Mobile Payment: Pagamento através do smartphone ainda é promessa no Brasil. #cirandablogs

pagamento-movel-cartao-credito

O pagamento através de dispositivos móveis tem sido uma das grandes promessas para o mercado mobile já faz tempo. Diversas startups já criaram diferentes métodos de pagamento através de celulares, smartphones e tablets. Há também iniciativas de grandes empresas, como Paypal – que vem testando diferentes formatos de pagamento móveis – e também redes como Starbucks e McDonald’s, que também testam diferentes formatos de pagamento através destes dispositivos.

Enquanto lá fora este mercado está super aquecido, com propostas inovadoras surgindo todos os dias, no Brasil ainda estamos em uma fase embrionária, onde empresas do exterior não têm interesse de entrar, pequenas startups surgem, mas têm pouco apoio, e grandes empresas nacionais firmam parcerias com foco neste mercado.

Este tipo de utilização do smartphone para pagamento ainda é uma grande incógnita, pois está longe de ser definido alguma tecnologia padrão. Enquanto isso não se define, diversas empresas surgem trazendo soluções inovadoras, usando desde NFC, bluetooth, SMS, WiFi, QrCode, som… Sim, até por som.

Enfim, existem centenas e talvez até milhares de soluções para os pagamentos móveis, mas no Brasil nós estamos muito longe de ver este tipo de ferramenta em nosso dia-a-dia.

Mas como andam os pagamentos móveis no Brasil?

No dia 20/05/2013 foi publicado no Diário Oficial da União a Medida Provisória 615/2013, que é o inicio do processo de regulamentação desta prática. Apesar de ainda ser muito abrangente, a MP (Medida Provisória) delimita os responsáveis pela fiscalização deste tipo de transação financeira e também impõe algumas regras a esta atividade. Atualização: No dia 11/09 a Medida Provisória foi convertida em Lei pelo Senado e aguarda sanção presidencial.

Enquanto isso, algumas empresas nacionais já trabalham em ferramentas voltadas a este mercado. Entre as empresas, estão os principais bancos e operadoras, que juntas fazem experimentos usando diferentes tecnologias e testam o que pode ser uma das soluções definitivas para um futuro próximo.

As soluções são várias, mas ainda falta os dois pontos mais importantes para o funcionamento deste tipo de tecnologia, a adoção das empresas e as ferramentas certas para a população. Apesar de ser muito comum ver pessoas com smartphones, devemos lembrar que a penetração deles ainda está muito longe dos 50%. E mesmo que você tenha um smartphone com NFC, você não vai se interessar em usar enquanto diferentes estabelecimentos não oferecerem a possibilidade de uso. Para quem está acostumado a pagar com cartão de crédito, sabe que mesmo estas máquinas têm pouca manutenção e conexões ruins de internet, o que piora bastante o serviço; agora imagine como seria com uma tecnologia que use SMS, bluetooth ou mesmo o NFC. Exato, é muito complicado.

O mais importante é ver que bancos e operadoras estão interessados de verdade neste mercado, trazendo investimentos, testes e experimentos diversos. Espero que surjam diferentes startups nacionais que invistam neste mercado, pois apenas desta forma vamos trazer inovações significativas para este mercado e quem sabe conseguir conquistar os pequenos e médios varejistas.

Existe algumas iniciativas nacionais, como o Vappt e o Paggo (ambos da mesma startup).

Você conhece ou usa algum serviço de pagamento móvel atualmente? Conte a sua experiência!

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831