Fazer uma Fan Page ou um Perfil no Facebook? Segunda parte.

Já fizemos um post sobre o assunto é tivemos muitas discussões em torno do tema. Apesar de parecer simples de entender, muitas empresas continuam usando perfil no lugar de uma fan page.

Resolvi escrever mais uma vez sobre o assunto depois de encontrar acidentalmente uma empresa da cidade onde eu moro com o “perfil lotado” e o “perfil 2″. Meu primeiro pensamento foi de tentar entender a situação, já que está não era uma prática muito comum desde a época Orkut. O mais comum nesta situação é que após lotar um perfil, ou seja, ter 5000 “amigos”, seria criar uma página ou mesmo converter perfil em fan page.

Ao ver situações como esta eu costumo enviar o texto sobre a comparação entre perfil e fan page para alertar a empresa do que ela está perdendo. Nestes casos eu me pergunto, se todas empresas fossem assim, quantos perfis a Coca-Cola e suas dezenas de milhões de fãs, precisaria? “Bem-vindo ao perfil 1345!“?

Mas o perfil tem vantagens, não tem?

Infelizmente existe muita gente que conhece muito bem as fan pages, mas opta por manter o seu perfil. Por quê? Pela simples razão de que através do perfil você consegue adicionar as pessoas e ter oportunidade de trocar mensagens com elas.

Estas são vantagens reais, que muitas empresas usam como estratégia para atrair mais fans. Devemos saber que isto vai custar tempo e que nem sempre você vai conseguir converter estes “amigos” em fans.

empresas vs amigos facebook Fazer uma Fan Page ou um Perfil no Facebook? Segunda parte.
Imagem do SeoJuicy

A estratégia de ir atrás das pessoas é “legal”?

Se formos seguir as diretrizes do Facebook vamos descobrir que não tem nada falando especificamente deste caso, provavelmente porque empresas não podem ter perfis pessoas.

Os usuários poderão denunciar os perfis que não representem pessoas físicas e também que o próprio Facebook poderá deletar este perfil a qualquer momento, já que durante a criação do perfil você deve aceitar os termos que avisam que os perfis são focados em pessoas físicas e não empresas.

Mas esta estratégia vale a pena?

As vezes sim, vai depender da empresa e sua área de atuação. Geralmente para fazer tal estratégia vai demandar tempo de ir atrás das pessoas e vai acabar deixando de lado vários recursos que as fan pages tem para oferecer, como por exemplo as estatísticas de cada publicação e o insights.

O tempo gasto atrás de pessoas pode ser bem melhor investido de outras formas e se formos pensar que tempo é dinheiro, investir em publicidade dentro do Facebook pode trazer um retorno muito maior.

Outra questão é a profundidade da interação. Um consumidor que encontrou ou foi atrás da empresa está muito mais propenso a interagir com ela do que aqueles que foram encontrados e muitos vezes nem querem conhecer a empresa.

Midiatismo News

Receba um resumo das principais notícias e links sobre comunicação e marketing digital. Direto em seu email. De graça!


  • Morgana Lacerda
    Queria tirar uma duvida… quando se faz uma fan page e quer convidar as pessoas pra um evento criado pela fan page.. quem convida eh o administrador e n a propria fan page, correto? tem como modificar isso? pq no meu caso nao quero me identificar como a administradora de varias fan pages e tenho que administra-las e gerar esses eventos eventualmente.. a solucao foi criar um perfil admin da empresa pra fazer isso.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      As fanpages não tem como interagir diretamente com as pessoas, por isso não tem como fazer convite para alguma coisa através dela.
  • http://twitter.com/rodrideme Rodrigo Demetrio
    Quando a verba para divulgação é curta, eu indico começar como perfil de USUÁRIO, conquistar o máximo de amigos (como USUÁRIO é possível fazer o papel ativo) e depois migrar sua conta de USUÁRIO para PÁGINA que automaticamente os amigos viram fãs. Outro recurso que não tem na PÁGINA é a listagem dos aniversariantes, a gente já fez alguns aplicativos para colocar os aniversariantes na página
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      É exato como estamos falando no texto. São questões reais, mas nem sempre valem tanto a pena. Sem contar que a migração nem sempre é garantida que vai funcionar sem problemas.
  • Henriquedf
    E se eu já tiver uma fan page, será possível aproveitar os usuários do meu perfil da mesma forma, ou só funciona quando for criar uma nova fan page? Obrigado!
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Em teoria não é possível, pois ao fazer a conversão ele cria uma nova fan page.
      • http://twitter.com/tiagofcmesquita TIAGO” CAMPOS
        Estou confuso.. Pelo que eu entendi, o meu perfil, ao converter pra fan page, vou ter os amigos curtindo, é isso? Por exemplo, meu perfil tem lá 2mil pessoas, ai faço a conversão, minha fan page passa a ter 2mil pessoas curtindo?
        • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
          Basicamente é isso mesmo. Seu perfil vira um perfil comercial (que não tem amigos) e todos seus amigos viram “fans” da página que irá ser criada.
  • http://profiles.google.com/leandrosilvagv leandro silva
    Deixa eu te perguntar, eu fiz uma fan page para minha Igreja no Facebook, só que todas as fotos que posto ficam visíveis para todos, diferente do perfil que posso determinar quem vê aquele álbum, estou tendo dificuldades, gostaria de preservar algumas fotos e compartilhar outras pois muitas pessoas que não conheço irão curtir a página, é a questão da privacidade, de compartilhar com amigos de outras Igrejas que conhecemos e até com membros da própria Igreja, mas preservar determinadas Imagens de outras pessoas, até agora não consegui solução, estou pensando em desistir da fan page e criar um perfil
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Acho que existem algumas formas de limitar o acesso a conteúdo na página, mas eles não são tão extensivos quanto os do perfil. Porque, em teoria, não faz muito sentido ter uma fan page se você quer esconder algo de alguém. Afinal, estamos falando de uma empresa/celebridade não de uma pessoa.
  • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
    Número não é tudo, isso é bem relativo. Não faça perfil, pois primeiro vai ter chance de ter o perfil deletado ou bloqueado. Segundo, depois vai ser uma dor de cabeça para fazer a conversão (isso se não ter nenhum problema).

    Indicaria investir um tempo estudando estratégia para melhorar a página e tentar atrair mais pessoas. Investir em publicidade no Facebook também é uma opção.

    • Natasha
      valeu :)
    • Natasha
      valeu :)
  • Renio
    Olá fiz uma fa page pra empresa e depois criei um perfil, depois deletei o perfil.. e agora minha fa page nao tem mais administrador e nao consigo mais acessar ela… o que posso fazer?
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      A página não tinha outro administrador? Chegou a conferir se a página não foi deletada junto? Caso não, acredito que teria que entrar em contato com o Facebook.
  • Joanaires
    Boa noite,

    Estou com um problema relativo à fan page… Tenho uma fan page de uma loja e deparei-me que transferem as fotos dessa página para páginas de outras lojas… Não é possível bloquear o download das fotos?
    Obrigada.

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Acho que não é possível, por isto que muitas empresas usam marca d’agua.
  • Eduardo Carmona
    Caro Dennis, solicito resposta para duas perguntas:

    1 – consigo saber ou ter acesso a uma listagem de todos que curtiram minha fun page?
    2 – consigo saber os aniversariantes do dia numa fun page, como eu tinha no meu perfil pessoal do facebook?
    grato pela atençao e aguardo suas respostas.Eduardo – Curitiba PR

    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Olá Eduardo, tudo certo? Só uma correção, é “fan page”, de fã, não de diversão.

      Respondendo a primeira pergunta. Já fizemos um post sobre o assunto, mas muitos já reportaram que, dependendo do tamanho, não conseguem visualizar todos mesmo: http://www.midiatismo.com.br/tutorial/como-visualizar-todos-os-fas-pessoas-ou-paginas-da-sua-fan-page-no-facebook
      Em relação a segunda, não há como não. Talvez se você encontrar/criar algum aplicativo para página onde a pessoa possa se cadastrar, mas de forma automática eu acho que não, pois o Facebook quer evitar que páginas tenha acesso a muitas informações de seus fãs. Preocupações com privacidade, etc.

  • Rose
    Olá, gostaria de criar um perfil para minha igreja, sei que pela política do face isso não é possível, mas muitas igrejas têm. Tenho até um perfil que poderia somente mudar o nome para o de minha igreja mas não consigo. Dúvida: Como outros conseguem?
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Na verdade você não pode ter um perfil que não represente uma pessoa física. Você até consegue criar, mas poderá ser deletado
  • Precompra
    Pré Compra
    esta em fase de testes mas creio que mes que no final desta semana ja esteja no ar !!
    Mas ja podem Entrar na Fãn page e curtir .. pois foi prometido ter promoção exclusiva para quem tiver curtido a Fãn Page.
    O précompra é um site que deseja oferecer aos seu participantes uma excelente experiência na hora de fazer uma compra de qualidade e com um preço nunca visto.

    http://www.facebook.com/precompra
    http://www.precompra.com.br

  • Stela
    Oi Dennis, sei que estou lendo isso um pouco tarde, afinal, o post já tem meses. Mas o assunto ainda é muito atual e tenho uma dúvida: ao migrar o perfil para fan page toda a publicação do mural tbm é perdida? Posso criar uma fan page então e colocar esse usuário como administrador para não perder o conteúdo já existente? Ai seria começar uma nova rotina de publicar qq conteúdo na fan page, mas sem perder oq já tenho no perfil?
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      A principio durante a migração se perde todo o conteúdo já publicado sim. Mas pense que o conteúdo velho raramente é retomado, então não é uma perda tão grande assim.

      Você pode criar uma página e usar o perfil atual como administrador, mas pode ser arriscado porque este perfil pode acabar sendo desativado em algum momento, já que não se enquadra nas regras. Mas você pode ter um ‘administrador reserva’ para, caso perca o acesso ao perfil, ainda tenha acesso a página.

  • http://twitter.com/NeyCover_94 Victor Sósia Neymar
    Olá Dennis, minha dúvida é a seguinte, antes de arriscar meu PERFIL peguei um e mail velho, criei uma conta no face, e transformei em uma fan page… mas ele criou uma OUTRA Pagina, como se eu tivesse feito uma página minha sabe… então é o seguinte, meu perfil tem 5000 pessoas e 3000 assinantes, se eu transformar em uma fan page eu vou ter 8 mil curtir?

    e o meu perfil ANTIGO? vai continuar ATIVO?
    Obrigado

  • Ana
    O facebook obrigou-me a alterar o meu perfil para página, como posso reverter este processo? Agora tenho 2 paginas.
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Tem um formulário para fazer requisição de volta, mas acho difícil que eles aceitem. Mas dê uma procurada. E ele “obrigou” como? Caso seja perfil de empresa que foi migrado, não sei se irá conseguir retornar.
  • Sandrarocyele
    nao consigo transformar meu perfil em fan page
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      o que tu não consegue?
  • cristina batista de souza
    oi td bm quero facebooketcc b th
  • Mário
    Aqui onde trabalho optamos por um perfil. Esses dois artigos tentam defender de uma maneira muito cega o uso da fanpage. Não foi pensado no nosso caso, onde não vamos atrás de nenhum usuário, eles nos procuram. Já temos um site repleto de plugins sociais para interação “fria”. Em nosso perfil as pessoas nos adicionam e não perdem a oportunidade de fazer contato por meio do chat. Somos 4 pessoas no setor de comunicação cuidando alternadamente desse perfil sem deixar de cumprir nenhuma das nossas outras tarefas diárias. Tem dado muito certo, o chat tem aproximado nossos “clientes” e quebrado opiniões ruins sobre a instituição. Foi a melhor maneira de aproximar essas pessoas com baixo custo e esforço. Só não identifico a empresa pra que nenhum chato denuncie o perfil!! =)
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Então Mário, há realmente essa possibilidade. Não estou “defendendo uma maneira cega” de ver as coisas, estou vendo apenas da maneira correta. Devida a experiência que tive em conversões, acho que o stress gerado pela conversão pode ser evitado se as pessoas entenderem que os perfis não são para empresas. Mas em alguns casos é uma opção interessante, só é importante que quem gerenciar esteja consciente dos riscos.
  • joaquim
    Olá, tenho um probleminha /: eu tinha um facebook normal, ai transformei em Fanpage. e queria volta a ter a pagina pessoal normal.. como faço ? Brigado demais por quem ajuda
    • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann
      Acredito que não sei possível fazer. Você pode tentar fazer uma reversão, mas não tenho o link do formulário agora e nem sempre eles aceitam.

      2013/1/12 Disqus

  • Janaina
    Olá,
    Estou com uma dúvida que está me tirando o sono: se uma empresa tem uma Fanpage para divulgar suas ações e relacionar-se com seu consumidor, é legal (pelas normas do Facebook, para a companhia e para a pessoa) criar um perfil com nome de funcionário – mesmo que este já tenha uma outra conta pessoal no Facebook – para interagir com aqueles que mencionarem o nome da marca no Facebook não oficial, ou seja, não marcando ou escrevendo diretamente para a marca?
    Obrigada.