Os Emojis mais usados e o problema da variação entre as plataformas.

Você faz parte de um universo digital rodeado por pequenas carinhas amarelas e desenhos engraçadinhos. Eles estão por todo lugar (e vão virar até um filme!). Os Emojis, esses pictogramas que surgiram há alguns anos e hoje aparecem em todas as publicações nas redes sociais, dominaram a internet e transformaram a comunicação dentro dos aplicativos de mensagens.

Os Emojis são uma coleção de pictogramas padronizados pela Unicode. Hoje temos mais de 800 pictogramas disponíveis, com os mais variados significados, sendo a grande maioria deles relacionados a cultura japonesa. Como e onde usar cada um deles é uma questão pessoal, mas que também pode depender de em qual plataforma está sendo usado. A lista dos emojis mais comuns pode variar um pouco de um serviço para o outro, mas no geral os mais populares são mundialmente reconhecidos em qualquer lugar.

Talvez você não saiba, mas esses carinhas e símbolos fazem parte da ”lista oficial de Emojis”, regulada pela organização. A lista recebe atualizações periódicas, estando atualmente na versão 8.0 do Emoji – com previsão de recebermos a 9.0 em Junho de 2016. A cada nova atualização uma dezenas de novas carinhas e símbolos são aprovados. Você pode entender um pouco melhor sobre o processo de aprovação neste post da Emojipedia.

A Unicode é responsável apenas pela descrição e detalhamento técnico de cada emoji, pois seu objetivo é garantir que estas imagens sejam bem recebidas em qualquer meio eletrônico que sejam aplicadas. O visual de cada símbolo vai depender de cada plataforma, pois ela pode usar um padrão visual diferente. Difícil de entender? Veja a imagem abaixo. Se trata do mesmo Emoji, reproduzindo por linhas visuais diferentes. Alguns designers criam a sua própria “face” para cada Emoji e a distribuem gratuitamente, enquanto outros são feitos por empresas e são proprietários. Interessante notar que cada emoji tem a sua descrição técnica, como a primeira linha de exemplos na imagem abaixo, que são as representações de “rosto sorrindo com olhos sorridentes

diferenca-interpretacao-emojis-diferentes-plataformas

No WhatsApp, por exemplo, independente da plataforma, ele usa o Apple Emoji List, criado pela Apple. Mas o Google, Microsoft, Samsung, LG e tantas outras empresas tem os seus próprios desenhos para os emojis, como mostra a imagem acima. O Twitter e a Mozilla Foundation, responsável pelo Firefox, mantém projetos abertos de Emojis, que podem ser baixados e utilizados gratuitamente.

Emojis em diferentes plataformas tem diferentes interpretações

Como mostramos na imagem acima, um mesmo emoji pode ter diferentes interpretações dependendo da plataforma em que ele está sendo recebido. Um SMS enviado de um iPhone utilizando um emoticon de emoji pode ser interpretado de forma diferente por um Android, por exemplo.

Isso ocorre porque o Emoji é um padrão e cada pictograma dos mais de 800 disponíveis recebe um código único. Cada plataforma vai interpretar aquele código com uma imagem diferente, por isso podem haver pequenas variações.

Uma pesquisa da University of Minnesota estudou um pouco essa diferença entre os desenhos usados por cada plataforma e descobriu que há um pequeno desvio de comunicação. As pessoas tem diferentes interpretações de cada imagem, portanto uma mensagem que usa emoji pode ter significados diferentes para cada pessoa.

O estudo, que pode ser conferido na íntegra aqui, demonstra que cada plataforma desenha o sorriso de formas diferentes, podendo causar pequenas má-interpretações nas mensagens. Na pesquisa eles mostraram diferentes emojis às pessoas e pediu para que classificassem aqueles pictogramas de -5 a 5, sendo -5 o equivalente a um sentimento negativo e +5 para algo positivo. Como você pode perceber no gráfico abaixo, não há um consenso claro se o emoji é negativo ou positivo.

analise-de-sentimento-emojis-pesquisa-minessota

Quais são os emojis mais usados?

É difícil calcular quantas vezes cada emoji é usado, afinal, boa parte deles são usadas em conversas privadas dentro do WhatsApp, Facebook, Twitter e tantas outras ferramentas sociais.

Há um projeto muito interessante chamado EmojiTracker, que monitora em tempo real (é tempo real mesmo, muito incrível!) a quantidade de vezes que cada Emoji é utilizado no Twitter. Esta quantidade de dados é atualizada dentro da página do projeto, onde você pode conferir a lista de todos os pictogramas por ordem de uso. Você pode realizar pequenos testes, enviando um tweet público e conferindo em tempo real dentro do site – lembrando que contas privadas ou troca de mensagens privadas não contabilizam. Você pode acessar o projeto através do site EmojiTracker.com.

emojitracker-tracking-emojis-on-twitter-painel-dashboard

Painel central do EmojiTracker, informando em tempo real o uso dos emojis no Twitter.

O SwiftKey, que é um aplicativo de teclado para Android e iOS, recentemente lançou em seu blog uma pesquisa mostrando quais são os emojis mais usados por alguns países, mostrando pequenas diferenças culturais inclusive na forma de utilização dos emojis, que aparentemente são universais. Você pode acessar a pesquisa completa do Swiftkey neste link do Scribd.

Está pesquisa mostrou que, entre os emojis mais usados, a grande maioria se tratam de caras felizes ou emojis amorosos. Interessante é que algumas nacionalidade usam muito mais alguns emojis, como os franceses, que são o único entre todos os idiomas estudados, que usa mais o emoji de coração do que o de sorriso. Enquanto isso, os nativos de árabe usam emojis de plantas e flores quatro vezes mais que a média.

Há diferentes pesquisas mostrando quais emojis fazem mais sucesso em publicações do Instagram e também quais são mais utilizados nos comentários.

Quais emojis teremos na versão 9.0?

Você pode conferir a lista completa de Emojis que estão sendo votados e passam pela parte de proposta dentro do Unicode. Na versão 9.0, que saí em Julho de 2016, alguns dos emojis mais interessantes são:

Nariz de mentirosonariz-mentiroso
Babandobabando
Cara de náuseaemoji-enjoado
Assoando o nariz, para aquele dias ruinsemoji-assoando-nariz
facepalm, famoso tapa na caraemoji-facepalm
Selfie, sim, selfie!emoji-selfie
Aperto de mão!emoji-aperto-de-mao
Baconemoji-bacon
Abacateemoji-abacate

Independente de quais sejam os Emojis mais usados, mais famosas ou que estão em alta, siga o seu coração e pense muito bem se a pessoa vai interpretar aquelas pequenas imagens da mesma forma que você.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail