Minha Pequena Marca na Web e o Marketing dentro do Instagram

O Instagram está na lista das redes sociais queridinhas e, junto do Snapchat, é um dos serviços que cresce mais rápido. Nos Estados Unidos, segundo dados do Statista, o Instagram é a rede social favorita dos jovens, com 33% dos entrevistados dizendo que o consideram a rede social mais importante. É interessante lembrar que, também com base em números dos EUA, mais de 60% dos usuários desta rede social tem entre 18 e 34 anos.

Enquanto isso, no Brasil, o sucesso do Instagram é semelhante. Há hoje 29 milhões de usuários brasileiros ativos mensalmente, tornando o Brasil o segundo maior mercado da rede social fora dos EUA. Este número é notável, já que 75% dos usuários dos Instagram estão fora de seu país natal.

Se você tem um smartphone, há uma grande chance de ter o aplicativo do Instagram instalado. A rede social de fotos, com um foco muito grande em fotógrafos, caiu rapidamente no gosto dos usuários leigos e hoje é um fenômeno. A sua compra pelo Facebook e a sua boa integração com a rede social foram e ainda são fundamentais para o sucesso da plataforma.

Se você tem uma marca, principalmente para aqueles que tem seu principal público-alvo com idade entre 15 e 30 anos, o Instagram deve ser pensado para uma estratégia em mídias sociais, talvez uma das mais relevantes. Não que seja obrigatório ter, mas você deve ao menos questionar a possibilidade.

O Instagram pode ser facilmente integrado a estratégia digital como ferramenta de marketing de qualquer empresa, mas se torna mais forte para empresas que tenham o apelo visual diversificado como principal estratégia, como lojas que trabalhem com vestuário (roupas, calçados, moda em geral) e alimentos (restaurantes, lancherias, etc).

Vamos revisar algumas dicas e sugestões para uma utilização eficaz do Instagram por marcas e empresas.

Linha Editoral

É essencial para qualquer estratégia em mídias sociais buscar uma linha editorial. Para quem já trabalhou com produção de conteúdo, sabe que a linha editorial é a “personalidade” que o conteúdo deve seguir. Uma revista de carros, por exemplo, pode ter como linha editorial apenas falar de carros antigos, apenas de mecânica ou mesmo falar sobre qualquer assunto relacionado a carros.

Para a sua marca, deve ser pensado algo semelhante. O que o seu Instagram vai oferecer exatamente de conteúdo para os seus seguidores? Dizer que irá publicar fotos e vídeos é a resposta óbvia. O que essas fotos vão ter? O que elas contam? Que tipo de conteúdo será?

Uma linha editorial bem definida ajuda o seu perfil no Instagram a ter uma identidade. Você não precisar ficar preso a um único tipo de conteúdo, mas ao seguir um estilo de conteúdo você se torna com mais facilidade a referência naquilo que está publicando e também tem uma ótima maneira de se diferenciar dos seus concorrentes.

Vamos usar como exemplo um café. Hoje em dia praticamente qualquer café tem uma conta no Instagram, mas o que você vai oferecer de diferente desses outros?

Algumas possíveis linhas editoriais de um café seriam publicar apenas fotos de clientes, apenas publicar fotos de novidades, apenas republicar conteúdo de seus seguidores, enfim, existem várias estratégias possíveis – lembrando que elas podem ser misturadas ou mudadas conforme o tempo passa.

Os perfil da @GoPro é semelhante em todas as mídias que a empresa está presente, sempre valorizando o conteúdo criado por seus usuários. Sempre que houver uma nova publicação no perfil, você saberá do que se trata sem precisar pensar muito. No outro exemplo abaixo, o @KitKatBrasil publica apenas vídeos bem humorados como estratégia.

 

 

Referências

Existem milhares de bons exemplos de instagrammers (nome dado aos usuários da rede social), portanto antes de começar a publicar, procure saber o que existe de semelhante ao que você pretende fazer para ter uma boa referência.

O que os seus potenciais seguidores seguem hoje e o que eles estão curtindo?

Aproveite a aba “Explorar Pessoas” para encontrar novas referências de perfis para seguir. Se você seguir perfis interessantes, com certeza terá boas recomendações nesta aba.

Aba "Explorar Pessoas", importante para encontrar novas referências

 

Qualidade Visual & Filtros

Uma rede social de fotos vive quase que exclusivamente da imagem. O conteúdo, descrições e comentários são importantes, claro, mas o apelo visual é fundamental. Se preocupe mais com o resultado final da imagem do que com o que aparece nela.

Ninguém nasce com dom de tirar fotos, há um conhecimento adquirido aí. Como conseguir tê-lo? Volte no item anterior, referências e veja como as pessoas tiram fotos legais, quais filtros usam e o que valorizam.

Nunca é tarde para ler sobre “Dicas de Fotografias”, principalmente “Fotografia Mobile” – fotografia usando um smartphone. Uma árvore pode ser fotografada de uma milhão de maneiras, procure o melhor ângulo.

Uma dica muito importante é exercitar essa habilidade. Entre em vários perfis para ter referências, procurar tirar bastante fotos de coisas diferentes e, quando for tirar, tire de diferentes ângulos e teste distâncias diferentes. É muito mais fácil escolher uma boa foto entre 100 do que entre 10.

Fique atento ao feedback dos seus seguidores. Quais fotos tem mais curtidas e comentários? Você sabe dizer porque elas tem mais ou menos interações? Faça esse exercício periodicamente e assim descubra quais fotos os seus seguidores consideram as melhoras.

Em relação aos filtros, segundo uma extensa pesquisa de Dan Zarella, do Hubspot, a publicações de fotos sem filtro tem o maior número de curtidas – Ou seja, você não é obrigado a utilizar filtros sempre!

A mesma pesquisa mostrou alguns outros dados interessantes sobre o visual das fotos. Fotos mais claras tem até 5x mais curtidas do que fotos escuras, assim como as fotos saturadas que apresentam resultados semelhantes em relação as dessaturadas.

Preste atenção nos três exemplos abaixo, @NuBankBrasil que sempre utiliza algum elemento roxo em suas publicações, enquanto o @MercadoLivre usa fundos no mesmo tom de azul e amarelo, brincando também com as miniaturas de suas fotos e por último o @KitKatBrasil com vídeos publicados especialmente na plataforma, seguindo uma identidade visual concisa.

Hashtags

Oriundas do Twitter, mas populares de verdade no Instagram. As hashtags são uma forma de adicionar categorias as suas publicações. As hashtags são clicáveis e também “buscáveis”, ou seja, você pode clicar em uma delas para visualizar outras publicações que compartilham da mesma categorização, assim como fazer buscas dentro do aplicativo por hashtags.

O limite de hashtags em uma publicação é de 30, mas você não precisa usar tantas tags assim em suas publicações. Segundo o Buffer, publicações que contém 11 hashtags possuem o maior número de interações.

Apesar de diversas pesquisas mostrarem que o aumento de hashtags está relacionado ao número de curtidas, cuidado para não utilizar hashtasgs demasiadamente, o uso excessivo e desesperado de hashtags pode demonstrar um certo amadorismo e desespero por seguidores, o que pode não ser benéfico para a sua marca (mesmo atraindo mais curtidas e/ou seguidores).

hashtags-no-instagram

A utilização de hashtags geralmente atrai novos seguidores e muitos bots, o que acaba trazendos seguidores de diferentes lugares do mundo. Usar as hashtags corretas com certeza atrairá muitos seguidores. Procure utilizar hashtags relacionadas ao seu negócio, isto atrai pessoas com interesses relacionados aos seus e, assim, conseguirá mais interações em suas publicações.

Busque no perfil de seus seguidores quais as hashtags que eles mais utilizam, então procure incluí-las em suas publicações. Se os seus fãs estão utilizando #verao ao invés de #verão, se adeque a linguagem deles. Utilize sites como o Websta para acompanhar quais são as hashtags mais usadas do momento.

Interações

Um ponto fundamental em qualquer rede social é a interação com os seguidores, portanto não deixe de responder os comentários que receber e, ainda melhor, procure interagir com seus seguidores curtindo e comentando nas publicações deles.

Na pesquisa de Dan Zarella, já citada anteriormente neste post, o uso da palavra “curtir“* e “comente“* aumenta o número de curtidas e comentários respectivamente. Ou seja, não tenha vergonha de pedir para as pessoas curtirem e peça comentários, isso com certeza ajudará no número de interações se for bem utilizado.

* Na pesquisa as palavras estão em inglês, “like” e “comment”

Faça uma lista das principais hashtags relacionadas ao seu negócio, assim você pode fazer uma busca por elas dentro da rede social e iniciar interações (curtindo e comentando) com usuários que a utilizam. Essa é uma ótima forma de divulgar o seu perfil e aumentar o número de interações.

Abaixo temos três exemplos de interações dentro da rede social, da @useLOLja publicando uma foto de uma cliente utilizando o seu produto, e os perfis do @Wunderlist e @Swiftkey respondendo a comentários de seus usuários.

Frequência

Com que frequência você deve postar? Não existe um limite, mas procure sempre estar publicando e interagindo com os seus seguidores se você pretende tornar o Instagram uma de suas principais ferramentas. Publique em diferentes dias e horários e identifique em quais deles há mais interações e comentários.

Você não só não deve ser ausente, publicando raramente você logo será esquecido, mas publicando demais poderá ser visto como chato. Comece publicando algumas vezes por semana e meça o retorno para ver como continuar.

Algumas redes sociais tem dias da semana que são mais populares, mas o mesmo não acontece no Instagram. Segundo o serviço TrackMaven, Quinta-feira é o dia com mais publicações, mas não há nenhuma grande diferença entre os dias quando comparamos o número de interações. Portanto não se apegue tanto a datas e horários.

Posting-Day-of-Week-Graph

Anúncios

anuncios no instagram

Nos final de 2013 os anúncios chegaram a plataforma, mas demoraram para ficar amplamente disponíveis. A implementação é gradual e já está disponível no Brasil, apesar de ter chegado por aqui  apenas em Abril de 2015. Os anúncios dentro da rede social são criados e gerenciados pelo “Facebook Power Editor“, a mesma ferramenta que é utilizada para os anúncios do Facebook, e seguem as mesmas regras visuais e editorias. Se você veicular a sua conta do Instagram a sua página, poderá gerenciar ambos anúncios pelo mesmo painel.

Além das publicações patrocinadas, como mostra o exemplo da @Edialog_BR abaixo, também há o formato não oficial de propaganda, como na publicação da @NerdStore_Oficial abaixo.

Sugestão da aplicativos para complementar

Para lhe ajudar a criar o melhor conteúdo dentro do Instagram para os seus seguidores, segue a lista de alguns aplicativos muito úteis para serem usados em conjunto com a ferramenta.

Layout from Instagram, aplicativo oficial da plataforma para criação de montagens e colagens de fotos. Disponível para iOS e Android.

Hyperlapse from Instagram, mais um aplicativo oficial da plataforma, desta vez para criar vídeos de hyperlapse para a plataforma. Disponível apenas para iOS.

Snapseed é um poderoso editor de fotos comprado pelo Google e que vai lhe ajudar a criar, corrigir e tirar o melhor de suas fotos. Disponível para Android e iOS.

Lightroom Mobile é a versão para celular/tablet do Adobe Lightroom, o mais poderoso editor/corretor de imagens disponível, disponível para Android e iOS.

Repost for Instagram é um aplicativo de terceiros que simplifica o ato de republicar uma postagem. Encontre publicações legais de seus seguidores e republique dando os devidos créditos. Disponível para iOS e Android.

Hootsuite, uma das mais famosas plataforma de gerenciamento de mídias sociais possui parceria com o Instagram e possibilita o gerenciamento de publicações, agendando posts e também facilitando o monitoramento de perfis concorrentes e hashtags interessantes. Disponível na web através do https://hootsuite.com/instagram.

Conhece algum outro aplicativo interessante para o Instagram? Deixe nos comentários!

Uma dica interessante, para quem não sabe, é que o Instagram para Android já disponibiliza o gerenciamento de múltiplas contas dentro do aplicativo oficial.

Outra recomendação é dar uma olhada no material do pessoal da RockContent, sobre Marketing no Instagram.

Aproveite para conhecer as outras publicações da nossa série #MinhaPequenaMarcaNaWeb.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail