Não importa se você está no celular. Não adianta sair do Facebook. A publicidade vai atrás de você.

Durante a conferência de marketing do Facebook, realizada em Nova Iorque, além do anúncio do novo visual das páginas, o Facebook também trouxe diversas novidades em relação aos espaços publicitários dentro da rede social. Além dos formatos que já conhecemos, agora vamos ter publicidade no “News Feed” em dispositivos móveis, como já era esperado, e também na tela de saída da rede social (pera aí, o Orkut já não faz isso?).

Anabolizando as suas publicações com o “Reach Generator“:

Sabemos hoje, através de pesquisas, que cerca de 17% dos seus fãs recebem uma mensagem na sua página inicial, ou seja, uma publicação importante pode acabar sendo ignorada por uma base importante dos seus usuários, não é mesmo?

Para ajudar nessa parte, o Facebook está lançando agora o “Reach Generator“, ou para entender melhor, podemos traduzir (com um pouco de humor) como “anabolizantes de publicações“. Neste formato você poderá, assim como nas “Histórias Patrocinadas“,  escolher uma publicação da sua fan page e dar mais destaque a ela, a diferença entre os formatos é que uma aparece nos espaços de anúncio, no “Reach Generator” irá aparecer no “News Feed” do usuário. Isso mesmo, junto com todas as outras publicações, mas identificado como pago, é claro.

Segundo informações durante a conferência, o objetivo deste formato é entregar a mensagem destacada a cerca de 75% dos seus fãs em +/- 1 mês de investimento.

Ah, este formato estará disponível para dispositivos móveis também.

Publicidade mobile no Facebook finalmente chegou:

Este era o assunto mais esperado, mas também o mais óbvio. Com tanta gente questionando porque não havia qualquer tipo de publicidade na versão mobile da rede social, era mais que esperado (quase certo, para ser sincero) que ainda este ano iríamos ver a publicidade na rede social chegar aos dispositivos móveis também.

A novidade, que é basicamente a mesma coisa que os “Promoted Tweets”, que também chegaram aos dispositivos móveis nos últimos dias, vai aumentar e muito a receita em publicidade da empresa, já que estima-se que mais da metade da base de usuários ativos navegue através de dispositivos móveis dentro da rede social de Mark Zuckerberg.

O “logout banner”, já conhecido do Orkut:

Um formato que pegou a grande maioria de surpresa foi o “log out banner“, que é um formato bem específico e que pode gerar muita interação com o usuário por ocupar boa parte de sua tela em um local onde não há praticamente nenhuma outra distração. O formato pode atingir, segundo a empresa, mais de 35 milhões de pessoas que apertam o “Sair” da rede social todos os dias.

O formato não é nada inovador, já existe no Orkut a um bom tempo:

Os cupons não estão mortos!

Outro anúncio que ganhou bastante destaque na mídia foram os “cupons”, resquícios da “era das compras coletivas“, que esfriou bastante nos últimos meses.

Empresas (por enquanto apenas dos EUA) poderão criar em suas fan pages (e também divulgar através de “Histórias Patrocinadas”) cupons de desconto/promoções. Os consumidores poderão resgatar os cupons através de email e/ou dispositivos móveis para validar a sua compra.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

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