O que é o Wikileaks e por que ele incomoda tanta gente?

O Wikileaks é uma organização que existe desde o final de 2006 e que desde o começo tinha como pretexto ser o grande “dedo duro” do mundo. Divulgando documentos secretos de empresas e governos, a organização pretendia “democratizar” a informação.

Apesar do nome, a organização não tem nenhuma ligação com a Wikipédia, seu site é basicamente um diretório de arquivos de diversos tipos e para vários fins. Seu nome e logotipo fazem referência a um conjunto de informações vazadas, dai vem o “leaks”, que vem do inglês “vazar”.

Fundada por diversas pessoas que não revelam quem são, tem o diretor e principal porta-voz da organização sendo o australiano Julian Assange, jornalista e ciberativista.

Existindo desde Dezembro de 2006, a organização só começou a “fazer sucesso” agora, alguns anos depois. Já tendo ganho diversos prêmios em anos anteriores, o seu crescimento é devido a divulgação de documentos secretos americanos, divulgados no começo de 2010. Em 2009 o site se encontrava na lista dos 100.000 sites mais visitados do mundo, hoje já está na lista dos 1.000.

O site pode ser acessado através do www.wikileaks.org, mas devo avisar que devido a perseguições o site já foi retirado e hoje trabalha com sistema de “mirrors

Mais informações sobre a organização e sobre documentos divulgados sobre o Brasil você pode encontrar neste post (aqui).

Se você quer entender um pouco melhor como funciona toda essa questão, assista a essa animação:

Vi o vídeo no Midia8

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail