Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Olá Google+! Adeus Orkut e Google Buzz?

O novo projeto social da Google é com certeza absoluta o assunto da semana, todos estamos falando sobre a nova rede social que acabou de surgir. Mas essa nova ferramenta abala e muito o mercado de redes sociais, não estou falando que ele é uma ameaça apenas para o Facebook, mas para o Twitter, Flickr, Skype e alguns outros serviços que estamos acostumados a ver por aí.
Mas essa disputa de mercado vai ir muito além do que imaginamos, a Google acaba de criar um concorrente para ela mesmo. O Orkut e o Google Buzz com certeza correm grande risco agora que os olhos estão voltados para as novas ferramentas da empresa.
Logo do Google+ (Google Plus)

Qual possível futuro do Orkut?

Apesar de a empresa ter deixado claro que não pretende fechar o Orkut, temos que perceber que ele compete muito com o Google+. Para a empresa talvez não seja uma grande preocupação já que o Orkut é focado apenas no mercado nacional.
Querendo ou não o Orkut ainda deve gerar receita publicitária para a empresa e enquanto o fizer, tenho certeza que a empresa não vai querer desistir do serviço, mas pode sim diminuir ainda mais a atenção que da a ela.
Na verdade o Orkut nunca foi um projeto tão central, já que fez sucesso mesmo apenas em alguns locais do mundo, como Brasil e Índia. Mas no fundo este serviço foi fundamental para a empresa aprender um pouco mais sobre redes sociais. Junto com Google Buzz e Google Wave, o Google aprendeu tudo que precisava para criar uma rede social com potencial real de bateria de frente com o Facebook.

Qual possível futuro do Buzz?

O Buzz foi uma tentativa da empresa de fazer frente ao Twitter que havia recusado a oferta da Google. A jogada não deu apenas errado, mas foi um desastre. Não que o serviço fosse ruim, mas o começo mal planejado resultou em um exposição exagerada que brincou com a privacidade de seus usuários e resultou em vários processos para empresa. Com certeza o Google Buzz foi ótimo para empresa ao menos aprender a dar bem mais atenção a privacidade de seus usuários.
A ferramenta de publicação do Google+ é muito semelhante ao Google Buzz e por isso justifica a questão que as pessoas se fazem, porque o Buzz ainda está vivo? Realmente não temos como saber quais são os reais objetivos da empresa, mas todos acreditam que ela apenas não quis anunciar um velório em pleno lançamento de outra ferramenta.
Com certeza o serviço do Google+ não é apenas uma rede social, mas sim toda uma camada social baseada no usuário para todos os serviços Google que eu acredito que serão cada vez mais integrados com o Google+. Pense que em breve vamos estar usando Google+ para mandar emails, ler notícias, construir documentos e assistir a vídeos, tudo isto dentro da mesma plataforma.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis