O que esperar do marketing no futuro? #cpbr9

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O marketing mudou mais nos 2 últimos anos do que nos 50 anteriores. Esse é o resultado de uma uma pesquisa realizada pela Adobe e mencionada por Steve Gershik em sua palestra sobre o futuro do marketing. O marketing está mudando muito, principalmente por conta da popularidade da internet – e sua empresa não precisa nem estar na internet para sentir essa mudanças, o simples fato de termos consumidores mais informados muda tudo.

Steve já esteve a frente do marketing do Eloqua, serviço de automação de marketing que passou de um valor de 3 milhões de dólares para 35 milhões, além de sua vasta experiência de 20 anos trabalhando com marketing para startups, um dos temas abordados em sua fala aqui na #cpbr9, Campus Party Brasil 2016.

 

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Tive o prazer de fazer uma rápida entrevista com o palestrante antes de ele subir ao palco onde fiz algumas perguntas sobre o futuro do marketing e o marketing para startups e pequenas empresas. Uma das primeiras perguntas que fiz foi relacionada a um assunto que já tratamos aqui, o futuro das profissões, será que no futuro o marketing será substituído por ferramentas e serviços automáticos?

Para Steve as ferramentas não devem substituir os profissionais, mas auxiliá-lo em seu trabalho. Para ele o futuro do marketing não está nas ferramentas de automação, apenas, mas no omni-channel marketing, que podemos definir como o marketing que chega ao consumidor através de vários canais. É uma interação com o cliente através de todos os canais possíveis e de forma integrada, não separada. E o interessante é que isso não é apenas para startup, o conceito de omni-channel marketing é o futuro do marketing de qualquer empresa, de qualquer tamanho.

Enquanto para as startups a dificuldade é fazer as pessoas a descobrirem, para grandes empresas é fazer que as pessoas não a abandonem. Steve chamou esse movimento de “Leak Bucket” (o balde furado), onde a gente enche o balde de água através de ações de massa, mas deixamos que ele vaze, até que esvazie.

 

Este ano 100.000.000 de startups serão criadas. 75% delas vão falhar.
Este ano 100.000.000 de startups serão criadas. 75% delas vão falhar.

 

O futuro do marketing está baseado em dois fatores fundamentais para qualquer ação de marketing é o conhecimento do conceito de personas, onde você defina um personagem fictício baseado em seus clientes para que você tenha mais claro quem as suas ações de marketing procura atingir. Também é importante conhecer os conceitos de Teste A/B e teste avançados, que já falamos e explicamos aqui, principalmente em meios digitais, onde esses testes são mais fáceis de ser aplicado.

Para as startups, é essencial saber usar todos os canais de mídias. O uso das mídias deve ser feita de forma equilibrada e saber o momento de investir em mídia paga, quando você paga para falarem de você, mídia ganha, quando falam gratuitamente de você, e a mídia própria, que são os seus blog e meios de comunicação próprios. O marketing é fundamental para essas empresas, pois 25% delas falham no primeiro ano e no final, 75% delas falham. A comunicação é essencial para a diferenciação.

Você precisa perguntar para o seu cliente em algum momento. “Como você se sentiria se o produto sumisse do mercado hoje?”, se boa parte das pessoas responderem que não teriam nenhum problema, tenho más notícias para você.

Este texto encerra a nossa cobertura da Campus Party Brasil 2016, confira nossos outros posts através da tag #cpbr9.

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Publicado por

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.