Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

O que o Google+ tem que melhorar para tentar derrubar o Facebook.

O grande assunto dos últimos dias com certeza foi o Google+, a mais recente investida social da empresa. É perceptível e impossível de negar a forte semelhança com o Facebook, mas também não podemos negar também que existem diversas diferenças muito atraentes que o Facebook não contempla (pelo menos ainda).
Em meio a esta guerra de mídias sociais online existem diversos fatores que uma empresa está fazendo melhor que a outra. Devido a semelhança nos objetivos de ambas as empresas, vão ser os pequenos detalhes que cada serviço oferece que vão atrair ou não os internautas.
Já falamos sobre o ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/comunicacao-digital/ola-google-adeus-orkut-e-google-buzz”,”Orkut e Buzz dentro desta nova investida do Google”):: e já demos ::aqui(“https://www.midiatismo.com.br/noticias/minhas-rapidas-opinioes-sobre-google-quer-um-convite-tambem”,”nossa opinião sobre a novidade”)::, agora vamos falar da grande disputa que essa nova mídia social traz ao mercado.

Facebook vs Google+
Querendo ou não, esta vai ser mais uma batalha entre Google e Facebook.

Vamos analisar rapidamente aqui quais são as desvantagens que o Google+ tem em relação ao Facebook:

APIs e conexões com terceiros:

Apesar de praticamente todos os trabalhos e projetos da Google sempre involverem códigos abertos e APIs bem construídas, desta vez a empresa vai ter que tomar um cuidado extra, já que está anunciando que um de seus diferenciais é justamente a privacidade de seus usuários.
O Facebook recebe bastante acesso justamente por ter uma API muito completa, podemos acessar ele praticamente de qualquer lugar, Browser, Aplicativo Mobile, Browser Mobile, Desktop e até ::aqui(“http://thenextweb.com/apps/2011/06/20/new-app-lets-you-facebook-at-work-in-an-excel-spreadsheet/”,”direto do Excel”)::. O Google com certeza precisa ir muito além de um serviço integrado com Gmail, Docs, Reader e etc se pretende chegar a esse nível de conexão.

Espaço definido para empresas, marcas e celebridades:

Um dos grandes avanços do Facebook foi oferecer espaço específico para empresas e grandes marcas utilizarem. Este espaço que acabou sendo usado por várias celebridades atraia e ainda atrai mútuo usuários que querem estar conectados com seus ídolos.
Eu tenho certeza que uma grande parcela de jovens já entrou no Facebook apenas para conseguir “curtir” a página do Justin Bieber ou da Lady Gaga. Será que o Facebook vai conseguir fazer o mesmo pelas celebridades? Ao meu ver é possível, mas acredito que vai ter um efeito um pouco diferente.

Facebook Connect Vs “Google Connect”?

Um dos grandes diferencias do Facebook hoje é o Connect, serviço que oferece possibilidade de as pessoas fazerem login em serviços através de sua conta no Facebook. Mesmo isso causando vários problemas relacionados a privacidade, o serviço é muito útil para maioria absoluta dos usuários que não aguenta mais ficar decorando senhas.
O Google atualmente já tem o seu serviço semelhante, mas ainda é pouco usado até por geralmente ser um pouco mais complicado de configurar. Talvez agora com esta nova investida social seja interessante investir bastante neste mais novo serviço. Mas será que vão conseguir fazer algo tão completo quanto é o Facebook Connect hoje? Pois é, vão ter bastante trabalho.
Update:
Essa eu vi no Google+ do nosso colaborador Darlon Silva:

A representação real do que o Google+ representa.
A representação real do que o Google+ representa.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis