Nem sempre a mesma estratégia funciona duas vezes.

O marketing digital é o uso de ferramentas digitais para, de forma estratégica, as empresas atingirem um público-alvo que esteja acessível através de alguma dessas ferramentas.

Como qualquer outro tipo de marketing a análise, planejamento e mensuração são fases extremamente importantes para o sucesso de qualquer campanha dentro do marketing digital.
Notice: WP_Query foi chamado com um argumento que está obsoleto desde a versão 3.1.0! caller_get_posts está depreciado. Utilize ignore_sticky_posts no lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 4023

A necessidade do planejamento aumenta a chance da ação cumprir seus objetivos, mas não garante que o consiga. A estratégia escolhida para cumprir determinado objetivo deve ser bem estudada e não é igual para todas as ações. Em alguns casos repetir uma ação já feita por outra empresa, ou mesmo concorrente, pode até dar certo, mas com certeza não vai oferecer tanto resultado como uma ação bem planejada. A estratégia deve ser estudada e criada conforme as necessidades do cliente, é de suma importância haver uma análise sobre o mercado, concorrentes e desenvolver a melhor forma de a empresa obter o retorno esperado.

As empresas são diferentes, suas estratégias, objetivos e necessidades são diferentes, então por que deveriam ter a mesma estratégia? O planejamento é único e deve ser reavaliado e refeito em cada nova ação, mesmo se tratando da mesma empresa. Por conseqüência é normal alguns objetivo serem os mesmo entre empresas, ou mesmo em ações de uma mesma empresa, mas a realidade do mercado, posicionamento de concorrentes, orçamento e ferramenta disponíveis vão variar a cada novo passo.

Ao contrário do que alguns possam pensar, uma estratégia semelhante dificilmente funciona da mesma forma com duas empresas, pelo menos não da mesma forma. Só porque o seu concorrente usa Orkut não quer dizer que para a sua empresa funcione do mesmo modo.

Lembre-se de que toda ação tem uma reação e o planejamento, controle e mensuração de uma ação,  tornam a ação mais segura, ao mesmo tempo em que já deixam a empresa mais preparada para possíveis reações.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Isso é muito certo. A exposição de cases de sucesso é interpretada por muitos profissionais como uma oportunidade de percorrer um caminho conhecido e, portanto, seguro, quando na verdade esses bons exemplos devem servir para estimular o pensamento criativo para outros caminhos!
    🙂

    • Exatamente! O meu objetivo com este post era justamente trazer isso, de que só porque deu certo para alguém, não quer dizer que vá funcionar para todos. Os bons exemplo servem para ser seguidos e não copiados.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831