Consumidores usam as redes sociais para fazer reclamações de serviços | Jornal Hoje

Postado sexta-feira, 11/02/11
Atualizado: quinta-feira, 12/04/12

Se você tem alguma reclamação de produtos/serviços recomendo procurar o Reclame Aqui ou diretamente um advogado. Obrigado pela visita :)

Hoje (11/02) o Jornal Hoje exibiu uma matéria sobre o uso das redes sociais por consumidores para reclamar de serviços, produtos e empresas que estão sendo “atacadas”. A matéria mostrou dois casos de pessoas que conseguiram o que queriam após desistirem do sistema de atendimento ao consumidor padrão e partir para as redes sociais. Um dos casos é do Não é uma Brastemp icone url Consumidores usam as redes sociais para fazer reclamações de serviços | Jornal Hoje, onde o consumidor que foi “enganado” por diversas vezes, resolveu usar o Youtube para reivindicar os seus direitos.

Muito interessante que a matéria mostra como é extremamente importante que as empresas estejam atentas e sejam rápidas e “humanas” nas respostas, mostrando que é importante o uso de profissionais focados nesta área.

Confira a matéria no site da Globo através deste link:

Confira o vídeo da matéria diretamente no site da Globo icone url Consumidores usam as redes sociais para fazer reclamações de serviços | Jornal Hoje

Atualização:
Algum tempo depois o vídeo já estava no Youtube, aqui está:

Confira também outra matéria do Jornal Hoje sobre as redes sociais e as empresas:


  • gumercindo f lima
    comprei um aparelho celular nas lojas magazine luiza , mais quando cheguei em casa fui ver que o teclado do celular ,os numeros é tão pequeno que para enchergar é so´com uma lupa, voltei a loja para trocar o aparelho ,então a gerente me disse que não podia trocar pois, minha impreçoes digitais ja estava no aparelho,não sei o que eu faço pois não enchergo os numeros ,e aloja não troca ,e ainda me fizeram .acinar um seguro de 87 reais ;tenho 72 anos dice para ela ,e ela dice isso não importa;
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Nesse caso você deve procurar os direitos do consumidor. Boa Sorte.
  • Romeu
    comprei na COMPRA DIRETO DA CHINA, mas nunca recebi o produto, esse site é uma picaretagem. Não comprem dela. 
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Esse é um grande problema de comprar online, sempre tem que conhecer bem.
  • Jussara
    comprei um celular pelo site do magazine Luiza em setembro este veio com defeito e até hoje eles não me mandaram um novo, olha que já estamos em dezembro e já paguei a primeira parcela.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      O atendimento ao cliente ainda é muito complicado no Brasil.
  • jeffeson
    comprei um celular pelo seite da mptudo e ja faz 50 dias e ainda não chegou ja tentei falar com eles mas o telefone esta fora do ar ja mandei varios emails e não tive resporta e um absurdo com o consumidor.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      É complicado mesmo. Essa questão de compras online sempre deve ser feita com muito cuidado.
  • Ivanlacerda73
    Fui abordado na rua por uma vendedora da OI que me ofereceu uma linha de internet,falei que não   tinha interesse no momento,então ela sugeriu que fizesse um cadastro sem compromisso caso mudasse de ideia,foi aí que fui enganado,pois forneci meus dados inclusive CPF,ela falou que a OI ligaria pra mim para saber minha decisão,enfim nunca foi contactado,nunca disse que queria o serviço,nunca recebi esse serviço,mas as faturas começaram a chegar em meu endereço,tentei ligar varias vezes pra OI, mas não conseguia contato por conta de uma secretária eletrônica,que não passava a ligação,quando enfim consegui o atendente disse que não era do setor dele e que não podia ajudar,hoje estou sendo cobrado(inclusive ameaçado de ter o nome sujo ao SPC/SERASA)por um serviço não autorizado e pior inexistente,por favor me digam como proceder para entrar com uma ação de danos morais,obrigado.  Ivan Lacerda Jr.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Infelizmente não temos como ajudar neste caso, acredito que um advogado poderia lhe ajudar neste caso.
  • Cida
    comprei  uma tv de led e paguei a vista no ponto frio de pinheiros, o vendedor que me atendeu disse-me que em 10 dias minha mãe recebia esse produto lá em minas , pois já faz 15 dias e nada. Coitadinha está até hoje aguardando anciosa para assistir sua tv. Só para lembrar que quem tiver de comprar alguma coisa nessa loja tem de ter por escrito e registrado o tempo que vão entregar.
  • Elizabeth
    Fiz uma compra pelo Shoptime dia 02/02/2012. No dia 10/02 recebi a segunda Fritadeira  que nao funciona. Pedi o cancelamento dia 11/02 (menos de 24 hs), pois ja deu para perceber que esta fritadeira era uma porcaria. Dai começou a novela : No dia 11/02 falei com 2 atendentes do SHOPTIME que me disseram que viriam buscar a bendita fritadeira ate o dia 23/02. No dia 12/02 liguei novamente e foi dito tambem que viriam retirar o produto ate dia 23/02. No dia 21/02 liguei para conformar a retirada do dia 23/02, e e fui pessimamente atendida por uma atendente que grosseiramente confirmou a retirada dia 23/02. Mas claro que a retirada nao aconteceu no tal dia 23/02. No dia 24/02 liguei novamente e fui informada que a Ouvidoria entraria em contato comigo em ate 24hs para marcar a nova data. Claro que o contato nao foi feito e no dia 27/02 liguei novamente reclamando e a atendente disse que o setor responsavel vai entrar em contato comigo em ate 7 dias uteis para informar a data da retirada da fritadeira. Isto e um total desrespeito com o consumidor. Como pode o SHOPTIME fazer tanta propaganda na TV e nao fazer nenhuma questao de preservar o bom atendimento com o cliente? Sem falar no atendimento deles que é péssimo, os atendentes desligam a ligaçao na nossa cara. 
  • Eliana
    Efetuei uma compra no Fast Shop em 12/06/11 de um Desktop HP Pavilion p6745br. Em setembro/2010 começou a apresentar problemas para dar o boot, o computador ligava só após inúmeras tentativas. No dia 23/10/2010 fiz a reclamação via chat HP, que gerou o protocolo de atendimento 8054813050, foi o primeiro de vários protocolos, já foram feitos vários procedimentos, inclusive me foi enviado uma mídia, e também tive problemas sérios com esta mídia. O computador já foi para a assistência técnica e voltou com o mesmo problema, ficaram de me ligar para levá-lo novamente para a assistência técnica, mas não recebi telefonema algum, continuei com o problema de boot, cheguei a ligá-lo e desligá-lo por volta de doze vezes, para conseguir fazê-lo funcionar. O computador passou a apresentar problemas no drive de vídeo, ele simplesmente para de funcionar, e muitas vezes tenho que desligar e religar o micro novamente, para dar continuidade ao que estava fazendo. Está impossível continuar com o desktop nessas condições, afinal, comprei um aparelho de excelente qualidade, escolhi HP, por ser idônea, mas confesso estar decepcionada com a assistência técnica. Liguei novamente para o suporte técnico da HP, gerando número de protocolo 8058078882, ficaram de me enviar uma nova mídia, espero não ter problemas com a mesma, e resolver definitivamente o problema de meu desktop, afinal, já se passaram seis meses, e nada foi resolvido! Eliana.
  • Gilbertosilvasantana
    pois eh como pode a philips lança um tv , e dis asseço  internet mas nao informa com quantos megas  e preciso para  asseçar  ,eu comprei  uma smart led de 40. so que tenho 2 megas por isso nao vejo video isso e uma vergonha  brasil
  • Rafael
    Comprei um carro no ESPACO LEILOES DE BETIM dia 28-01-12 e ate hoje 25-04-12 apos 87 dias o recibo ainda nao esta disponivel. Isso é um absurdo, paguei o valor a vista e nao posso vender o carro pois nao tem recibo. o prazo da empresa responsavel pelo leilao ja venceu a dias atras.
    NUNCA COMPRE CARRO OU MOTO NO ESPACO LEILOES DE BETIM.
  • Élida
     Boa
    tarde,Quero deixar clara minha indignação com o cartao credicard
    universitario, sou universitario, sem pendencias no spc ou serasa e fui
    informada que não posso faze-lo pois tenho mais de 40, que tipo de
    criterio e usado para conceder um cartão ? idade, acho isso uma falta de
    respeito — em
  • alex sandro
    boa noite comprei um fiesta 12-12 a 4 meses atras e esta dando problema na embreagem do carro que esta com 7 mil km agora ja levei na concessionaria mix carrão aonde comprei 2 vezes o consultor informou que o problema do barulho da do carro esta no cambio e que eu não sou o primeiro a reclamar mas ja foi encaminhado ao departamento tecnico da ford afirmando que este barulho e um problema caracteristico do carro e que não ia ser mexido por que a garantia não iria cobrar por ser mal uso do veiculo,mais como se eles se quer abriram o cambio do veiculo para fazer uma analise ja que o consultor Joel da concessionaria me informou que não foi desmontado o cambio por que a ford não autorizou e avisou que a garantia não iria cobrir este tipo de serviço, e me informou que caso fosse aberto o cambio do carro eu teria que pagar do meu bolso esta manutenção do veiculo, enttão eu pergunto para que garantia de 1 ano
  • Gerusia Dias Maranhão de Paula

    Recebi da
    Empresas Belíssimas Comercio Indústria e Serviços LTDA

    Av. Mato
    Grosso, 2733 – Vila Célia Jardim dos Estados

    79020200 – Campo Grande – MS

    CNPJ:
    01.316.087/0001-73/ I.E: 28.295.540-02

    Os
    serviços(s) abaixo descritos:

    Os quais se
    constituem: Projeto e Moveis sob medidas

    São:
    Dormitório de casal, dormitório de visita em L e cozinha, sendo todos

    MDF cor branca

    Financiado
    pela Financiadora: AYMORÉ CREDITO FINANCIAMENTO E INVESTIMENTO

    CNPJ:
    07.707.650/0001-01

    OBSERVAÇÃO

    Ø MEDIDAS:

    ü REALIZADAS PELO
    PROJETISTA E CONFERIDAS PELO MARCENEIRO:

    ü
    Quase
    todas as medidas houve erros.

    Não é possível saber quem errou nas
    mesmas!

    Ø
    No primeiro dia da montagem:

    Montador e um ajudante! Ótimo!
    Tudo nos conformes!

    O transtorno veio depois!

    ü
    Fiquei
    sem luz e sem ventilador!

    ü
    A
    mesa do Monitor ficou acima da minha cintura!

    Ø
    Fazendo
    observação!

    ü
    A
    altura foi diminuída!

    ü Conseqüentemente vieram
    remendos!

    Ø
    Sem
    perceber e notando somente depois outro erro.

    Ø
    A
    parte em que fica o teclado, estava presa, não tendo condições de uso!

    Ø
    Outra
    Reclamação!

    ü Outro remendo!

    Segunda montagem:

    Ø
    Quarto
    do casal:

    Ø
    Nesse
    armário, o profissional que antes viera como auxiliar do montador foi quem fez
    a montagem!

    Ø
    O
    montador foi o auxiliar do mesmo!

    Ø
    Esse
    armário teria ficado com a parte de trás do guarda roupa, onde ficam as
    gavetas, horrível!

    Ø
    Porque
    Foi serrada!

    Ø
    Se
    eu não tivesse a curiosidade de retirar as gavetas!

    Não
    ficaria sabendo de tais condições!

    Ø
    Como
    conseqüência dessa parte danificada!

    ü Mais
    remendos!

    ü
    Nesse
    mesmo armário os parafusos foram mal tachados!

    ü
    Acham-se
    buracos sem usado e abertos ou tampados com massas!

    ü
    Também
    os parafusos não ficaram uniformes em uma parte e estão estufados!

    ü
    Um
    cantinho do guarda roupa quebrado e remendado com massa!

    Ø TERCEIRA MONTAGEM

    ü Cozinha: Essa foi uma calamidade!

    ü Paneleiro faltando divisória, faltando
    espaçoso de rodo e de vassouras esta constando no projeto!

    ü Não havia notado isso!

    ü Não observando, gastei, mas uma vez,
    colocando divisórias!

    ü Onde já se viu paneleiro sem divisória!

    ü Furos abertos ou tampados com massas.

    ü Cantoneiras faltando capas.

    ü Armário da pia ficou pequeno e espaço sobrando!

    ü Conseqüentemente outro remendo!

    ü
    Furos
    abertos ou tampados com massas.

    ü
    Cantoneiras
    faltando capas e parafuso mal tachados.

    ü Armário da pia ficou pequeno e sobrando
    espaço! Outro Remendo!

    ü
    Gesso
    da cozinha danificado!

    Qualidade; Satisfação do Cliente,
    Serviços.

    É fundamental compreender que atender o
    cliente com

    qualidade
    não se resume em tratá-lo bem, com cortesia. (Abertura do Contrato: interesse
    excessivo!)

    Mais do que isso, atender com qualidade
    significa acrescentar benefícios a produtos e serviços, objetivando superar as
    expectativas do cliente.

    A qualidade do serviço é importante.

    É uma
    das formas de sobrevivência da empresa.

    As empresas têm que investir
    sucessivamente em treinamento, capacitação, etc., fornecendo cursos,
    criando oportunidades para seus colaboradores, investindo em seu
    cliente interno, para obter a qualidade no atendimento ou em
    serviço, porque um funcionário desmotivado ou despreparado
    pode retardar o objetivo central da empresa que é a busca da satisfação
    do cliente.

    Ø
    FUI
    MUITO BEM ATENDIDA ATÉ FECHAR O CONTRATO.

    Ø
    DEPOIS
    DISSO, FICOU TUDO POR CONTA E RESPONSABILIDADE DO MONTADOR

    ü
    Medidas
    erradas!

    ü
    Falta
    de assistência e acompanhamento nas montagens por parte dos responsáveis!

    ü
    Mão
    de obra não a altura empresa!

    ü
    Falta
    de interesse em saber a minha satisfação, mandando o Termo de recebimento pelo
    montador!

    ü
    Sendo
    que o contrato foi realizado por um dos responsáveis.

    Obs.:

    Ø
    Um
    dia liguei para a empresa pedindo acompanhamento nas montagens!

    ü
    Responderam-me,
    que deixasse o montador fazer o serviço, ai então, eu receberia um termo onde
    poderá listar os devidos reparos!

    Ø
    Não
    adianta mais, bem ou mal, está tudo pronto.

    Ø
    Aparentemente
    ficou ótimo!

    Ø
    Fecham-se
    as portas e tudo ficou camuflado!

    Ø
    Em
    fim!

    Ø
    Fiquei
    muito decepcionada!

    A prestadora de serviços disseminou junto a minha pessoa uma imagem de
    empresa que deixa a desejar no atendimento aos seus clientes.

    Tenho certeza que vai ficar por isto mesmo, eles não
    vão me atender para solucionar esta pouca vergonha que eles me fizeram o que
    interessa a eles é pegar o nosso dinheiro e não estão preocupados para deixar
    os seus clientes satisfeitos.

    Gerusia Dias Maranhão de Paula

  • Luis Carlos
    Em 20/09/2012 efetuei o pagamento de um boleto do cartão de credito da minha esposa, administrado pela Pernambucanas Financiadora s/a; efetuei o pagamento a maior em R$ 666,00 logo em seguida percebi o erro, liguei para o banco Bradesco que não podia fazer nada, entrei em contato com a Pernambucanas Financiadora que disse que eu teria que aguardar 72 hora com protocolo 10342678, liguei novamente em 24/09/2012 e pediram para aguardar 5 dias uteis com protocolo 10359458, liguei em 01/10/2012 a atendente Miriam me informou que o deposito foi devolvido pelo banco porque a agencia não estava correta, mentira o codigo da agencia e o mesmo que ela me confirmou e pediu para aguardar mais 5 dias uteis com protocolo 10390590, liguei em 05/10/2012, com a mesma atendente Miriam que me informou que o processo esta em adamento e tenho que aguardar porque a culpa não e da empresa.
    Um descaso com o ser humano, com o consumidor.
  • Edenilson biolchi
    Em 2011 compramos um moldem da vivo,um serviço péssimo além de tudo o valor era R$89,90 mas nunca veio esse valor sempre R$136.00 ou 140.00, interopemos o pagamento,depois de 8 meses com o nome no spc,liguei pra que pudéssemos fazer um acordo,aceitaram porém já fazem 9 dias que estou esperando o boleto pra fazer o pagamento e até agora nada,e olhe que era pra mandar via Email ligo todos os dias e todos o dias a mesma coisa,daqui duas horas você recebe.Agora todos de minha familia ou amigos que forem comprar algum produto da vivo eu mostro o que ta acontecendo comigo.Eu sóquero fazer o pagamento só isso.
  • Ricardo
    Quanto desrespeito.

    Nem sentimos vontade de escrever, mas algo precisa ser feito.

    Contratamos a SulAmérica Auto e no sinistro estaríamos seguros, certo? ERRADO!!!

    Após deixar o veículo no estabelecimento INDICADO por eles, dia 01/out/2012 e receber e-mail no dia 02/out/2012 informando que os reparos JÁ tinham sido iniciados e deveria concluir em 30/out/2012, ligamos no dia 05/out/2012, na Chevrolet, para verificar se poderiam reduzir o prazo.

    Começou a mostra de incompetência: eles sequer haviam recebido a liberação para o início dos serviços.

    Comunicamos à corretora, a qual imediatamente o fez à “pseudo”- empresa SulAmérica Auto; obtivemos o retorno da corretora, informando ser deles a gestão e que já havia sido estabelecido o contato. Resignamos-nos a aguardar – levar crianças à pé para a escola, garoa, sol, colo; ônibus abarrotado para o serviço, etc.

    Dia 29/out/2012, procuramos a Chevrolet para saber se já haviam finalizado e NOVAMENTE informaram que ainda não haviam recebido a tal liberação; até concordo que a Chevrolet é extremamente incompetente também, pois ficar com o carro parado, mesmo depois de alertado por nós, todavia a responsabilidade do processo é da SulAmérica Auto (ou deveria dizer Baixo, devido ao péssimo atendimento?).

    Mesmo afirmando novamente que não precisaríamos nos preocupar, confirmamos com a Chevrolet.

    Precisamos viajar hoje, 01/nov/2012, e questionamos a SulAmérica Seguros da providência de um veículo.

    Ligações? Rafaela, Priscila Araújo, Bernardete, Denise, Supervisor Rodrigo, Analista Liliane, Gerente Márcia, num enrolar sem fim e INFELIZMENTE sem resolução. A última, 18h15, gerente Márcia, disse que dependeria de um tal coordenador que já não estaria por lá, e foi isso.

    É como se dissessem: foram BOBOS e caíram em nossa ARAPUCA SulAmérica? Agora virem-se! Fiquem em casa e não viajem, ou arquem com o custo de nossa incompetência e paguem do bolso de vocês mesmo – e imaginam as gargalhadas, quá, quá, quá.

    Se puder, alerte tua rede social.

    Nós vamos sair agora atrás de um transporte de São Paulo para Marília (+ de 400 km) com a certeza de NUNCA MAIS CONTRATAR A SULAMÉRICA.

  • edion
    O ponto de promoção prometeu enviar o meu produto [ celular lg c333 no dia 10/05/2013 ] Não enviaram nada são uns mentirosos entrei em contato por telefone eles não respeita o consumidor olha que paguei caro arrependi de fazer esta compra nesta loja virtual e uma merda não sei oque fazer para que eles resolve o meu problema eles prometem e não cumpre oque falam o pedido e 56631 [email protected] não respeita ninguém