, mas como a maioria das empresas escrevem apenas pensando no benefício de ver outros sites criando links para o seu – e não a ideia de compartilhar conhecimento, que é o ideal do blog.

Caso você queira mandar um texto que não contenha links para o seu site, poderei analisar a possibilidade. Mas ainda assim, o autor deverá ser uma pessoa física.

Quer se inscrever?

Basta entrar em contato através da página “Contato” e poderemos conversar mais sobre a sua colaboração. Vamos, não seja tímido(a), mande um email!

Se tiver algum dúvida, pode deixar um comentário aqui neste post também. Sinta-se a vontade.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Santos Nil

    bom …muito bom…espero poder ajudar e contar com vocês. Obrigado!


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831