Mudanças no Gmail: Um novo desafio para o E-mail Marketing

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As recentes mudanças na caixa de entrada do Gmail apresentam uma série de desafios para os profissionais do E-mail Marketing. A seguir gostaria de discutir alguns pontos sobre o impacto que essas modificações podem ter em sua campanha. Não deixe de ler!

A Nova Caixa de Entrada do Gmail

A nova caixa de entrada do Gmail está gerando dores de cabeça nos especialistas de E-mail Marketing de todo o mundo. Houve uma série de modificações na forma de categorizar o e-mail que chega, subdividindo a caixa de entrada nas seguintes categorias:

Principal

Esta aba agrupa os e-mails enviados por nossos amigos, familiares e contatos principais.

Social

Aqui receberemos notificações e e-mails provenientes das diferentes redes sociais das quais participamos.

Promoções

Essa é a aba da discórdia. A ela estão sendo direcionados os e-mails promocionais e newsletters que são enviados ao nosso e-mail. Por sua vez, Gmail está também incluindo nesta aba promoções e publicidades próprias.

Fóruns e Notificações

A primeira incorpora conversações grupais e participações em fóruns. A segunda inclui avisos relacionados a compras e transações realizadas recentemente. Ambas se encontram desativadas por padrão.

Como essa Mudança Afeta o Desempenho de Nossas Campanhas?

Segundo um estudo (em espanhol) realizado recentemente pela organização argentina AMDIA, o deslocamento das campanhas de  E-mail Marketing da aba Principal para a aba Promoções gerou uma diminuição da taxa de abertura (confira no gráfico abaixo).

Mesmo que isso não pareça ser somente um detalhe, há que se ter em conta que o impacto não seria drástico, uma vez que estaríamos falando de menos de 1 ponto percentual. Temos que esperar para saber como essas mudanças realmente influenciarão os resultados de nossas campanhas.

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Aba Promoções: Uma Perspectiva Otimista

Se olharmos de uma forma positiva, a caixa de entrada do Gmail representa mudanças úteis. Por que?

  • Filtros Anti-Spam: evita que a nossa campanha seja classificada como spam por engano, como acontecia muitas vezes, e a mantém dentro do raio central de visibilidade do usuário, impedindo que seja enviada para a pasta Spam e colocada no mesmo nível de e-mails enviados sem a permissão do usuário.
  • Conteúdo Relevante: reafirma a importância da geração de conteúdo relevante, personalizado e adaptado às necessidades e interesses de nossos cadastrados.
  • Marketing de Permissão: confirma o peso de que para Google é importante que exista uma permissão explícita do cadastrado para o recebimento do e-mail.

Como reposicionar a nossa campanha de E-mail Marketing na Aba Principal?

Essa é sem dúvida a pergunta que muitos fazem hoje em dia. Embora ainda não se haja encontrado a saída ideal para facilitar esse processo, existem as seguintes alternativas para induzir o seu cadastrado a que modifique as suas configurações:

  • – Que mova manualmente o nosso e-mail da aba Promoções até a Principal.
  • – Que marque o nosso e-mail como destacado (ativando a estrela amarela) e opte para que apareça em Principal.
  • – Que desative a aba Promoções (o qual parece um pouco utópico) para que desta forma todos esses e-mails se redirecionem à aba Principal.

Conclusões

Por agora o panorama é incerto. Devemos esperar um pouco mais para poder tirar melhores conclusões sobre o impacto que esta medida possa chegar a ter em nossas campanhas. De qualquer forma, espera-se que apareçam formas muito mais simples e automatizáveis para facilitar com que os cadastrados façam a opção por incluir nossas mensagens na aba Principal.

Enquanto isso sejamos otimistas e mais do que nunca apostemos em um conteúdo de qualidade (personalizado e segmentado) e no marketing de permissão. Dessa forma conseguiremos fidelizar o nosso público-alvo e maximizar a taxa de abertura de nossos envios.
O que você opina a respeito disso? Você está otimista ou pessimista em se tratando dessas mudanças? Eu recomendo DopplerVirtual TargetMail Sender e MailChimp para as suas campanhas de E-mail Marketing!

PUBLICADO POR

Renato Silva Rodrigues

Renato é Country Manager de Doppler e Lander, graduado em Comunicação Social pela UNESP e estudante de pós-graduação. Conhecido também como Rena ou Hanish, sabe muito de E-mail Marketing e Landing Pages, além de ser apaixonado por música, churrasco, comunicação, cerveja, futebol e cinema!

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Felizmente a ferramenta da BenchmarkEmail é uma dessas que não está sendo encontrada na aba de “Promoção”, e sim da Principal.
    Belo artigo! Com uma empresa que traz uma boa entregabilidade, não há erro!

    • É muito bom poder contar com boas ferramentas, como Doppler, Benchmark entre outras. Obrigado pelo elogio! Um abraço!