Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

Postado quarta-feira, 29/02/12
Atualizado: terça-feira, 13/03/12

Veja as melhores dicas para você personalizar a sua linha do tempo para fan pages >>

A controversa linha do tempo chegou hoje, ainda em forma de testes, para as fan pages. A novidade, que deve ser ativada para todas as páginas no dia 30 de Março, já pode ser ativada em praticamente qualquer fan page que você seja administrador. Basta acessar a sua fan page, que provavelmente será surpreendido com um aviso igual a este:

aviso nova fan page 500x100 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

Caso este aviso não aparece, tente acessar https://www.facebook.com/pages/status/ e clique em “Ativar Visualização“. Após aceitar fazer a visualização do novo template, você será convidado a fazer um rápido tour pelas novidades do serviços.

Além do novo visual, a linha do tempo para páginas de empresas está trazendo diversas novas funcionalidades que deixam novamente para trás qualquer perfil comercial no Twitter e/ou página no Google+. Confira aqui todas as novidades apresentadas hoje:

A linha do tempo e a imagem de capa:

A primeira coisa ao se pensar em linha do tempo no Facebook é na imagem de capa, que fica no topo da página e ajuda a página a ter um pouco mais de personalidade. Não temos mais perfis “engessados” que são todos iguais, mudando apenas o conteúdo. Pelo menos em parte.

Aqui está um exemplo de como utilizamos a imagem de capa no Midiatismo:

timeline facebook linha do tempo 1 500x303 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.
Infelizmente eles reduzem muito a qualidade da imagem na hora do envio.

A principio as configurações para envio da imagem são as mesmas que encontramos na linha do tempo para perfis. O tamanho da imagem é de 850 x 315 e as regras são basicamente as mesmas que já comentamos no post sobre marketing na linha do tempo icone url Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora..

Obs.: Nossa imagem de capa ainda é provisória.

A organização do conteúdo na linha do tempo:

O conteúdo publicado no seu mural vai ser disposto na linha do tempo da mesma forma que funciona no perfil, mas é interessante destacar que o visitante poderá separar a visualização em 4 formas diferentes, que já existia de uma certa forma antes:

  • Destaques (Conteúdo mais relevantes ganham mais espaço);
  • Atividades de Amigos (Conteúdo de pessoas que são seus amigos/conhecidos e interagiram com a página);
  • Publicações por Página (Apenas conteúdo que a página publicou);
  • Publicações de Outras Pessoas (Qualquer publicação que não seja da própria página);
filtrando conteudo facebook Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.
Obs.: A opção “Publicações de Amigos” aparece apenas quando você está logado como perfil.

Destacando conteúdo:

Uma ferramenta bem interessante para a linha do tempo para empresas é a possibilidade de “destacar” publicações. Ou seja, você poderá clicar na estrela que se encontra ao lado direito superior de qualquer publicação para fazer com que aquela ocupe as duas colunas de sua linha do tempo, como mostram as imagens abaixo:

exemplo destaque publicacao 500x335 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

Como você pode ver na imagem abaixo, esta função é mostrada no tour inicial que você pode fazer pela nova página:

tour facebook fan page destaque 500x188 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

Mensagens privadas entre páginas e usuários:

Uma das funções mais pedidas por administradores de fan pages, que já tinha sido noticiada como em testes, finalmente chegou as páginas. A possibilidade de mandar mensagens privadas pode ajudar muitas empresas a se comunicar diretamente com os seus fãs, seja para resolver problemas, pedir ajuda, trocar uma ideia, etc.

O sistema de mensagem é simples, apenas o usuário poderá começar a conversa e, assim que enviar, a página poderá responder. As mensagens funcionam exatamente como quando você se comunica com outras pessoas, através do chat e/ou através das mensagens (que no fundo é a mesma coisa).

exemplo mensagens facebook 500x220 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.
Minha mensagem de teste não faz muito sentido.

O Painel Administrativo:

Outra grande ferramenta introduzida para ser usada na linha do tempo para marcas é o “Painel Administrativo” que reúne o resumo de informações para você administrar melhor a sua página. Nele você vai encontrar as últimas notificações (quando alguém curte ou comenta na página), as últimas curtidas (os novos fãs), resumo do painel de análise de dados e também as últimas mensagens privadas trocadas com os seus fãs.

exemplo painel administrativo midiatismo 500x289 Linha do Tempo para fan pages chegou. Saiba tudo sobre a novidade e como ativar em sua página agora.

 Balanço Geral:

A atualização das fan pages era aguardada, ainda mais depois que perfis receberam a linha do tempo e os grupos tiveram grandes mudanças também. A ideia parece muito boa, mas não sei até onde as empresas vão ter histórias para contar, ou seja, a grande função da linha do tempo pode não ter o mesmo efeito para empresas que tem para as pessoas. De qualquer forma, para algumas pode ser uma estratégia bem interessante se bem utilizada.

De toda esta atualização, o que me agrada é com certeza a imagem de capa, que poderá ser explorada de diversas formas para dar mais identidade a fan page das marcas e também o sistema de mensagens, que vai ajudar muita empresa a se comunicar e pode ajudar a diminuir comentários sem sentido em suas publicações. Quem nunca viu alguém reclamar do serviço em publicações que não tem nenhuma ligação com aquele assunto?

A grande questão agora é, será que as pessoas também vão ficar descontentes também com a linha do tempo nas fan pages? Afinal, pesquisas recentes mostraram que muitas pessoas não tinham gostado (para não dizer que odiaram) a linha do tempo em seus perfis. Ou confesso que gostei muito e não tenho nada do que reclamar ainda.

Lembre-se que a timline ainda não foi empurrado para todos, mas isto acontecerá no dia 30 de Março de 2012. Não temos muita escolha a não ser aceitar, mas quem é esperto já vai analisar bem as novidades e aprender a usá-las da melhor forma possível.

O que achou das novidades? Deixe a sua opinião nos comentários.

Confira também a página oficial sobre a novidade: https://www.facebook.com/about/pages/


  • http://twitter.com/WagnerSamuel Wagner Samuel ~
    Não curti as alterações! Eu esperava mais! Tá praticamente igual à timeline de perfil. Não gostei, principalmente do modo em que os apps da página ficaram.. Espero que não fique assim, achei essa mudança preguiçosa. 

    Mas gostei do post, é o Blog Midiatismo saindo na frente e tirando as dúvidas! o/

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Sim, concordo que tem algumas coisas que não foram bem acertadas mesmo. Mas confesso que no geral gostei, mas muitas mais pelas novas funcionalidades e não tanto pela “linha do tempo”.

      Fiz o post ‘correndo’, nos próximos dias pretendo trazer mais informações sobre as novidades ;)

  • Juliana Costa
    Nesse novo layout eu não encontrei aonde eu adiciono e removo os administradores da página… vocês sabem onde isso pode ser feito? Abs
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Você abre o painel administrativo, clique em “Gerenciar” e selecione “Editar Página”. Dai fica igual como era antes.
  • Cintia Gumiero
    Adoro essas novidades. Adorei a usar essa nova plantaforma
  • Danilo Cardoso
    Eu achei que ficou com um visual bem bacana agora, só estou preocupado em como os usuários irão receber isso. Outra coisa, eu usava muito as fan gates para ações promocionais e captação de novos fãs e pelo visto isso já era… agora é correr atrás de outra estratégia. Ma o geral eu gostei bastante!

    Fica a dica aí para mais um conteúdo sobre a nova fan page que pode completar esse: http://clickstorm.com.br/facebook/a-nova-timeline-da-fan-page/

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Verdade. A questão dos “fan gates” vai dar muito o que falar ainda. Quero ver se vão pensar ou mudar algo até o dia 30 de março.
  • Jefer
    As landing pages eram um recurso importante para algumas estratégias,agora vamos ter que rever essa questão.Acho que as mudanças foram pensadas muito mais em como eles podem explorar modelos mais lucrativos de publicidade e menos na experiência de valor que as marcas propunham para seus usuários.
  • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
    Como assim definitivamente? Não entendi a sua questão.
  • Alexandro
    Como no marketing digital é primordial a  estratégia vamos pensar como usaremos este novo formato da melhor forma possível para atrair o nosso público.
  • Yara Xavier
    Olá, a minha fan page tinha 1288 curtidas. Depois da implantação da timeline, só consigo vizualizar 488 – as mais recentes. As antigas foram parar aonde?
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Não entendi a questão. Até onde eu sei o timeline não ‘some’ com fãs, mas pode ser um bug. Ele não aparece aonde os 1200 fãs?
  • Carolina
    gostaria de saber como fazer para enviar uma mensagem privada diretamente da fanpage para o fã. Não consigo visualizar esta opção e nem resolver esta questão. Hoje anuncio que quem curtir minha fanpage ganha cupons de desconto pra usar em suas compras na minha loja. No entanto não tenho como fazer isso. Quem tem perfil de mensagem privada publica, eu consigo enviar a mensagem. Caso contrario não consigo. Dai parece que estou vendendo propaganda enganosa. E por enviar direto para a pessoa, fui bloqueado. Vocês teriam alguma sugestão para que eu possa contornar isto? Agradeço qualquer ajuda.
    https://www.facebook.com/TotalMegastoreFanPage
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      É que o Facebook removeu a opção de enviar mensagem para o fã diretamente justamente para evitar spam. Agora o sistema de conversa só funciona se quem mandar a mensagem primeiro for o fã.

      Então a melhor solução seria você avisar que quem acessar a página deve entrar em contato através das mensagens, pois dai você pode enviar quantas mensagens quiser.

  • Carolina
    gostaria de saber como fazer para enviar uma mensagem privada diretamente da fanpage para o fã. Não consigo visualizar esta opção e nem resolver esta questão. Hoje anuncio que quem curtir minha fanpage ganha cupons de desconto pra usar em suas compras na minha loja. No entanto não tenho como fazer isso. Quem tem perfil de mensagem privada publica, eu consigo enviar a mensagem. Caso contrario não consigo. Dai parece que estou vendendo propaganda enganosa. E por enviar direto para a pessoa, fui bloqueado. Vocês teriam alguma sugestão para que eu possa contornar isto? Agradeço qualquer ajuda. https://www.facebook.com/TotalMegastoreFanPage
  • Barbara
    Olá, 
    Muito esclarecedor seu post.Mas tenho uma dúvida, minha fan page não está aparecendo no campo de pesquisa do facebook.
    Como resolvo esse problema?
    Obrigada
    Bárbara
  • Brunella
    Oi Boa tarde
    Minha dúvida é na área de publicações recentes de outros usuários… gostaria que a publicação fosse visível a todos e que eu pudesse compartilhá-la no meu perfil… mas não consigo. Meus clientes estão escrevendo depoimentos, que gostaria de compartilhar… como posso fazer? Por favor me responda…
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Não tenha certeza, mas acho que você não consegue compartilhar, apenas curtir e comentar. Acredito que a única opção seria colocar o depoimento junto do link da publicação.