Gerenciando e automatizando a sua presença na internet: IFTTT!

ifttt-coloque-internet-para-trabalhar-para-voce

Se você nunca ouviu falar da expressão “Se isto então aquilo” provavelmente nunca entendeu o que significa a IFTTT. E se você nunca ouviu falar dessa sigla, provavelmente está perdendo muito tempo fazendo coisas que alguém poderia fazer para você.

If This Then That é um serviço de automatização que ajuda você a aproveitar melhor o que a internet tem para lhe oferecer, não à toa o slogan da startup é “Coloque a internet para trabalhar para você”.

Para quem não conhece, ele serve para conectar diferentes serviços (que lá são chamados de Canais (“channels“)) e com isso criar Receitas (recipes) que nada mais são do que ações que funcionam sozinhas. Para entender melhor, veja a receita abaixo:

IFTTT Recipe: Share Instagram photos as native Twitter photos connects instagram to twitter

Ao conectar a sua conta do Instagram e do Twitter ao IFTTT, você pode ativar esta receita que irá pegar toda nova foto que você pública no seu Instagram e compartilhar no Twitter como uma imagem, não apenas como um link para o seu Instagram – e isso acontece automaticamente, sem você precisar se preocupar.

Antes de continuar a leitura, corre lá e cria uma conta (ou faça login na sua) e aproveite as melhores receitas que vamos trazer ao longo deste post.

Existem atualmente 108 canais (serviços) e milhares de receitas que você pode ativar e usar para automatizar a internet para você.

canais-ifttt-exemplo

Obs.: Você deve ter notado que o Google+ não está entre os canais disponíveis, pelo menos não ainda, devido ao maior controle do Google sobre acesso as APIs do serviço, MAS não se desespere, você pode usar o canal do Buffer, serviço que é usado para agendar posts nas principais redes sociais e que possui suporte ao Google+. O canal do Hootsuite também poderia fazer algo semelhante, mas foi removido alguns meses atrás e nunca mais voltou.

E você nem precisa criar as suas próprias receitas, pois pode pegar uma das milhares que estão prontas e apenas modificar conforme necessário – isso facilita bastante.

Um dos usos mais comuns dessa ferramenta, para marcas que atuam nas redes sociais, é publicar automaticamente em uma rede social coisas que foram publicadas em outras, como por exemplo, tudo que você postar no Facebook será automaticamente publicado no Twitter.

Já falei que ele tem um aplicativo para iOS e Android?

A pouco tempo atrás o IFTTT deu mais um passo para automatizar de vez a sua vida, apresentando ao mundo os seus aplicativos para iOS (iPhone/iPad) e Android (Smartphones/Tablets) e com isso vieram novos canais:

Entre as receitas mais interessantes para os canais dos respectivos sistemas operacionais, algumas que valem a pena serem citadas:

IFTTT Recipe: Clear tomorrow? Get an iOS Notification connects weather to ios-notifications

IFTTT Recipe: Notify me when the President signs a new law connects sunlight-foundation to ios-notifications

IFTTT Recipe: Save my iOS photos to Dropbox connects ios-photos to dropbox

IFTTT Recipe: Log all of my completed goals in Google Calendar connects ios-reminders to google-calendar

IFTTT Recipe: Mute my ringer at bedtime connects date-time to android-device

IFTTT Recipe: Automatically set your latest Instagram as your wallpaper connects instagram to android-device

IFTTT Recipe: Notify me when my contacts change jobs connects linkedin to android-notifications

IFTTT Recipe: When I take a photo with my Android, make that the wallpaper on my phone. connects android-photos to android-device

disponivel-googleplay-logo
disponivel-itunes

Nem citei a outra grande vantagem do aplicativo para Android e iOS, que é o fato de você pode ativar notificações quando determinada receita é ativada. Além disso, o aplicativo acaba se tornando um feed de tudo que está rolando na sua conta do IFTTT, dessa forma você consegue entender melhor o que está acontecendo ou ficar sabendo quando determinada receita foi ativada (e se foi ativada corretamente).

Feed de atualizações do IFTTT

Suporte a Múltiplas Contas

Apesar de ser um dos serviços mais interessantes e úteis da internet, o IFTTT ainda não é perfeito. Uma das coisas que mais sinto falta nele é a possibilidade de utilizar múltiplas contas dentro dos canais.

No Canal do Twitter, por exemplo, eu ativei apenas a minha conta pessoal e para ativar a conta do @Midiatismo preciso criar outro email ou seja, teria que ter mais que uma conta no IFTTT para poder usar em diferentes ocasiões. Para quem quer o serviço para uso pessoal e uso profissional isso pode ser um grande problema.

Já que se fala tanto em internet das coisas, o IFTTT da uma ajudinha

Se um dos assuntos dos últimos meses tem sido a internet das coisas, é porque o IFTTT tem ajudado a divulgar a ideia. Além de controlar as suas contas dentro da internet, o serviço permite que você controle as luzes da sua casa através do canal Phillips Hue (basicamente são luzes que tem WiFi), onde você pode criar receitas que ligam/desligam a luz da sua casa baseada em eventos ou horários, podendo mudar também as cores.

Começou a chover? Altere a cor das luzes da minha casa:
IFTTT Recipe: If it begins to rain then change the light colors to blue connects weather to philips-hue

Todo dia as 6 horas da tarde ligue as luzes, por favor:
IFTTT Recipe: If it's 6:00pm then turn on the lights connects date-time to philips-hue

Estou chegando em casa? Por favor, deixe as luzes ligadas.
IFTTT Recipe: Arrive home > Turn on Hue lights connects ios-location to philips-hue” width=”370px” style=”max-width:100%”/></a><script async type=

Uma empresa chamada Belkin criou o WeMo, um conjunto de ferramentas para controlar e automatizar as suas tomadas e interruptores que pode ser conectado ao IFTTT, então você pode remotamente controlar as tomadas e interruptores da sua casa, além de controlar gastos de energia e evitar viajar e esquecer algo perigoso na tomada.

Alguém apareceu na porta de sua casa? Me mande uma notificação para o smartphone:
IFTTT Recipe: Front Door Security connects wemo-motion to pushover

Movimento suspeito dentro da minha casa? Por favor, me avise!
IFTTT Recipe: If motion is detected after a quiet period, give me a heads up on my iOS device(s). connects wemo-motion to ios-notifications

Me avise quando alguém entrar no meu quarto, por favor.
IFTTT Recipe: Someone enters a room get a notification. connects wemo-motion to ios-notifications

Quer saber quanto o seu ar-condicionado está gastando de energia por dia? Sem problemas, você pode.
IFTTT Recipe: Log electricity usage (on) connects wemo-switch to google-calendar

Hoje em dia até o porquinho está conectado, por isso que com o Porkfolio você consegue manter um relatório de quanto dinheiro você adicionou ao porquinho, automaticamente.
IFTTT Recipe: If you add $ to Porkfolio then add a new row to a Google Spreadsheet connects wink-porkfolio to google-drive

Fez muitas omeletes essa semana? Deixe o EggMinder colocar na sua lista de compras que você precisa de mais ovos:
IFTTT Recipe: If your Egg Minder has less than ___ eggs then add a to-do in an Evernote note connects wink-egg-minder to evernote

Torne a sua casa mais inteligente.

Minhas receitas preferidas?

Atualmente tenho mais de 50 canais ativos, a grande maioria são mídias sociais e por isso que o IFTTT facilita bastante a minha vida. Neste momento tenho 30 receitas ativas e aqui estão algumas das minhas preferidas:

Todas as pessoas que eu favorito no Twitter automaticamente são adicionadas a uma lista do Twitter, assim consigo ter uma lista de pessoas que eu acho mais interessante:
IFTTT Recipe: Keep a list of people whose tweets you've favorited connects twitter to twitter

E claro, uso o sistema de “favorito” do Twitter para poder marcar links e conseguir ler depois, afinal, nem sempre temos tempo para ler na hora que vemos o link:
IFTTT Recipe: Save links from favorite tweets to Pocket! connects twitter to pocket

Apesar de não escutar mais tantos podcasts, ainda mantenho a tradição de ouvir alguns, mas ao invés de entrar no site e baixar, ele adiciona automaticamente ao meu Dropbox sempre que há alguma novidade:
IFTTT Recipe: Download Podcast to Dropbox connects feed to dropbox

Para sempre me manter atualizado no que o IFTTT anda aprontando, recebo algumas receitas em destaque diretamente no meu email e também recebo notificação no smartphone quando há um novo canal para ser utilizado:
IFTTT Recipe: Get new Featured Recipes delivered to your inbox connects ifttt to email

IFTTT Recipe: If new IFTTT update, then send me a link connects ifttt to pushbullet

Quando altero a minha foto de perfil no Facebook, ele automaticamente vai altera a foto de perfil do Twitter também:
IFTTT Recipe: When #Facebook profile picture changes, update #Twitter profile picture connects facebook to twitter

O Youtube é um buraco negro, quando você se perde nele, perde horas até voltar a vida normal. Por isso tenho o costume de marcar os vídeos para “ver depois” e eles automaticamente vão para o meu Pocket:
IFTTT Recipe: Mark Watch Later on YouTube and save it to Pocket! connects youtube to pocket

Para manter o bom humor, recebo os melhores GIFs do Reddit diretamente no meu email, algumas vezes por dia.
IFTTT Recipe: New Top Ten post in /r/gif? Get it in an Email! connects reddit to email

Todo dia de manhã, quando acordo, há uma notificação dizendo se o tempo está bom ou ruim, assim decido se preciso ou não de guarda-chuva.
IFTTT Recipe: Push me the weather forecast everyday at 8:45am. connects weather to pushbullet

Infelizmente, as vezes ele falha

Ele faz muita coisa, mais do que podemos imaginar, mas ainda assim não é perfeito. Já aconteceu comigo e com outras pessoas de alguns canais falharem ou simplesmente não funcionarem como deveriam, isso pode ocorrer por várias razões, as vezes sem solução. Caso você tenha algum problema, remover o canal e autenticar ele novamente resolve, as vezes.

Outro problema é a manutenção dos canais, pois já aconteceu de alguns simplesmente sumirem do mapa, sem nenhuma explicação, como é o caso do Hootsuite. O canal do Twitter já teve muitos problemas também, ficou alguns meses sem algumas funcionalidades, mas agora está finalmente de volta.

Hoje em dia participamos de tantos serviços que o uso de ferramentas como essa se tornam fundamental para conseguir mantermos tudo em ordem (ou pelo menos quase tudo), então façam bom proveito das ferramentas que existem.

PUBLICADO POR

Dennis Altermann

Fundador-Editor aqui no blog Midiatismo, trabalhando com marketing digital na DuPont Pioneer do Brasil. Entusiasta e estudioso nas áreas de comunicação, cultura, comportamento e tecnologias digitais.

Novidades e atualizações, direto em seu e-mail