Há uma nova proposta para os emoticons nos leitores de telas

emoti-sounds-emoji-sounds-som-emoji

A área de acessibilidade dentro da web é muitas vezes ignorada pelos sites, o que dificulta muito o acesso através de leitores de telas, ferramentas utilizadas por cegos e/ou pessoas com dificuldade de leitura. Um dos problemas muito comuns relacionado a acessibilidade são a forma como estas ferramentas interpretam os emoticons.

Utilizadas com muita frequência em redes sociais, como Facebook, WhatsApp e outras feramentas, os emoticons se tornaram uma nova forma de comunicação, como já exploramos aqui, principalmente por conta dos emojis, mas muitas pessoas são excluídas deste universo porque para um leitor de tela, um emoji como o de coração ♥️ é lido como “símbolo de coração”, que com certeza não é a forma como as pessoas que enxergam, interpretam aquela imagem. Os emojis são utilizados como forma de adicionar expressões e sentimentos as palavras, portanto não há como “ler” ele, você deve enxergar e sentir.

A operadora telefônica TIM criou o Emoti Sounds, projeto que você pode conhecer acessando aqui, que através de um plugin para o NVDA – um dos leitores de telas mais utilizados -, criou sons reais para substituir o “símbolo de coração”. Você pode conferir o resultado do projeto no vídeo abaixo (há uma versão acessível deste vídeo clicando aqui). Como falamos antes, os emoticons servem para passar ao leitor do texto a emoção do momento, e é exatamente isso que o Emoti Sounds tenta reproduzir.

O trabalho foi realizado em conjunto com o IBC (Instituto Benjamin Constant), contando com a ajuda de 8 profissionais de professores, arquitetos de informação, doutores e deficientes visuais para construir o projeto, escolhendo os emoticons mais usuais e buscando quais seriam os sons mais apropriados para descrever de forma audível cada um deles.

Você pode ouvir todos os emoticons que já fazem parte da lista do projeto na página do Emoti Sounds.

Não há como não se surpreender por um projeto desses e desejar sucesso a ele. Isso muda o nosso mundo.

Vi este vídeo no Tecnoblog.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail

Publicado por

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.