O último dia de Campus Party falou de Jornalismo, Storytelling e como ganhar dinheiro com blogs – #cpbr5

Apesar de o evento ir até o dia 12, todas as atividades se encerraram hoje, dia 11. No palco de mídias sociais tivemos ótimos debates para o último dia, como o debate sobre o futuro do jornalismo e o não jornalismo, que inclusive tivemos aqui uma cobertura bem completa sobre tudo que teve neste debate. No dia de hoje também assisti o debate sobre storytelling, que foi muito interessante (vamos falar um pouco mais logo abaixo) e sobre “como ganhar dinheiro com blogs“, palestra do @interney.

Na atividade de storytelling vimos um ótimo debate sobre o assunto com grandes profissionais da área, como Bruno Scartozzoni (que já entrevistamos aqui), Leslie OrsioliRafael ZiggyDaniel Sollero e tudo isso mediado por Diego Remus. Começando o debate, Bruno salientou o seguinte:

A história não são os fatos, mas como eles são arranjados. [..] Como você conta faz toda a diferença. [..] As histórias são feitas de pessoas e não de marcas, mesmo quando se fala de marcas, estamos falando se pessoas.

Isto já foi o suficiente para dar um bom embasamento para a discussão, que contou com diversas opiniões a respeito de como a história pode ser aplicada a publicidade e marketing.  Leslie mesmo falou algo que muitas empresas, ao tentarem contar histórias, não percebem:

As marcas são felizes em storytelling quando elas se baseiam em um caso de uma pessoa real.

Obviamente a discussão logo tomou  a questão de “Storytelling é moda?“. A maioria dos profissionais ali no debate concordaram que o termo não é moda, mas sempre existiu sim e voltou a ter mais atenção porque hoje o consumidor está envolvidos de tantas tecnologias, mídias e comunicação por todos os lados, sabendo disso, as marcas perceberam que apenas o entretenimento e suas histórias conseguiam se destacar no meio disto.

Na hora das dúvidas, alguém perguntou da relação de storytelling e crossmedia, assunto que é ligado com muita frequência mesmo sem ter uma relação tão forte assim. Crossmedia é quando você utiliza mais de uma mídia onde uma complementa a outra. Usar várias mídias para dizer a mesma coisa é apenas “usar várias mídias para dizer a mesma coisa“.

Na palestra de Edney Souza, mais conhecido como @interney, seu principal objetivo foi mostrar que qualquer um pode fazer dinheiro bom blogs, se quiser, mostrando que existem várias formas de fazer, mas que para conseguir chegar lá qualquer um deve ter bem definido os seus objetivos com aquela ferramenta.

Se você vai transformar o seu blog em negócio não pode achar, você não acha <?!*/#!> nenhuma. Você precisa se basear em dados, números, estatísticas e definir o seu mercado.

Houveram algumas outras atividades muito interessantes durante o dia que não pude acompanhar todo o tempo, mas que merecem destaque, como o “Debate: Web para meninas!“, “Showcase: Marketing Digital para Bandas & Artistas Independentes” e “Debate: A voz da periferia, mano!“.

 

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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