O mercado exige e o marketing não é mais o mesmo

Será que alguém ainda tem dúvida de que a Web chegou para ficar? Não basta apenas ter um site e atendimento online, o mercado exige cada vez mais. As novidades estão surgindo a cada instante e não se pode ficar de fora disso.

Ao longo dos anos, o marketing veio se modificando de forma significativa, não basta mais conquistar o cliente, é preciso retê-lo, o foco não é mais somente na venda e sim no relacionamento, a comunicação deixou de ser de massa e se tornou interativa e de nicho, pois o cliente tem as suas necessidades e desejos individuais, e precisa ser atendido. Com isso, veio a mudança na produção, pois os produtos passaram a serem sob medida, a concorrência local se tornou global e o foco saiu da promoção para a fidelização. Ufa…foram muitas as mudanças e, com certeza, isso não vai parar.

Com o desenvolvimento constante da Internet, o marketing tem infinitas possibilidades para agradar o público-alvo e torná-lo um cliente que respeita a sua marca, confia, tem uma relação de contato saudável e contínua, e passe isso adiante. São muitas as ideias e diversos cases de sucesso que mostram como as empresas estão cada vez mais criativas e aderiram totalmente ao ambiente das redes sociais. Era aqui onde eu queria chegar, nas redes sociais, os milhares de perfis de pessoas e empresas que estão diariamente produzindo conteúdo e disseminando.

Para exemplificar o uso das redes sociais mantendo um bom relacionamento entre empresa e cliente, cito a novidade que a Gafisa, incorporadora e construtora, lançou em sua fanpage. Os usuários do Facebook poderão entrar na fanpage da Gafisa e deixar suas sugestões para a construção de um prédio. As mesmas serão avaliadas pela empresa e, as que forem possíveis, serão incorporadas no empreendimento, ou seja, a ideia é que a Gafisa está construindo um prédio do jeito que os seus clientes querem.

 gafisa O mercado exige e o marketing não é mais o mesmo

Curtiram essa jogada de marketing online da Gafisa? Que tal agora ter uma ideia genial?

Midiatismo News

Receba um resumo das principais notícias e links sobre comunicação e marketing digital. Direto em seu email. De graça!


  • Rodrigo Miranda
    O mesmo conceito do Fiat Mio, projeto Open Source e quanto essas empresas deixam de gastar com engenheiros e arquitetos
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      É um bom exemplo.
  • Fernando Rêgo
    O exemplo citado acima é bem sugestivo. Construtoras e empresas do segmento imobiliário estão investindo cada vez mais na construção de uma presença onlline baseada em relacionamento e credibilidade. Os consumidores estão convergindo para os canais digitais e as empresas precisam adequar os seus  mix de comunicação, bem como as suas abordagens de marketing. Parabéns pelo post!
  • Agnaldo Francisco
    Excelente, realmente nós profissionais de marketing temos que estar antenados neste novo cenário.