@Midiatismo, 36 meses depois.

Neste dia 27 de março, o Midiatismo completa três anos de existência. Apesar de isso significar que passaram apenas 12 meses desde o último aniversário do blog, para mim significa que já estou mantendo ele há 36 meses e, neste período, aprendi muita coisa. E algumas coisas que aprendi eu gostaria de compartilhar aqui.

Blogs não vão morrer, mas vão mudar muito

Quando eu criei este blog, já tinha tido pequenas experiências criando outros blogs que nunca foram adiante, mas ainda não pensava tanto sobre a realidade desta ferramenta. Em 2010, as redes sociais estavam em alta, foi um dos anos onde as pessoas depositaram mais fé nessas mídias, achando que o mundo dos negócios mudaria do dia para a noite graças a estas ferramentas. Hoje o mercado está um pouco mais “adulto”, sabemos da importância da ferramenta, mas entendemos que é mais uma entre várias, apesar de muito importante, de fato.

Confira também: Participe você também!

Em 2010 talvez as pessoas até pensassem que as redes sociais eram uma ameaça para os blogs, mas hoje temos certeza que elas mudaram os blogs, não os mataram. Este conceito de troca de informações mais rápido tornou os blogs mais dinâmicos, trouxe para o topo ferramentas como o Tumblr, que sempre foi um híbrido entre rede social e ferramenta de blog. Serviços como o Medium, que ainda não está aberto ao público, mas promete ser uma ferramenta de conteúdo ainda mais simples que o Tumblr, promete muito.

Mas, além da ferramenta, as redes sociais mudaram outro aspecto fundamental da existência dos blogs: os comentários. Muitos dizem – e eu concordo, em parte – que é nos comentários que o post realmente se aprofunda, mas essa afirmação tem cada vez menos força, já que a tendência global é de diminuição do número de comentários. Onde as pessoas estão? Nas redes sociais. As pessoas não comentam nos blogs, elas compartilham os links e seus comentários em seu Twitter, Facebook, Google+… Agora nos resta esperar serviços que consigam encontrar e agregar de forma interessante estes comentários aos blogs.

Fazendo é que se aprende – mais.

Uma das principais funções do blog, quando o criei, era aprender mais sobre o assunto, trocando experiência, comentando o que eu achava interessante e, depois de tanto tempo, eu posso dizer: valeu a pena. Se alguém me perguntasse o que pode fazer para aprender mais sobre qualquer assunto, eu diria: “crie um blog e utilize bem todas as mídias sociais.”
Nada substitui um Ensino Superior, assim como nada substitui criar um blog. Precisamos entender que o conhecimento está em todo lugar e quanto mais você conviver com ele, melhor irá absorvê-lo.

Mas não quero transformar este post em uma grande desculpa de porque não estou conseguindo trazer tanto conteúdo quanto gostaria, quero apenas agradecer. Agradecer aqueles que acessam e acompanham o blog, principalmente aqueles que compartilham, comentam e ajudam a manter o blog sempre vivo.

 

 

Obrigado a todos e continuem acompanhando o @Midiatismo 🙂

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

  • Parabéns ao Midiatismo, hoje um excelente canal de informação sobre mídia, internet e redes sociais.


Notice: get_currentuserinfo está obsoleto desde a versão 4.5.0! Use wp_get_current_user() em seu lugar. in /home/midiatismo/www/wp-includes/functions.php on line 3831