O que é B2B, B2C, C2C e o que isso tem a ver com mídias sociais?

De forma simples, B2B, B2C e C2C são nomenclaturas para definir se o tipo de comércio de uma ::tag(“empresa”, “empresa”)::. Em tradução livre podemos considerar o seguinte: B2B (business to business) ::tag(“empresa”, “empresa”):: para ::tag(“empresa”, “empresa”)::; B2C (business to consumer) ::tag(“empresa”, “empresa”):: para ::tag(“consumidor”, “consumidor”):: e C2C (consumer to consumer) ::tag(“consumidor”, “consumidor”):: para ::tag(“consumidor”, “consumidor”)::.

Vamos ver as aplicações e exemplos de redes e mídias sociais que utilizam esses conceitos de comércio e entender um pouco melhor como funciona na prática.

B2B nas mídias sociais:

Existem algumas ::tag(“redes-sociais”,”redes sociais”):: focadas em B2B, mas as empresas podem utilizar ferramentas “tradicionais” da web como o ::tag(“twitter”,”Twitter”):: ou um blog com a estratégia B2B.

::tag(“midias-sociais”, “Mídias Sociais”):: desse grupo tendem a ser voltadas ao relacionamento entre as ::tag(“empresas”,”empresas”):: com o objetivo de abrir espaço para novas parcerias, novos fornecedores, etc.

Atualmente no Brasil temos um grande exemplo de rede social b2b, o Empreendemia. Uma rede social de “troca de cartões de visita” focada na procura de fornecedores e empresas em segmentos específicos.

B2C nas mídias sociais:

A estratégia mais comum de b2c é o uso de mídias sociais como blogs ou algumas outras com o objetivo de relacionamento com o ::tag(“consumidor”,”consumidor”):: final.

Estão crescendo o número de blogs corporativos e cada vez há melhores exemplos do uso desta estratégia disponíveis no mercado.

Já trouxemos aqui através de uma análise de case o blog Pensando Grande, da ::tag(“microsoft”,”Microsoft Brasil”)::, um bom exemplo do uso desta mídia social para b2c. Você pode conferir este texto através do link: (Como fazer um blog corporativo?)

Você também pode ver mais informações sobre ::tag(“blog-corporativo”,”blogs corporativos”):: através desta tag: blogs corporativos

C2C nas mídias sociais:

O uso das mídias e redes sociais para o c2c pode se dar através de várias formas. O melhor exemplo para ilustrar uma mídia social que utiliza está estratégia podemos lembrar-nos dos sites de leilões, como Mercado Livre e Ebay, onde os usuários são vendedores e compradores ao mesmo tempo e a empresa participa apenas no processo de ajudar/facilitar e intermediar as transações.


  • Manuelsilvalopes

    Bom trabalho.

  • http://twitter.com/behtlee Elizabeth de Andrade

    Tendências interessantes de globalização nas mídias sociais e outras.

  • http://twitter.com/behtlee Elizabeth de Andrade

    Beth Andrade:  
    B2B e C2C,   janelas abertas para um novo Marketing!

  • DEBORA

    ARTIGO OBJETIVO E COMPLETO! FANTASTICO!

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann

      Obrigado :)
      Qualquer dúvida avise.

  • carol

    nossa muito bom, bem explicado … perfeito!! agora eu entendi … rsrs
    mais vc poderia falar tbm da B2G, B2M, C2G ??
    obrigada!!!

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann

      É um assunto interessante para um próximo post. Mas desconheço agora o que é B2M, vou ter que pesquisar um pouco :)