Minhas rápidas opiniões sobre Google+. Quer um convite também?

Ontem no final da noite o nosso seguidor @renatosiqueira me enviou um convite para o Google+, confesso que estava ansioso para ver todas as funcionalidades que mostramos no post “Tudo sobre o Google+“, agora além de conteúdo quero trazer opiniões mais fortes sobre o uso da ferramenta.

Lembre-se que esta é apenas a minha opinião usando o serviço durante nem um dia ainda, aproveite que existem bastante convites circulando por aí para acessar e tirar as suas próprias conclusões sobre o serviço.

Visual:

Desde sempre o Google optou por utilizar em seus serviços um visual clean, sempre valorizando o uso do branco em combinações com as cores básicas que vem de seu logo. Desta vez não foi diferente, o visual dele é super clean e muito bonito, realmente fizeram ótimo trabalho.

Usabilidade:

A usabilidade eu achei boa, apesar de ter um interface realmente muito semelhante ao Facebook, ele consegue ser ainda mais simples que a rede social do Zuckerberg e por isso eu achei mais fácil de navegar. Em apenas 10 minutos eu já tinha usado e dominado o uso de todas ferramentas do serviço, sem precisar correr muito atrás de como fazer as coisas que precisava.

Tela principal do "Google+ Sparks"

Tela principal do "Google+ Sparks"

Estrutura Técnica:

Como estamos falando da Google não poderíamos esperar nada mal programado, obviamente. Acontece que a minha expectativa nesse sentido era muito menor, porque o Google conseguiu fazer um ótimo trabalho com as mais modernas ferramentas da web para que a interface conseguisse ser clean, mas ao mesmo tempo ser completa e visualmente atraente para qualquer pessoa.

Confesso que vi um problema na questão das notificações, que quando recebi muitas algumas começaram a não abrir direito, nada que não seja consertado com o tempo.

As notificações:

As já conhecidas notificações do Facebook também foram trazidas para o Google+, mas com a diferença (que na minha opinião foi a grande sacada do Google) é que as notificações não são simples avisos do que aconteceu, mas são objetivo interativo. Ou seja, você vai poder comentar ou responder um comentário sem precisar ir até a página, tudo através da notificação.

E para empresas, há espaço?

Infelizmente eu acho que não há, pelo menos por enquanto. Não consegui ler as políticas do Google+ ainda para saber como vão ser tratadas as posições de perfis jurídicos dentro do Google+, mas mesmo que seja possível, não tenho certeza se está será uma experiência útil para as empresas, já que sua empresa provavelmente vai parar no círculo “empresas chatas que me adicionam nas redes sociais”.

O Google+ é muito focado em relacionado social mesmo, por isso acho que para empresas utilizarem esta plataforma vai ser um caminho um pouco mais complicado.

O Facebook deve se preocupar?

Acho que o fato de ser um grande nova rede social chegando, deve sim se preocupar. Mas não acredito que as pessoas vão migrar tão rápido e mesmo que o façam, não será integralmente. Ou seja, o Facebook ainda tem bastante tempo para se preparar e tentar melhorar a sua ferramenta para que não perca clientes usuários para o Google+.

Mas devemos lembrar que o Facebook esta em processo de crescimento e expansão constante, com certeza essa nova rede social do Google, com muito mais foco em privacidade, pode ser uma grande dor de cabeça para a expansão comercial e social do Facebook pelo mundo.

E a integração com os outros serviços Google, é boa?

Na minha opinião elá está muito boa sim, pois a barra de notificações e compartilhamento vai estar disponível em praticamente todos os serviços Google, o que com certeza facilita a integração sua com os seus círculos de amigos/conhecidos.

Tela inicial do Google+ no Android

Tela inicial do Google+ no Android

Compatibilidade a mobilidade!

O serviço foi lançado já com aplicativo no Android para ser baixado. Eu baixei no meu celular e consegui usar o suficiente para perceber que ele segue a mesma linha bem produzida e com visual muito atraente do que podemos ver na versão para desktop. A versão mobile dele, sem ser através de aplicativo, também é muito eficiente e segue a mesma linha visual.

A empresa também já avisou que em breve o aplicativo para iOS será disponibilizado também.

Nesse aspecto o Google realmente deu “um banho” no Facebook, porque eu sinceramente nunca gostei muito do aplicativo do Facebook for Android ou mesmo de sua versão mobile.

 

Não esqueça de visitar nosso post “Tudo sobre o Google+” para saber melhor das novidades deste novo serviço da Google.

 

Não está no Google+ ainda? Se precisar de convite nos siga no @Midiatismo, espere ser seguido, mande seu email por DM e assim que possível vamos ver se conseguimos mandar convites ainda.

(Durante manhã de hoje a possibilidade de enviar novos convites foi bloqueada novamente, Google deve estar controlando quantidade para não ter problemas. Assim que abrirem de novo eu mando novos convites :])

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Por muito bom que seja, creio que a Google nunca vai conseguir alcançar o ponto de ser uma concorrência que destrone o Facebook da sua posição adquirida.
    Vieram já tarde demais para a corrida.

    • Também acho que ele vai ser muito complicado tirar o Facebook do lugar,
      ainda mais pelo fator de que o Facebook já está “muito conectado” na
      internet, existem diversas aplicações e marcas investimento muito nele, por
      isso acho que isto pode dificultar o caminho do Google+

      Acho que é possível, mas Google+ tem que trabalhar muito ainda.

  • Kellem

    O importante de ler o ponto de vista de outro é poder pensar além do nosso achismo particular. Bacana mesmo, gostei do artigo bem fundamentado!

    • Sim, bem lembrando Kellem. Por isso até pretendo fazer ainda (pelo menos)
      mais um texto sobre Google+, há bastante coisas para se explorar.

  • Eu tbm quero:
    [email protected]
    Se puder me mandar um convite agradeço muito

  • Milla Vilanova

    Eu tbm qro… já mandei a DM…
    Se puder mandar ainda seria ótimo… Abraços

  • Helberth

    Gostaria mt de um convite!

    @helberthk:twitter [email protected]

  • Rafael

    Parabéns pelo excelente post!
    Poderia me mandar um convite para o google+… se tiver bloqueado tenta da maneira indicada neste link:
    http://www.tecmundo.com.br/11146-saiba-como-entrar-no-google-mesmo-sem-convite.htm

    Abs,
    Rafael

    • Estamos tentando mandar através deste método para quem esta mandando nome e email por DM para o @Midiatismo 🙂


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831