Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

O Facebook é o novo Orkut, Foursquare, Flickr, Youtube, etc?

Essa coisa de ser o novo ou de alguma  ferramenta substituir a outra pode nem sempre parecer verdade, pois geralmente são tendências ligadas diretamente a uma inconstante muito difícil de se entender, as pessoas. Não querendo ser mais um a profetizar novas ferramentas, quero falar aqui sobre a minha visão quanto as estratégias do Facebook e abrir espaço para discutir sobre tal assunto.
Enquanto a Google vem adquirindo serviços em diversos segmentos o Facebook vem lançando novas ferramentas para sua atual plataforma. Nos últimos tempos já vimos que o Facebook anuncio serviços como o Facebook Places (uso da rede social em um sistema semelhante ao Foursquare), Facebook Questions (um sistema interno de perguntas e enquetes) e recentemente anunciou que os usuários poderão fazer upload de fotos e vídeos em HD.

Se levarmos em conta e formos analisar passo a passo esta estratégia, podemos perceber que o atual concorrente do Orkut (pelo menos no Brasil) e outras redes sociais pelo mundo. A rede social também rivaliza, através de seu mural, com o do Twitter . Já demonstrou interesse em concorrer diretamente com outros serviços como o Picasa e Youtube  da Google e também com o Flickr e Yahoo Answer da Yahoo. Como se não bastasse, a rede social foi na onda das ferramentas baseadas em geolocalização e lançou com o Facebook Places concorre diretamente com o Foursquare, Gowalla e até com o Twitter.
Grandes empresas ligadas a web já mostraram que o interessante é sempre estar inovando e trazendo novas ferramentas, preferencialmente de forma gratuita para os internautas. Percebendo essa realidade do mercado o Facebook, que pelo jeito pretende ser a próxima Google, já demonstrou sua estratégia de estar ativa em vários segmentos, mas concentra-los no mesmo lugar.
Facebook vai substituir as outras ferramentas?
A única dúvida em volta da estratégia desta empresa é se a tentativa de usar a popularidade de sua rede social vai fazer com que seus novos serviços realmente atraiam novos usuários. Enquanto a estratégia da Google sempre foi oferecer novos serviços e neles conter as integrações com outros seus outros serviços, o Facebook oferece novas integrações de forma concentrada, tudo no mesmo serviço.
Não temos como saber qual a melhor estratégia. A dúvida agora é se estes novos serviços oferecidos pelo Facebook vão se sobrepor aos seus concorrentes.
Em minha opinião, acredito que essa integração com vários serviços possa ser ruins em alguns casos e boa em outras. Já a ideia de estar em vários serviços e integra-los apenas se você quiser é muito interessante, da ao internauta mais liberdade para gerenciar as suas atividades. Por outro lado, ter várias ferramentas integradas facilita no controle de todas elas, principalmente se as usa para um mesmo objetivo.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis