Influenciadores no LinkedIn

Há alguns meses atrás assisti a fala da Flávia Gamonar durante o evento Share 2017 em Porto Alegre (veja um resumo aqui), sendo que um tópico em especial chamou a minha atenção: o fato de existirem influenciadores no LinkedIn. Pessoas que compartilham seus conhecimentos, opiniões e encontram seu público dentro da rede, estabelecendo com ele um tipo de conexão com índice elevado de engajamento, se em comparação com outras Redes Sociais.

Segundo a Flávia, o Marketing Pessoal no LinkedIn é imprescindível e importante para se estabelecer como profissional, em um primeiro momento, e como influenciador, em segundo. Com um perfil atualizado e com a publicação de artigos, principalmente, é possível mostrar o nível de conhecimento na sua área de atuação profissional, seja para possíveis recrutadores, clientes ou seguidores.

Para um boa estratégia de criação de conteúdo no LinkedIn, ela citou alguns itens importantes:

Imagem de Topo

– Que tenha relação com o conteúdo;
– Que seja foto e não ilustração;
– Uma imagem que sensibiliza.

Título

– Importante evitar títulos muito longos ou muito curtos. Ela aconselha títulos com até 2 linhas;
– Evite títulos sensacionalistas, mas crie algo que chame a atenção e desperte o interesse;
– Um título que tenha relação com o conteúdo. Ou seja, o conteúdo precisa entregar o que o título prometeu.

Texto

– Cite fontes;
– Evite blocos extensos de texto;
– Coloque vídeos e imagens no meio do texto;
– Crie subtítulos relevantes, que organizam a linha de pensamento;
– Destaque frases e citações importantes.

Conteúdo

– Tenha em mente quem você quer atrair;
– Fale sobre suas experiências, sua história;
– O dia a dia pode virar inspiração para um tema, relacionado ao seu tema-chave;
– Conte histórias reais de sucesso e fracasso (mostrar bastidores também é interessante);
– Fuja do clichê;
– Entregue conteúdo útil: fale sobre livros, traga recomendações;
– Escancare temas, faça pensar, filosofe, motive;
– Contextualize, crie ganchos entre conteúdos;
– Emocione, seja humano;
– Influencie, pesquise;

E, principalmente, persista. Como toda estratégia de conteúdo na Internet, a presença no LinkedIn também é um projeto a longo prazo, que exige determinação, cuidados e atenção.

PUBLICADO POR

Anna Laura Neumann

Publicitária e Social Media, apaixonada por tudo o que envolve Comunicação, pessoas e relacionamento.

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