Mídias sociais nas empresas brasileiras

Dias atrás tive acesso a um post do A Quinta Onda que falava do relatório da Deloitte sobre o uso das mídias sociais pelas empresas brasileiras. Um estudo completo e muito interessante que usa informações obtidas com cerca de 300 empresas em diversos segmentos do mercado. O documento está disponibilizado na web em forma de PDF em duas versões, Relatório e Apresentação Executiva.
Relatório sobre o uso de mídias sociais por empresas no Brasil

O estudo mostrou que as empresas brasileiras ainda não estão utilizando de forma efetiva as mídias sociais, em 73% das empresas que utilizam haviam começado seu uso por iniciativa do departamento de marketing através do uso em campanhas e promoções, que de acordo com a pesquisa também é o principal motivo que atrai empresas a investir nas mídias sociais.

Entre as mídias sociais mais comuns, a mais utilizada ainda são as redes sociais e em segundo lugar, graças ao Twitter, os microblogs.

Apesar de vermos muitas empresas entrando nas mídias sociais sem objetivo, o estudo mostrou que das empresas que deram o primeiro passo tinham como objetivo buscar principalmente por marketing boca-a-boca e aumentar a reputação da marca. A redução de custos de pesquisa e canal de comunicação ficam na parte mais baixa dos objetivos.

Quando perguntados sobre qual seria o principal obstáculo para obter sucesso dentro das mídias sociais, 49% das empresas responderam que seria a falta de tempo para gerenciar , o que é muito interessante por mostrar que as empresas sabem que as mídias sociais custam tempo e que o mais recomendado é ter profissionais direcionados para este cargo. O ponto positivo é que mais de 50% das empresas achavam importante ou muito importante a presença das mesmas nas mídias sociais e 51% tem intenção de investir na web.

Para quem se interessou pelo assunto ou trabalha com isto, recomendo olhar o relatório completo: Relatório e Apresentação Executiva

Referência

Midiatismo News

Receba um resumo das principais notícias e links sobre comunicação e marketing digital. Direto em seu email. De graça!


  • Pablo Vallejos
    Muito legal o post!!!

    O cenário dentro das empresas está mudando. E teu texto aborda isso de uma maneira bem legal.
    Acredito que as mídias sociais tem que ser explorada por todos os internautas – seja ele parte de uma corporação ou não. O Brasil tá surpreendendo na presença no espaço virtual.

    Eu escrevi um texto parecido com o tema da sua postagem…
    "Brasil em rede – A ascensão do internauta verde-amarelo" http://www.netpartner.com.br/archives/1255
    Comenta lá, dá uma olhada. Acho legal e vital debater sobre esse tema.

    Grande abraço!
    E parabéns, novamente, pelo texto.
    @PabloVallejos
    Estratégia de Conteúdo – Netpartner