O que é B2B, B2C, C2C e o que isso tem a ver com mídias sociais?

Postado quinta-feira, 20/01/11
Atualizado: segunda-feira, 11/11/13

De forma simples, B2B, B2C e C2C são nomenclaturas para definir se o tipo de comércio de uma empresa. Em tradução livre podemos considerar o seguinte: B2B (business to business) empresa para empresa; B2C (business to consumer) empresa para consumidor e C2C (consumer to consumer) consumidor para consumidor.

Vamos ver as aplicações e exemplos de redes e mídias sociais que utilizam esses conceitos de comércio e entender um pouco melhor como funciona na prática.

B2B nas mídias sociais:

Existem algumas redes sociais focadas em B2B, mas as empresas podem utilizar ferramentas “tradicionais” da web como o Twitter ou um blog com a estratégia B2B.

Mídias Sociais desse grupo tendem a ser voltadas ao relacionamento entre as empresas com o objetivo de abrir espaço para novas parcerias, novos fornecedores, etc.

Atualmente no Brasil temos um grande exemplo de rede social b2b, o Empreendemia. Uma rede social de “troca de cartões de visita” focada na procura de fornecedores e empresas em segmentos específicos.

B2C nas mídias sociais:

A estratégia mais comum de b2c é o uso de mídias sociais como blogs ou algumas outras com o objetivo de relacionamento com o consumidor final.

Estão crescendo o número de blogs corporativos e cada vez há melhores exemplos do uso desta estratégia disponíveis no mercado.

Já trouxemos aqui através de uma análise de case o blog Pensando Grande, da Microsoft Brasil, um bom exemplo do uso desta mídia social para b2c. Você pode conferir este texto através do link: (Como fazer um blog corporativo?)

Você também pode ver mais informações sobre blogs corporativos através desta tag: blogs corporativos

C2C nas mídias sociais:

O uso das mídias e redes sociais para o c2c pode se dar através de várias formas. O melhor exemplo para ilustrar uma mídia social que utiliza está estratégia podemos lembrar-nos dos sites de leilões, como Mercado Livre e Ebay, onde os usuários são vendedores e compradores ao mesmo tempo e a empresa participa apenas no processo de ajudar/facilitar e intermediar as transações.


  • Manuelsilvalopes
    Bom trabalho.
  • http://twitter.com/behtlee Elizabeth de Andrade
    Tendências interessantes de globalização nas mídias sociais e outras.
  • http://twitter.com/behtlee Elizabeth de Andrade
    Beth Andrade:  
    B2B e C2C,   janelas abertas para um novo Marketing!
  • DEBORA
    ARTIGO OBJETIVO E COMPLETO! FANTASTICO!
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Obrigado :)
      Qualquer dúvida avise.
  • carol
    nossa muito bom, bem explicado … perfeito!! agora eu entendi … rsrs
    mais vc poderia falar tbm da B2G, B2M, C2G ??
    obrigada!!!
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      É um assunto interessante para um próximo post. Mas desconheço agora o que é B2M, vou ter que pesquisar um pouco :)