Google+ com URL personalizada, em breve para todos.

As URLs personalizadas são uma forma de identidade dentro do meio digital, por isso, diversas marcas usam o mesmo endereço em diferentes mídias. Essa semana o Google começou a liberar o uso de endereços personalizados em sua rede social, o Google+.

O processo já estava sendo usado por algumas marcas maiores e aos poucos foi sendo liberado para outras páginas. Você podia requisitar, como já mostramos antes, mas ainda não estava aberto publicamente. Agora diversas pessoas estão falando que receberam a notificação de liberação da funcionalidade, mas ainda limitada. Ao invés de escolher o próprio nome, há sugestões de nomes. No caso da nossa página, a única sugestão disponível é “Midiatismobr”. Não há como alterar este nome, o máximo que você pode fazer é não aceitar. Recentemente recebi um novo email, informando que agora teriam novas opções de nome, incluindo +midiatismo, que é o atual endereço da nossa página (plus.google.com/+midiatismo).

google-mais-plus-url-personalizada-3

Além disso, agora também há a opção de sugerir um nome na opção “Solicite um diferente“. A sugestão provavelmente será avaliada, não quer dizer que seja confirmado que poderá usar aquele nome.

google-mais-plus-url-personalizada-2

google-mais-plus-url-personalizada-1

Apesar de não haver nenhum comunicado oficial, acreditam que se esperar, talvez surjam outras possibilidades ou talvez você mesmo possa escolher o que quiser. Essa idéia é baseada de no termo de troca de URL, que avisa que a troca não pode ser alterada posteriormente, apenas possibilitando você de alterar a altura das letras (Midiatismo para midiatismo ou MIDIATISMO, por exemplo).

Caso você tenha interesse em alterar aqueles números aleatórios para um nome personalizado você deve basicamente vincular o seu site a página e ter pelo menos algumas centenas de fãs dando +1 ou circulando a sua página.

Infelizmente não há um processo simples como o do Facebook, onde você pode escolher qualquer “username”. O Google está tentando manter isto de forma mais controlada, justamente para evitar nomes errados ou escolhidos de forma imprudente.

mais informações sobre URL personalizada no Google+ neste link.

Post publicado pela primeira vez em 30/10/2013

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail