Midiatismo 6 e o design responsivo.

Apesar de não ser programador, uma das minhas diversões é melhorar o blog, sempre. Já fazia bastante tempo que queria renovar o visual, deixar ele mais limpo, com mais conteúdo e mais moderno. Como você provavelmente já deve ter notado, o novo visual tenta cumprir estas tarefas.

Dessa vez eu mudei bastante coisa mesmo, mudei inclusive o framework. Até então eu usava como base para as minhas modificações o TwentyTen, o antigo tema padrão do WordPress. Agora, devido as necessidades que eu tinha, parti para um framework (uma “base”) de terceiros, mais especificamente da ElmaStudio. O tema original é o “Yoko”, caso alguém queira conferir, segue o link do demo: http://yoko.elmastudio.de/.

Por que eu escolhi o Yoko

Bom, uma das minhas únicas exigências quanto ao tema novo era que ele fosse responsivo. Para quem não sabe, tema responsivo é aquele que consegue se adaptar ao tamanho da tela, como já falamos um pouco neste post. O tema “Yoko” já oferecia isso, então tive apenas que fazer modificações e melhorias, mas a estrutura já estava pronta.

Como vocês podem ver (e testar), o Midiatismo agora tem um tema próprio e pronto para qualquer dispositivo. Sinta-se a vontade para testar em seu telefone, smartphone, tablet ou qualquer dispositivo que acesso a internet.

Aqui abaixo você confere uma pequena demonstração.

Imagem meramente ilustrativa. Clique para ampliar.

Um pouco sobre design responsivo:

O design responsivo é uma área que ganhou muito destaque nos últimos tempos justamente pelo fato de a internet estar migrando para diferentes dispositivos. Hoje você acessa os blogs através do seu desktop, através do smartphone e tablet, em breve o fará de sua televisão, de seu carro e do que mais você puder imaginar. Portanto, o design responsivo é uma resposta a isso, fazendo com que o layout de qualquer site já seja pronto para os diferentes formatos que podem existir.

Se você quer aprender mais sobre o assunto, recomendo estes dois textos do Smash Magazine:

Adopting A Responsive WordPress Theme Is More Than Install-And-Go

Designing For Device Orientation: From Portrait To Landscape

Encontrou um erro? Me avise!

Mesmo que não tenha sido feito do zero todas estas modificações e adaptações deram um imenso trabalho, portanto é possível que hajam erros, falhas e qualquer coisa que atrapalhe a sua navegação. Testei muitas vezes, diversos lugares, mas nunca sabemos o que nos espera por ai.

Portanto, caso você encontre alguma coisa que ache que pode ser modificada, melhorada ou corrigida, me avise através do @Midiatismo.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Pablo Pinheiro

    Parabéns Dennis ficou bem legal o novo modelo, olhando seus posts e tudo mais até agora não encontrei nenhum erro, mas caso veja algo por aqui, te aviso. Grande abraço e obrigado pelas informações sempre.

    • Eu que agradeço a visita e o comentário 🙂 ontem tive que corrigir alguns erros já, sempre aparece alguma coisa em grandes modificações 🙂

  • Olá Dennis ficou muito bom o novo visual do blog, adorei o modelo responsivo que respondeu muito bem aos aparelhos móveis.

  • Já tinha visto o beta, mas reforço minha opinião: ficou muito bom este template no Midiatismo. Parabéns!

    • O beta era segredo, haha. Mas obrigado 🙂 Mas não é um template pronto, deu trabalho mudar tudo que precisava, haha.

      o

  • Filipi Santana de Assis

    Eu sinceramente não gostei da coluna do meio. Retirando ela acho que ficaria ótimo.

    • Entendo. É uma opção de layout, a ideia é tornar o site mais limpo e com conteúdo mais acessível. Quem sabe um dia eu tento fazer uma opção para o usuário desabilitar ela 🙂

  • Héberson Sette de Almeida

    Dennis parabéns pelo tema do BLOG. Imagino o trabalho que deve ter dado e eu também nunca fui programador sempre trabalhei com redes de computadores e tenho um blog e já instalei o mesmo tema nele, justamente por ser responsivo.
    Sigo o teu blog, a sua fan page e o seu twitter, porque você posta conteúdo que agrega valor ao meu cotidiano. Continue sempre assim e que tenha uma vida longa e próspera para poder atualizar sempre os teus canais de comunicação com o seu público.

    • Obrigado Héberson 🙂 Realmente da bastante trabalho, mas algumas coisas ainda são interessantes de se fazer.