Categorias
Isso Muda os Seus Negócios

Jornalismo em tempo de mídias sociais

Jornalismo tradicionalA revolução trazidas pela popularização das mídias sociais não afeta apenas a sociedade como um todo, mas também todas as profissões que existem, algumas menos e outras mais. Acredito que entre as profissões que mais tiveram paradigmas mudados foram as profissões ligadas a comunicação social, área que abrange desde o jornalismo, relações públicas, publicidade, etc. A ideia deste texto é mostrar de uma forma simples como as mídias sociais estão afetando uma das áreas da comunicação, o jornalismo. Não estou aqui para explicar a ninguém o que é o jornalismo ou o que ele faz, acredito que todos nos deparamos com eles todo dia em algum lugar, TV, Rádio, Internet ou seja aonde for. Sempre tomando a frente das notícias, a profissão acabou tomando o posto de divulgar acontecimentos e fatos, criando através das décadas o prestígio pelo povo.
Com a chegada das mídias sociais, as pessoas “comuns” começaram a compartilhar conteúdo, se tornando assim divulgadores de fatos e notícias, muitas vezes antes mesmo de mídias jornalísticas tradicionais. Esta “concorrência” não é a única novidade que os jornalistas tiverem que aprender a conviver, a popularização destas novas mídias trouxe novas fontes de informação para estes profissionais, muitas vezes facilitando a vida. Utilizando as mídias sociais os jornalistas tem acesso e mais informações em diferente lugares, podendo usar as informações como fonte para matérias ou mesmo para complementar os seus textos. Está facilitação da coleta de informações resulta em alguns impasses, como as fontes não confiáveis, é trabalho do jornalismo não só trazer a informação mas também confirmá-la, pelo simples motivo de as pessoas não gostaremde ser enganadas. Talvez as fontes não confiáveis também existissem antes, mas agora são muito mais fáceis de serem descobertas pelo público. Um exemplo prático da provável falta de profissionalismo de alguns portais foi o recente caso da mulher que engravidou assistindo filme pornô 3d.

Esse fato deixa muita gente em alerta, espero, já que deve sempre se cuidar de onde as informações estão vindo.

Então o que devemos esperar das mídias sociais? Fontes falsas? Concorrência amadora? O fim do jornalismo em papel? Acho que não podemos nos prender a isto. As mídias sociais podem proporcionar coisas incríveis para as pessoas que trabalham com notícias, tanto por facilitar a troca com pessoas distantes, tornando assim as notícias mais concisas e atrativas para os leitores, afinal, você não fica mais preso a sua cidade, país ou aos poucos materiais editoriais vindo do exterior. Acredito que a concorrência amadora é algo que alguém  realmente se preocupe, afinal, um bom jornalista, em geral, tem uma reputação bem mais sólida pela carga que carrega de seu passado. Acho que discussões sobre a ameaça que a internet traz sobre os textos impressos é algo muito complexo para dizer em poucas palavras, mas podemos nos lembrar de uma coisa, as mídias tradicionais não estão morrendo, tudo isto é apenas convergência das mídias.

Alguns dados e informações sobre o jornalismo nas mídias sociais.

Update (25/06): Hoje vi um vídeo de uma entrevista sobre jornalismo e mídias sociais com a Samantha Shiraishi, concedida durante a Campus Party 2010. Vi no Midia8.

Por Dennis Altermann

Criei este blog para compartilhar alguns conteúdos relevantes sobre comunicação digital e o impacto dos meios digitais na sociedade. Aproveita para interagir comigo lá no Twitter @eu_Dennis